Atrasos e mais atrasos para receber o Visto de Residente Permanante


Matéria muito interessante do jornal La Presse (muito bom, leio sempre) que fala sobre os atrasos do Ministério de Imigração Canadense (CIC) em processar os pedidos de residência permanente. Isso não é nenhuma novidade para nós brasileiros que assistimos o tempo crescer de 9 meses aos 20 meses de hoje em dia. Vejam a adaptação da matéria a seguir.

Atraso no Visto de Residente Permanente

A matéria fala como já dito sobre o atraso que nós futuros imigrantes estamos sofrendo por parte do CIC. E é focada principalmente em um casal belga que já imigrou para o Quebec. Eles dizem: “Nós nos sentíamos desejados (pelo Quebec) quando estávamos lá, e agora que estamos aqui nos sentimos totalmente esquecidos”.

Madalena (nome fictício) chegou no Quebec em agosto de 2010 com seu esposo e 3 filhos em idade escolar. E ela comenta: “Nós sabíamos que os procedimentos de imigração não irão ocorrer sem obstáculos, mais não pensamos que seria assim tão difícil. Ainda mais que nós representamos tudo que o Canada procura. Somos jovens, temos filhos pequenos, temos diplomas, falamos francês fluente, temos fundos suficiente para nos mantermos e conseguimos um emprego antes mesmo de chegar ao país”

O que pesa para a família belga (verídica) da notícia é que eles poderiam ter escolhido entre os Estados Unidos e o Canada (por conta de oferta de empregos dos dois trabalhos). A integração de um ambiente francófono pesou mais na decisão deles. Até por uma mais fácil adaptação dos filhos. Para quem não sabe na Bélgica, geralmente, se fala francês, holandês e/ou alemão.

Tudo começou na primavera de 2010 quando empresas do Quebec participaram de uma missão de recrutamento na Europa (essa missão inclusive já aconteceu no Brasil). O marido de Madalena foi entrevistado e não recebeu só uma oferta de emprego mais sim 3! Eles decidiram e foram pra Quebec.

Madalena diz que eles poderiam ter adiado a ida deles ao Quebec e assim evitar a mudança brusca esperando pelo visto de residência permanente ainda na Bélgica porém escolheram virem logo ao Quebec, mesmo por que o marido dela já teria um trabalho quando aqui chegasse.

Dessa forma Meles receberam permissão de trabalhador temporário entregue pelo CIC (Ministério de Imigração do Canada) e até foi fácil, segundo ela, das crianças se matricularem na escola assim que desembarcaram em Quebec.

No espaço de dois meses, eles venderam tudo: casa, carro, móveis. “Fomos apenas com algumas roupas e nada mais e fomos para à América com a esperança de obter, um dia, a cidadania canadense”. disse Madalena. Somente um ano após a instalação deles no Quebec o casal conseguiu o tão desejado Certificat de Sélection du Québec (CSQ). Dessa forma eles puderam finalmente entrar com a demanda de residente permanente (para quem vai morar no Quebec (geralmente) é necessário o CSQ para obter o visto de residente permanente).

Dado esse passo o Ministério de Imigração do Canada (CIC) irá analisar os exames médicos deles e efetuará uma checagem do passado do casal. Na época a espera para obter o RP (visto de residente permanente e o santo graal da imigração) levava de 9 a 12 meses. Hoje, a espera pode chegar até 10 anos!

Calma, rs! Claro que a notícia fala de uma forma geral (existem mesmo países levando até 10 anos) porém para nós brasileiros a espera ultimamente é de 17 a 20 meses.

O estresse da espera

Em abril desse ano, Madalena ficou sabendo que o dossiê dela e da sua família foi transferido do Consulado de Buffalo (nos Estados Unidos) para um escritório do próprio CIC em Ottawa. A razão dessa transferência foi o fechamento do Consulado da cidade americana. Uma das consequências da redução de orçamento do governo conservador de Harper.

A belga agora tenta conhecer o atual estado em que se encontra seu processo, seu dossiê, mas não consegue. Sempre dizem a ela: “tudo está bem, apenas espere” e que seu dossiê está sendo analisado por um funcionário do consulado. Ela nos diz: “Agora fazem 16 meses que nossa demanda de residência permanente foi encaminhada ao Consulado e agora estamos nessa incerteza de tudo”.

Os custos e prejuízos

Ela nos conta que tudo custa muito caro. Que essa “brincadeira de imigração” não custou menos do que $5.000 dólares (podem ir se preparando, rs). E o pior só o marido trabalha e com apenas um salário porém mais 4 pessoas (inclusive 3 crianças) para serem sustentadas as economias estão secando rapidamente.

O plano de Madalena é abrir uma creche porém ela não poderá realizar isso enquanto não for pelo menos residente permanente. Como trabalhadora temporária ela não tem esse direito.

O casal tem medo inclusive que chegue o mês de agosto de 2013 pois será quando o visto de trabalho temporário irá vencer. Não é motivo para panico segundo eles mas o estresse continua. (Nota do Site Imigrar: Estão exagerando pois o visto pode ser renovado e até lá com certeza eles já estarão com o RP)

Agora algumas questões rondam a cabeça da família belga:

“Nosso pedido de residência permanente será aceito?” (Resposta do Site Imigrar: Se não tiverem nenhuma doença grave que onere o sistema de saúde ou cometido algum crime então não precisam se preocupar);

Nós deveremos pedir uma prolongação do visto de trabalhador temporário? (Resposta do Site Imigrar: Daqui para agosto “tem é chão”, mas se o marido está empregado e a empresa gosta do serviço dele não é nada difícil de conseguir e fazer);

E se a nossa prolongação de visto não for aceita, deveremos arrumar a bagagem e viver uma outra mudança brusca? (Resposta do Site Imigrar: Não será necessário, o RP vai sair antes (se não houver doença ou crime conforme dito acima)

É queridos leitores. Agora vemos que não é só aqui que o Consulado de São Paulo anda a passos de tartaruga. Até europeu está sofrendo com a demora do CIC. Porém também podemos ver que eles reclamam de “barriga cheia”. Quem não gostaria de já estar no Quebec com um emprego garantido? Ganhando experiência? Sem tirar que eles nasceram falando francês enquanto nós temos que estudar e muito. E por que a Madalena não arruma um outro emprego enquanto não sai o visto de RP? Entendo que o sonho dela é abrir uma creche porém isso não pode esperar um pouco até tudo e acertar?

Por outro lado entendo a revolta deles com a demora pois é a mesma da minha e de vários brasileiros futuros imigrantes espalhados por aí…

Fonte: La Presse


Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

14 thoughts on “Atrasos e mais atrasos para receber o Visto de Residente Permanante

  1. Dayane: kkkkk. Essa do professor eu ri. Eu fiz tudo sozinho e deu tudo certo. Não precisa gastar dinheiro com isso. Você pode utilizar o VAC ou me mandar um e-mail: [email protected] e daí posso te ajudar melhor.
    Porém qual foi a parte que você se atrapalhou?
    Att,
    Rafael

  2. Boa tarde Rafael, tentei fazer o processo pelo site CIC ,mas não sei dar a continuação , até meu professor que é canadense teve dificuldades, vc me recomenda alguma agência especializada nisso?

    Att

    Dayane

  3. Mailson: Depende da província ou do processo de imigração. Algumas são mais fáceis outras mais difíceis. Mais só com o visto (de estudo ou trabalho) propriamente dito você não consegue imigrar. Terá que ou terminar todo o curso ou no caso trabalhar ou conseguir uma oferta de emprego.
    Dependendo da província as condições mudam. Vou em breve postar o artigo sobre a imigração em cada província.
    Att,
    Rafael

  4. Olá Rafael, li sua matéria e queria saber se depois de adquirirmos visto para trabalhar, estudar, etc podemos ”imediatamente” requerer o visto permanente ou deve haver um tempo específico para isso???

  5. Tintim: kkkk! Nao sou malvado! Prometo que sou legal e bonzinho, rs. Soh acho que a pessoa nao pode imigrar, mudar de pais e de vida sem um BOOOOOOOOOM planejamento! Concorda?
    Att,
    Rafael (por enquanto sem acentos no teclado)

  6. Desculpa a demora. Sei sim o tempo de espera. Atualmente é de 10 meses no Consulado Canadense de São Paulo. Na verdade você pode ficar acompanhando o tempo de processamento através desse link oficial:
    Rola a página até Americas e só procurar por São Paulo.
    Att,
    Rafael Alencar

  7. Ola,

    vcs tem noticias de tempo de espera (+ou-) sobre imigracao de sponsorship depois q o processo jah se encontra no consulado canadense (Sao Paulo/Brasil)???
    Grato
    Sidnei

  8. Todo comentário é bem vindo inclusive críticas! Ressalto também que é uma notícia adaptada e traduzida então 85% do conteúdo é da fonte original e uns 15% meus, que são minhas opiniões e reflexões. Não quis debochar da família belga, se dei essa impressão já peço desculpas. Se se trata dos comentários ao final do texto realmente são perguntas que ficaram em minha mente. Convido-o também a dar sua opinião e resposta às indagações, se quiser é claro. Desde já agradeço sua participação.
    Att,
    Rafael

  9. O bloggeiro poderia ser menos pessoal quando fez referências ao comportamento da família belga. Tem momentos que ele chega a debochar deles. É possível criticar sem perder a postura!

  10. Oi Tereza! Tudo bom? Espero que sim. Agora mesmo o Consulado vai entrar em modo “tartaruga” por causa de uma nova leva de vistos do programa brasileiro Ciências Sem Fronteiras. Que inclusive já foi tema aqui no Site Imigrar: Por isso eles vão dar uma leve parada nos nossos processos. Porém em anos passados o Consulado já mostrou serviço no inclusive no final do ano, perto das festas, vamos torcer para continuar assim!
    Att,
    Rafael

  11. Oi Rafael, como vai?
    Eu tinha lido em algum outro blog sobre a operação tartaruga do consulado de São Paulo mas não entendi o porquê… É o recesso de natal chegando mesmo ou tem outro motivo?
    Depois que o consulado de Buffalo fechou ficamos muito receosos…
    Obg,
    Tereza

  12. Você está meio certo, rs. Fui ver e as línguas oficiais são francês, holandês e alemão. Vou adicionar o holandês. Obrigado!
    Att,
    Rafael

  13. Ola, pequena correcao na materia.Na Belgica se fala frances e/ou holandes e nao alemao como mencionado.

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.