Finalmente algo positivo do Quebec: O Arrima já começou a convidar candidatos!


É isso mesmo que você leu acima: O Arrima já efetivamente convidou alguns candidatos para receberem um CSQ e assim aplicarem para o tão desejado visto de residente permanente do Canadá.

Por alguns meses só tivemos turbulências e notícias desfavoráveis. Que começou com a ameaça do cancelamento de 18.000 processos; Depois voltaram atrás e falaram que não iriam cancelar; Daí algumas semanas depois cerca de 16.000 foram efetivamente e sumariamente cancelados! E bem recentemente, ontem mesmo, com a paralisação do PEQ Estudo (Graduados). 

Você pode acompanhar essa novela mexicana clicando nos links acima. Todos irão abrir em segundo plano. Não vai atrapalhar sua leitura atual.

Porém, parece que finalmente existe uma luz no fim do túnel. Talvez o Governo do Quebec realmente vá conseguir colocar em pratica a promessa: processos mais rápidos.

Atualização: já teve pelo menos mais uma rodada. 950 pessoas já foram chamadas no total. Saiba mais aqui: Segunda Rodada de Convites do Arrima

Ministro de Imigração do Quebec falando sobre o Arrima - Quebec Skilled Worker
O Ministro de Imigração do Québec, Simon Jolin-Barrette, falando sobre o Arrima

Arrima veio para ficar e já está funcionando

O que é o e como ele funciona (resumo)

Irei fazer em breve um artigo explicando o Arrima bem direitinho. Porém é bem fácil de explicar. De uma forma resumida para entrar nele você precisa:

  1. Criar uma conta no seguinte link: https://arrima.immigration-quebec.gouv.qc.ca
  2. Preencher um Formulário de Declaração de Interesse, fornecendo as informações necessárias. O preenchimento leva em torno de 1 hora. Existe uma seção de Tutoriais fornecida pelo MIDI se preciso. 
  3. Uma vez no Arrima, o candidato entrará no “banco de declarações de interesses” (pool);
  4. Os candidatos com melhores pontuações receberão um convite para aplicarem e receberem um CSQ (Certificado de Seleção do Québec);
  5. Após o CSQ você está praticamente garantido seu visto de RP (residente permanente) no Canadá (a não ser que você seja um criminoso e/ou tenha uma doença crônica);
  6. Atualize regularmente o seu perfil. Se algo mudar como: Mais experiência profissional; Ou um novo diploma superior; Ou melhor resultado no teste de francês e/ou inglês, etc; Tenha certeza que você atualize pois isso lhe fará melhor qualificado(a) no ranking.

Claro que tem outras etapas que pulei pois dependem mais dos funcionários do MIDI (Ministério de Imigração do Quebec), entre as quais a que vale ressaltar é a de verificação de documentos. Se você disser que tem nível C1 em Francês, você terá que mandar um documento que prove isso e que será com certeza verificado a autenticidade por um funcionário.

Agora vamos ao motivo de eu ter feito esse post:

Arrima já teve a sua primeira rodada de convites (DRAW)

Quando as pessoas ainda discutiam a repercussão da LOI 9, o MIDI foi lá e no dia 04 de Julho já mandou a primeira rodada de convites (draw) para alguns candidatos. Inclusive estes já receberam os convites e já podem demandar o CSQ (Certificado de Seleção do Quebec).

Após o recebimento do convite, o candidato tem 60 dias para submeter a aplicação para o CSQ, se não submetida, o candidato então perde o direito. E terá que fazer tudo de novo.

Conforme vocês podem ver o Arrima funciona de uma forma bem parecida com o Express Entry (EE) do Governo Federal do Canadá. Tem um pool, convite, rankings, etc. Aliás, mesmo quem tem o Québec como prioridade vale a pena ler o artigo sobre o Express Entry. Pois te dará uma ideia de como o Arrima funciona. Você pode ler:  Parte 1 e Parte 2.

Vários rounds de convites serão feitos de forma consistente daqui até o dia 16 de janeiro de 2020 que irão priorizar os candidatos prioritários. Claro que o Arrima vai continuar funcionando após essa data. O que eles querem dizer é que até janeiro de 2020, o foco principal (mas não único), são os candidatos prioritários.

Quem são os Candidatos Prioritários?

São três as categorias que terão tratamento prioritário. E para facilitar podemos dividir em duas sub-categorias. Vamos à primeira:

  • Será prioritário quem receber uma oferta válida de emprego de um empregador Quebequense. Ou seja: recebeu uma oferta válida de emprego (atendendo os outros requisitos é claro), você receberá um convite.

As outras duas sub-categorias prioritárias são os candidatos que tiveram seus processos eliminados pela infame Lei 9 (Loi 9). Até para tentar reparar um pouco do estrago e fazer justiça; O Ministério de Imigração do Quebec irá focar neles. Para ser considerado prioritário o candidato tem que estar (ou ter estado) em uma dessas condições: 

  • Ter tido sua aplicação para o CSQ terminada no dia 16 de junho (quando a Lei 9 entrou em vigor); E no momento que isso aconteceu o aplicante era um residente temporário do Quebec; ou
  • Ter tido sua aplicação para o CSQ terminada no dia 16 de junho (quando a Lei 9 entrou em vigor); e no presente momento o aplicante se encontra no Québec.

Muita atenção: candidatos que estão (ou estiverem) em uma das duas situações acima só tem até o dia 16 de dezembro de 2019 para criar um perfil no Arrima e ser tratado como prioritário.

Após essa data o aplicante vai ser tratado como todos os outros no pool e não terá prioridade no recebimento do CSQ.

Considerações Finais

Bem, conforme comecei o post: há luz no fim do túnel. Alguns sortudos já receberam o convite e estão a um passo mais próximo do CSQ e consequentemente do RP. Ou para usar outro ditado: depois da tempestade vem sempre a bonança.

Espero que continue dessa maneira, pois com certeza o Governo do Québec tem um longo caminho para restaurar a sua credibilidade em matéria de imigração. E isso se faz com processos rápidos, claros; Com regras estabelecidas que não mudam com tamanha facilidade.

Vamos ficar no aguardo para que eles terminem logo os prioritários e comecem a chamar os candidatos “normais”, ou seja, os não prioritários que não se encaixavam nas situações descritas acima.

É até um pecado você não assinar o Site Imigrar! Conteúdo de qualidade e notícias importantes do mundo da imigração para o Canadá e Quebec.

Você pode ficar ligado de 3 maneiras: registre seu e-mail e você sempre receberá notificações quando eu postar algo novo. Não envio spam. Ou você pode seguir o Facebook do Site Imigrar e também o Instagram do Site Imigrar

A fonte você pode acessar aqui: http://www.midi.gouv.qc.ca/fr/presse/communiques/com20190627.html

Sobre o Arrima você pode ler aqui: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/informations/arrima/index.html

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

4 thoughts on “Finalmente algo positivo do Quebec: O Arrima já começou a convidar candidatos!

  1. Oi, Vanessa.
    O principal é o idioma francês. Mas a pontuação maior mesmo é do Aplicante Principal. Inglês vale muitos poucos pontos no processo do Québec.

    Att,
    Rafael

  2. Olá, Rafael! O cônjuge do aplicante principal precisa ter o idioma francês também? Ou pontua só com inglês.
    Obrigada.

  3. Oi, Myllena.
    Tudo bom? Espero que sim.
    Até o momento não precisa ser na área de formação. Digo até o momento, pois se você anda acompanhando as notícias pode ver que o governo atual do Québec está fazendo mudanças constantes nos programas de imigração.

    Atenciosamente,
    Rafael Alencar

  4. Bom dia Rafael, tudo bem?
    Uma dúvida, a experiência de trabalho para o processo Arrima, tem que ser na sua área de estudo? Se não for, não irá contar pontos? Tenho 4 anos de experiência de trabalho, mas infelizmente não é na minha área de formação

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.