Açougueiro de Montreal começa a vender picanha para agradar a clientela de brasileiros


Abaixo vocês verão o vídeo que mostra o brasileiro Marcelo Del Padre indo comprar picanha em um mercado ao sul de Montreal para fazer um churrasco na sua casa.

Marcelo Del Padre imigrou para o Quebec em 2010 com sua família. Ele se instalou em Richelieu que fica em “Rive-Sud de Montreal”. Rive-sud é como se fosse a “costa sul” do Rio São Lourenço (Saint-Laurent). Para quem não sabe o Rio São Lourenço é um dos mais importantes do Canada e principalmente do Quebec. E Richelieu fica na costa sul do rio, nos subúrbios de Montreal. Vale lembrar que subúrbio no Canada não quer dizer necessariamente área pobre, as vezes muito pelo contrário.

O mais interessante não é nem o vídeo, que vale pela curiosidade e para praticar o francês, mas o fato de que a presença de brasileiros no Quebec começa a alterar um pouco o mercado. Ainda somos poucos em terras quebequenses é verdade. Porém conforme afirma o açougueiro, os brasileiros já representam 15% dos seus negócios onde ele começou a vender picanha, maminha e alcatra somente para agradar a clientela brazuca.

Para quem não sabe esses cortes, principalmente a picanha, são tipicamente brasileiros e no exterior você não os encontrará a não ser que seja em um lugar especializado como o da reportagem.

Fui pesquisar quantos brasileiros existem atualmente no Quebec porém não achei esse dado de forma concreta. Fica difícil saber pelo censo, por exemplo, pois quando citam o número total de falantes de português entram no meio os nossos irmãos patrícios de Portugal que são bem mais numerosos em terras quebequenses do que nós.

No entanto consegui um dado interessante do Governo Brasileiro através do ministro da Previdência Social que diz: “Dos estimados 26 mil cidadãos brasileiros residentes no Canada, mais de 8 mil vivem na jurisdição do consulado-geral do Brasil em Montreal””

Ou seja, segundo dados do próprio consulado brasileiro vivem hoje em média 8.000 brasileiros somente em Montreal e isso é um reflexo dos esforços do Governo do Quebec em aumentar o número de imigrantes brasileiros em suas terras. Não é de hoje que o Quebec tem uma certa predileção por brasileiros e isso dará em breve um tópico aqui no Site Imigrar.

Mesmo assim ainda não somos um país que manda muitos imigrantes anualmente para o Quebec e isso deve ser pelo fato de o consulado daqui se arrastar para concluir os processos como você pode ver nesse artigo: Aumentou o Prazo da Etapa Federal do Processo de Imigração do Quebec

Aqui a lista dos países que mais mandaram imigrantes para o Quebec em 2011:

Imigrantes no Quebec
fonte wikipedia/censo do Quebec

 

Poderíamos estar nessa lista? Creio que sim. Não falta interesse do Quebec nos brasileiros e nem dos brasileiros no Quebec o que falta á o interesse do Consulado Canadense em São Paulo trabalhar, rs.

Fiquem agora com o vídeo:


Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.