Sempre temos muitas dúvidas sobre qual o nosso nível de francês ou inglês. Ainda mais quando temos que indicar isso no nosso currículo e nunca fizemos um dos testes oficiais.
Na época em que mandei meu processo de imigração, nós mesmos é que escolhíamos o nosso nível no formulário! Hoje temos que fornecer um exame tais quais: DALF, TCF-Q, IELTS, entre outros. Óbvio que depois tive que fazer uma entrevista com um oficial de imigração para ele realmente ver se o que marquei refletia a realidade.
Agora como saber exatamente em que nível você está? Isso é difícil de precisar e cabe a cada um se autoavaliar. Existem sites que permitem você responder algumas perguntas e eles dizem seu atual nível de inglês ou francês. Um exemplo é o da Cambridge English. E o da France Langue. Claro que é uma estimativa. Ambos os links você acha no final do artigo.
Porém existe uma tabela feita pelo Governo Federal do Canadá que pode nos ajudar. Tem uma tabela para o Inglês e outra para o Francês.
Entendendo as Tabelas
Do lado esquerdo (Comprendre) é seu nível de compreensão, ou seja, de entender a língua quando te falam. Do lado direito M’Exprimer é a expressão, ou seja, sua capacidade de falar. Para quem não consegue ler muito bem as línguas oficiais do Canadá o subtítulo de cada nível é um resumo bem confiável:
- No nível mínimo a pessoa só compreende algumas palavras apenas e se a pessoa falar bem lentamente e com palavras bem simples. E a pessoa só consegue falar também coisas simples como as saudações, respostas simples como nome, endereço, país, profissão, etc.
- No nível elementar se falarem claramente e lentamente a pessoa compreende algumas frases simples e curtas. E ela consegue utilizar frases simples para se exprimir.
- No nível Intermediário-Iniciante a pessoa entende o essencial de uma conversação curta, se falarem claramente e em ritmo moderado. E na expressão a pessoa consegue participar de conversas curtas, consegue exprimir suas vontades, descrever algumas coisas, etc.
- No nível intermediário-avançado se falarem em ritmo normal e sem interferência a pessoa já compreende grande parte da conversação, as ligações entre os assuntos, fatos, etc, os tópicos mais importantes que foram apresentados na conversação, etc. E na expressão a pessoa consegue participar ativamente de uma conversa, apresentando suas opiniões, reconta os acontecimentos com detalhes, faz comparações, etc.
- No nível avançado é o paraíso! A pessoa consegue entender praticamente tudo e se exprimir de maneira eficaz e clara. Mesmo se o interlocutor falar rápido e utilizando palavras difíceis. E na hora de se exprimir a pessoa consegue falar praticamente tudo que deseja, consegue participar de debates, inclusive influenciando outras pessoas. Ou seja, é o quase fluente.
Vamos ver as duas tabelas, primeira inglês depois francês.
Tabela para autoavaliar seu nível em Inglês:
Tabela para autoavaliar seu nível em Francês:
Conclusão
Hoje em dia é obrigatório o envio de teste de Francês e/ou Inglês para todos os processos de imigração do Canadá e/ou Quebec. E vamos ser sinceros, de um modo geral, um dos testes oficiais é a melhor forma de se avaliar seu conhecimento. Mas quem ainda não fez nenhum dos deles pode, por exemplo, fazer o teste da Cambridge English ou France Langue usando os links abaixo; E em conjunto com as tabelas ter uma boa noção do atual nível de compreensão e expressão. Eu lembro que essa tabela foi bem precisa em estimar meu nível nos dois idiomas supracitados. Quem sabe não será o mesmo com você?
Teste seu inglês com a Cambridge English
Teste seu francês com a France Langue
Não esqueça de ler outros artigos/posts do Site Imigrar acessando nosso blog: https://imigrar.com.br/blog/
As tabelas eu consegui no Site Oficial do Ministério de Imigração do Québec (MICC): http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca