3- Guia Definitivo de Imigração para o Quebec! – Avaliando Suas Chances de Imigrar (Parte 3)


Artigo desatualizado. Acesse: https://imigrar.com.br/saiba-como-imigrar-para-o-canada-2019-imigracao/

Continuando a série do talvez melhor e mais completo Guia de Imigração para o Quebec vamos nesse artigo falar sobre como e onde você pode avaliar suas chances para poder imigrar para o Canada através do Quebec.

Guia Definitivo de Imigração do Quebec

Se você caiu aqui diretamente aconselho fortemente a ler o primeiro artigo da série e depois o segundo e sucessivamente para poder entender melhor tudo que envolve imigração para o Canada através do processo do Quebec. É só clicar aqui: https://imigrar.com.br/guia-definitivo-imigrar-quebec-parte-1/

Antes de mesmo pensar em mandar o pedido de abertura de um processo junto ao BIQ (Escritório de Imigração do Quebec) você deve avaliar suas chances de imigrar. E o melhor: você pode fazer isso de forma online, fácil e sem gastar um centavo. Inclusive já fiz um vídeo tutorial que será muito útil para o propósito desse artigo.

Se você não precisa de nenhuma ajuda a não ser a sua própria pode acessar esse link e fazer uma análise preliminar das suas chances de imigrar pelo processo do Quebec: Avaliação Oficial das Suas Chances de Imigrar pelo Quebec (tem em francês, inglês ou espanhol).

Lembrando que não adianta nada passar em todos os critérios se sua profissão (ou a do conjugue se for o caso) não estiver em uma das duas listas de demanda do Quebec. E isso já foi tratado no segundo artigo da série: Quem Pode Imigrar pelo Quebec

Então uma vez já confirmado que a profissão está em uma das duas listas então o próximo passo é você fazer a Avaliação Online do Governo do Quebec (link já passado acima) e ao final dessa avaliação você poderá ter duas respostas: você foi aceito e pode mandar um pedido de abertura de processo ou você não foi aceito.

Ressalto aqui que não adianta mentir enquanto você faz sua avaliação. Se você tem 38 anos não adianta colocar lá que tem 35 para ganhar a pontuação máxima, por exemplo. Se você tem um francês básico não adianta colocar intermediário. Pelo menos essa parte de conhecimentos linguísticos não é tão mais subjetiva como na época que apliquei pelo processo. Hoje seus pontos nesse critério é segundo o seu teste oficial (provavelmente o TCF-Q).

Nesse artigo eu ensino exatamente como fazer a Avaliação Online, inclusive eu faço uma avaliação todinha filmada e comentada por mim mesmo, então não tem como fazer errado, não é mesmo? Só acessar e assistir aqui: Vídeo Tutorial de Como Avaliar Suas Chances de Imigrar

De posse da resposta que o teste lhe dará você poderá tomar duas atitudes: se a resposta for positiva então você pode mandar o processo rapidamente (para não ser pegue em uma mudança de critérios, profissões em demanda, etc, e olha que isso já aconteceu com várias pessoas) porém se a resposta for negativa você pode: desistir (não aconselho) ou então melhorar seu perfil. Como? Simples: melhorando algum critério para somar mais pontos nele. E o critério mais rápido que creio que pode ser melhorado é o do conhecimento linguístico.

Se você fez um TCF-Q e tirou A2/A1 então tente tirar um B1/B1 por exemplo. Se esforce para tirar uma boa nota também no IELTS. Como provavelmente você irá ganhar de 6 a 16 pontos no mínimo por conta de ter a profissão em uma das duas listas então qualquer pontinho extra já ajudará no seu processo.

Aliás existe uma forma de você saber exatamente quantos pontos seu perfil (ou do casal se for o caso) está dando e dessa forma você pode saber se precisa de alguns pontos ou não. Você pode hoje mesmo ter pontos mais do que suficientes para aplicar pelo processo de imigração do Quebec e nem saber disso, rs. Dependendo da sua profissão, idade, etc, pode até mesmo entrar no processo com um francês básicão.

Claro que o Site Imigrar não vai aconselhar ninguém a imigrar para outro país com conhecimento linguístico básico. Você pode mandar o processo e enquanto ele se desenrola ir estudando francês. Com a velocidade que o Consulado Canadense anda tendo é capaz de você ficar fluente em francês antes da etapa federal ser concluída, rs.

Para saber exatamente quantos pontos você tem, de quantos precisa, se não precisa, etc, você tem 3 opções:

Resumidamente o Processo de Imigração é composto por 4 passos:

  1. Você avalia suas chances e conta seus pontos, vê que pode imigrar então manda o Pedido de Certificado de Seleção (assim você abre o processo de imigração para o Canada através do Quebec);
  2. O BIQ vai avaliar seu perfil e documentação. Se você atingir 49 pontos (solteiros) ou 57 (casais) então você automaticamente já está qualificado para uma entrevista a qual eles lhe convocarão;
  3. Na entrevista você precisa atingir pelo menos 53 pontos (solteiros) ou 63 (casais) para poder imigrar. Lembrando que você pode chegar na entrevista com pontos mais do que suficientes para imigrar. Por exemplo: um casal que já tem 69 pontos não precisa se preocupar com pontos de adaptabilidade. Você também pode ser um felizardo e receber o CSQ em casa sem precisar da temida entrevista. Porém descobrir quem vai ou não receber o CSQ em casa é algo difícil e imprevisível.
  4. Depois de recebido o CSQ então você manda tudo para a Etapa Federal de Imigração. E espera, espera, espera e espera mais um pouco pela boa vontade do Consulado do Canada em São Paulo.

Espero ter ajudado mais uma vez. Aguardem o próximo artigo dessa série bem como artigos de outros temas.

Você pode saber mais sobre o processo quebequense no site oficial do Governo do Quebec: Processo Quebequense (em francês).

P.S.: Imigrar não é fácil. Por isso pense bem antes de tomar essa decisão difícil. Sairá um artigo sobre esse tema em breve.

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

12 thoughts on “3- Guia Definitivo de Imigração para o Quebec! – Avaliando Suas Chances de Imigrar (Parte 3)

  1. Rafael,

    está claro que são três etiquetas: duas em português (nosso idioma) e uma em francês. Não há dúvida. Só que lembro que li algo sobre aqui ou no fórum e revirei todo seu site e não encontrei. Era só isso.

  2. Alexandre: Hum… O que você quer saber em específico? Você tem que fazer duas etiquetas postais com o seu endereço em francês e em português. Só isso, rs.

  3. Oi, Rafael!

    Não sei se foi aqui ou no fórum que vc falou como fazer a etiqueta e sobre as fotos.
    Não estou encontrando. Lembro que tem que escrever em português e francês. Ex: Rue Antônio

    :/

    Alexandre

  4. Fábio: Obrigado pelos elogios. Fico verdadeiramente feliz. E é o reconhecimento que me faz continuar com o site tendo em vista que não ganho nada com ele, pelo contrário pago a hospedagem do meu próprio bolso.
    Espero que chegue logo por aqui.
    Att,
    Rafael

  5. Oi Rafael, tudo bem? Hoje eu não vim aqui pra perguntar nada. Vim para parabenizar você por tudo o que fez. Esse site é com certeza o mais completo que encontrei até agora sobre imigração para o Quebec. Acabei de assistir ao seu vídeo sobre como descobrir o NOC. Você não faz idéia de como isso foi importante para mim. Descobri que meu NOC é o 2281 – Computer Network Technicians. Além disso, na descrição da profissão diz o seguinte: Among the occupations currently in highest demand in the Montréal region. Sabe o que isso quer dizer? Esperanças quadriplicadas! Agora é pegar firme no francês juntamente com minha esposa e em mais ou menos um ano, depois do TCF-Q, damos entrada. Um abraço e parabéns novamente!

  6. Muito obrigada por compartilhar!
    É um processo cheio de detalhes e a parte mais confusa que eu achei até agora (estou no início) é quando considerar ou não os diplomas que obtemos.

  7. Olá. Os documentos devem ser enviados agora. Você pode simplesmente pedir uma segunda via do seu diploma na faculdade e enviar a segunda via e ficar com a primeira, simples assim.
    Att,
    Rafael Alencar

  8. Rafael boa noite!
    Estou com dúvida com relação a documentação.
    Os históricos escolares e diplomas, segundo o site, “Les copie de vos diplômes originaux et de vos relevés de notes doivent être certifiées conformes par la direction ou le registraire
    des établissements d’enseignement (ex : école, collège ou université) qui vous ont délivré ces diplômes ou relevés de notes ou par une
    autorité légale autorisée (ex : Ministère de l’éducation ou autres organisations gouvernementales assimilées).”
    Como você procedeu? Foi direto nas instituições ou foi em alguma secretaria de ensino para conseguir?
    No Brasil poderíamos utilizar uma cópia autenticada, mas segundo o site eles não aceitam uma certificação de uma pessoa que não seja a responsável pela emissão do documento.
    E outra dúvida é se esses documentos certificados e traduzidos devem ser enviados agora ou somente na entrevista?

    Obrigado!
    Leandro

  9. Muito bom!!!Bem explicado de maneira simples.

    Parabens pelo trabalho!

Comments are closed.

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.