As melhores cidades para se viver no Canadá em 2012


Artigo que apresenta as melhores cidades do Canada para se viver; Esse ranking é o de 2012. Se quiser ver o ranking de 2019 acessehttps://imigrar.com.br/ranking-das-melhores-cidades-2018/

Ou leia esse artigo até o fim, pode até fazer uma comparação das cidades que eram as melhores em 2012 com as que são as melhores em 2018 (último ranking disponível). O mesmo link acima vai estar no final.

Melhores lugares para se viver no Canada

Qual a melhor cidade do Canadá para se morar? É o que esse ranking tenta responder.

As respostas mais comuns com certeza seriam (a ordem não importa): Vancouver, Toronto, Montreal… Claro! São as cidades mais conhecidas do Canada sem tirar que são as maiores cidades também em população. Porém posso dizer que nenhuma delas está pelo menos entre as 45 melhores cidades para se viver no Canada! Toronto que é a mais bem ranqueada das três já citadas fica em 47º, Vancouver em 56º e Montreal em 149º (que feio hein Montreal?)

Você pode estar pensando: o primeiro lugar deve ser bem uma cidade pequena no interior que parece aquelas cidades saídas de um filme. Na verdade não. O primeiro lugar pertence à Otava! Otava?! Sim, Ottawa se chama Otava em português patrício. Prometo não chamar mais Ottawa de Otava, foi só dessa vez.

Otava, quer dizer, Ottawa tem uma população de 1.236.324 milhões de habitantes ficando em quarto lugar na lista de mais populosa do Canada (sem acento aqui para propósito de buscas pela internet, infelizmente). Uma cidade “grande” que conta com uma estrutura fantástica.

Vamos entender de forma resumida a metodologia da pesquisa Canada’s Best Places to Live 2012 da Money Sense (um dos ranking mais respeitáveis sobre esse assunto). São 17 fatores e cada um desses fatores leva uma pontuação. O sistema é simples: cada cidade pontua X pontos em cada fator, depois uma fórmula dá a pontuação final da cidade e logicamente a cidade que somar mais pontos ficará em primeiro lugar. Vejamos os fatores:

Andar/Pedalar para o Trabalho: 7 pontos – Representa a porcentagem de pessoas que vão ao trabalho pedalando ou andando. Melhora o trânsito, a saúde da população, o meio-ambiente, etc.

Temperatura: 18 pontos – 6 pontos para cada quesito: precipitação de chuva, número de dias chuvosos e dias abaixo de 0º grau.

Qualidade do Ar: 2 pontos

Crescimento da População: 10 pontos – O crescimento não pode ser muito baixo pois isso significa menos oportunidades de emprego, comércio, etc. E também não pode ser muito alto pois cria problemas para a cidade atender e providenciar serviços para a população.

Desemprego: 10 pontos – Precisa explicar? rs

Habitação: 15 pontos – 7.5 ponto pelo preço médio das casas e 7.5 pontos pelo tempo que se leva para comprar uma casa.

Renda Média da Família: 4 pontos

Renda Discricionária: 4 pontos – É a renda da família ajustada a fatores como custo de vida e pagamento de impostos.

Carros Novos: 4 pontos – Quantos carros são modelos de 2009 a 2011 no total de veículos da cidade. (Isso indica vários fatores como o poder de compra, etc).

Imposto de Renda: 2 pontos – Quanto a pessoa paga de imposto de renda combinando o imposto de renda federal e provincial (ou territorial). Quanto menos pontos aqui é melhor.

Imposto sobre a venda: 1 ponto – Quanto a pessoa paga de imposto sobre a venda de algum produto ou serviço (imposto provincial ou territorial). Quanto menos pontos aqui é melhor.

Crime: 5 pontos – Taxa de Crimes Violentos dá 2 pontos, a taxa do total de crimes por cada 100.000 habitantes dá mais 2 pontos e o índice da taxa de crime severos dá mais 1 ponto. Quanto menos pontos aqui é melhor.

Médicos: 6 pontos – Número de médicos e especialistas por comunidade junto com a taxa de médicos por cada 1.000 habitantes.

Profissionais de Saúde: 4 pontos – Porcentagem de pessoas em cada cidade que estão empregadas na área de saúde.

Trânsito: 5 pontos – Baseado na porcentagem de trabalhadores que utilizam transporte público.

Facilidades: 3 pontos – Um ponto para hospital, outro para universidade e outro para college se houver.

Cultura: até 5 pontos – Baseado na porcentagem de pessoas empregadas em artes, cultura, recreação e esportes.

O bom de existirem vários fatores para se analisar é que podemos fazer uma média e acabar conhecendo mais de cada cidade. E até para quem ainda estiver pesquisando onde vai morar, poderá escolher com mais clareza.

Não vou ficar falando de cada cidade em específico pois no site vocês poderão ver todas as 195 cidades disponíveis. O que no site não diz é a população de cada cidade e isso é um fator importante pois creio que para um recém imigrante não é o ideal chegar em uma cidade muito pequena (a não ser que a pessoa tenha contatos ou um emprego infalível).

As 5ª, 6ª, 7ª e 8ª maiores cidades do Canada são na ordem: Calgary (Alberta), Edmonton (Alberta), Quebec (a cidade) e Winnipeg (Manitoba). E as posições delas no ranking são as seguintes:

Calgary: 14ª

Edmonton: 8ª

Quebec: 23ª

Winnipeg: 10ª

Melhores lugares para se viver no Canada
Uma prévia dos dez primeiros lugares

Alberta é hoje uma das províncias mais ricas do Canada justamente por causa da enorme quantidade de petróleo que lá existe. E tem as suas duas maiores cidades em boas posições. Quebec City que dizem ser a cidade mais francesa fora da França também ocupa uma boa posição. E Winnipeg igualmente. Marquei ela de negrito pois como meu site vem anunciando Manitoba (que é a província) está com um processo de imigração facilitado. Agora está fechado (pois lotou esse ano) porém vai abrir em 2013.

Se você ainda não decidiu seu processo de imigração e está pensando então dê uma olhada: Processo de Imigração Provincial de Manitoba tendo em conta também que Winnipeg é considerada a décima melhor cidade para se morar no Canada.

Se você quer usufruir da melhor cidade, Ottawa, porém não quer abrir mão do francês pode pensar na ideia de morar em Gatineau que fica colada em Ottawa (só atravessar uma ponte) porém faz parte da província do Quebec.

Bem são vários fatores que podem levar uma pessoa a escolher uma cidade e essa decisão com certeza é pessoal. As vezes a cidade é uma droga (como a minha: Fortaleza) porém tem gente que não troca ela por nada no mundo. Talvez existam pessoas que moram em Ottawa porém reclamam da cidade e querem até se mudar.

Veja a continuação desse artigo acessando aqui: As Melhores Cidades Para Se Viver No Canada – Uma Análise Pessoal

Ranking postado em 2019:

Ranking das melhores cidades para se viver no Canadá

De uma forma ou de outra veja o ranking, o método, os critérios e tudo mais e tire suas próprias conclusões: Melhores Lugares para Se Viver no Canada

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

26 thoughts on “As melhores cidades para se viver no Canadá em 2012

  1. Elane: Isso depende de qual província quer morar. Não faltam opções. Laval é uma boa opção perto de Montréal.
    Att,
    Rafael

  2. Olá Rafael!! Estou iniciando uma pesquisa sobre o Canadá, suas informações estão ajudando bastante. Sou mineira, morei em Brasília um pouco menos de 2 anos e atualmente moro em São Paulo, aqui estou há 5 anos. A verdade é que estou de saco cheio do Brasil. Comecei vendo ranking de melhores cidades para se viver no mundo, e daí algumas cidades do Canadá me chamou atenção. Tava vendo aqui uma casa em saint-laurent Montréal, mas assim por curiosidade, porque há muito o que pesquisar ainda. Eu queria um lugar tranquilo para morar, um condomínio de casas talves, mas que nao fosse tão longe de centros comerciais, faculdades, etc..Me dá uma dica.

    abç

  3. Lucineide: Olá. Fico feliz que tenha me achado, rs.
    Sim, é verdade. Antes era 49 anos a idade e agora passou para 45 anos.
    A possibilidade é você ser a aplicante principal pois assim quem será analisada é você, com 37 anos, e não seu marido.
    Att,
    Rafael

  4. Rafael boa tarde,

    Tive a grata satisfação de descobrir você pela internet, rsrsr.
    Sou Lucineide Oliveira, 37 anos, casada, meu esposo tem 49 anos, mexicano, estamos buscando imigrar para o Canadá. Até então tinha sido informada que a idade limite era 49 anos para imigração por Manitoba, estamos aguardando o resultado do ILTES para enviar a documentação, porém entendi que a partir de 01/08/2013 a idade limite passou para 45 anos, é isso mesmo?
    Temos algum tipo de possibilidade ainda?

    Forte abç,

  5. Carol: hauhuaha! Já fiquei animado com o café, hein?! Québec é linda. Eu moraria lá fácil, com certeza. Você não irá se arrepender.
    Att,
    Rafael

  6. Se tudo der certo, vou sim, Rafael!
    Estou pensando em ir para Ville de Québec, mas Montreal tem tantas atrações que pretendo visitá-la de vez em quando. E o café c’est moi qui offre!

  7. Carol: Olá, obrigado pelos elogios.
    Se vem estudar francês então provavelmente pode aparecer aqui em Montréal, rs.
    Se sim, entre em contato para tomarmos um café (você paga, hein?), rs.
    Att,
    Rafael

  8. Gostei bastante do seu post!
    Estou planejando ir para o Canadá no ano que vem para estudar francês (e, quem sabe, ficar né. rs) e você tem me ajudado! Merci!! (:

  9. Oi de novo, Rafael.
    Alberta é a província do coração, mas estava investigando New Brunswick (que tbm é uma graça) e nova Scotia para tentar a imigração. Esses dois últimos não ofertam muitos empregos não, além de outros probleminhas que vimos no seu outro tópico…
    Bom, o contrário está se dando com Alberta, mas não consigo encontrar em local algum a idade limite para imigração lá. Vc tem informação sobre isso?
    Apesar de poder levar três filhos (17, 18 e 19 anos), eu tenho 43 e minha idade é impecílio em várias províncias.
    Obrigadinha. Liliane.

  10. Marcel: Obrigado pelo reconhecimento.
    Essa sua pergunta é muito difícil de responder, rs.
    Eu preferiria Ottawa. Amei a cidade. Ou Gatineau pois as duas cidades são coladas, na verdade.
    Montréal é grande, animada e tem muitas coisas para se fazer, ao contrário de Ottawa. Então isso depende muito. Se a pessoa preferir calma: Ottawa. Agitação: Montréal.

    Att,
    Rafael

  11. Rafael,parabéns pelo post!
    O que vc acha entre Ottawa, Gatineau ou Montreal
    Qual dessas é melhor para imigrar?E como é o processo para aplicar.
    Abs,

  12. Marcia: olá obrigado pelos elogios. Tem quem ame Fortaleza, rs. Porém não faz meu tipo… rs.
    Sobre St. John eu não saberia dizer porém sobre Halifax já falei aqui. Aliás fiz um artigo somente falando de Halifax e depois outro artigo com uma entrevista de um brasileiro que mora lá. Procura entre os artigos que já foram publicados que você irá encontrar. Espero que goste.
    Att,
    Rafael

  13. adorei seu post
    mas poxa, fortaleza tem seus encantos (só vi na TV)
    o que vc poderia dizer a respeito de St. John em New Brunswick e Halifax que é a 4ª do ranking?
    abs

  14. Adorei as informações, irá me ajudar muito a escolher.

  15. Haha, de nada! Ok, estou esperando pelo seu post e pesquisando mais sobre intercâmbio, e também dos colégios, é claro! Abs :D

  16. Léo: Olá! Obrigado pelos elogios ao site. Fico muito feliz. Vancouver é uma ótima cidade para quem vai estudar. Sem dúvidas a escolha perfeita. Vou em breve fazer um post ensinado como tirar os vistos de “turismo” e de estudo que vale para high school e college também. Daí vai lhe ajudar.
    Vai pesquisando as escolas desde já para ir conhecendo-as.
    Att,
    Rafael

  17. ótimo post, bem informativo! humurado.. realmente o seu e do seu amigo Alexei se complementam em tudo! Mas gostaria de fazer um high school, e estou pensando em Vancouver, o que vc acha? Se puder fazer um post destinado ao High School, eu agradeceria! Vlw!

  18. nossa Regina tá na frente de Winnipeg, kkkk…
    valeu pelo post!

  19. Obrigado! Engraçado que estou trabalhando em um post exatamente falando de Winnipeg, rs. Toronto é legal mas não faz meu tipo (muito grande).
    Abraços,
    Rafael – Site Imigrar

  20. Pois é Juliana, foi uma sábia escolha a sua, rs. Talvez sejamos vizinhos pois há uma tendência muito forte de irmos morar em Gatineau. Espero todos irmos tomar um café juntos.
    Att,
    Rafael

  21. aaaah eu sempre quis Ottawa, que coincidência!
    vaaleu pelo post, muito informativo.

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.