Artigo desatualizado. Acesse: https://imigrar.com.br/saiba-como-imigrar-para-o-canada-2019-imigracao/
Continuando a série do talvez melhor e mais completo Guia de Imigração para o Quebec vamos nesse artigo falar sobre como e onde você pode avaliar suas chances para poder imigrar para o Canada através do Quebec.
Se você caiu aqui diretamente aconselho fortemente a ler o primeiro artigo da série e depois o segundo e sucessivamente para poder entender melhor tudo que envolve imigração para o Canada através do processo do Quebec. É só clicar aqui: https://imigrar.com.br/guia-definitivo-imigrar-quebec-parte-1/
Antes de mesmo pensar em mandar o pedido de abertura de um processo junto ao BIQ (Escritório de Imigração do Quebec) você deve avaliar suas chances de imigrar. E o melhor: você pode fazer isso de forma online, fácil e sem gastar um centavo. Inclusive já fiz um vídeo tutorial que será muito útil para o propósito desse artigo.
Se você não precisa de nenhuma ajuda a não ser a sua própria pode acessar esse link e fazer uma análise preliminar das suas chances de imigrar pelo processo do Quebec: Avaliação Oficial das Suas Chances de Imigrar pelo Quebec (tem em francês, inglês ou espanhol).
Lembrando que não adianta nada passar em todos os critérios se sua profissão (ou a do conjugue se for o caso) não estiver em uma das duas listas de demanda do Quebec. E isso já foi tratado no segundo artigo da série: Quem Pode Imigrar pelo Quebec
Então uma vez já confirmado que a profissão está em uma das duas listas então o próximo passo é você fazer a Avaliação Online do Governo do Quebec (link já passado acima) e ao final dessa avaliação você poderá ter duas respostas: você foi aceito e pode mandar um pedido de abertura de processo ou você não foi aceito.
Ressalto aqui que não adianta mentir enquanto você faz sua avaliação. Se você tem 38 anos não adianta colocar lá que tem 35 para ganhar a pontuação máxima, por exemplo. Se você tem um francês básico não adianta colocar intermediário. Pelo menos essa parte de conhecimentos linguísticos não é tão mais subjetiva como na época que apliquei pelo processo. Hoje seus pontos nesse critério é segundo o seu teste oficial (provavelmente o TCF-Q).
Nesse artigo eu ensino exatamente como fazer a Avaliação Online, inclusive eu faço uma avaliação todinha filmada e comentada por mim mesmo, então não tem como fazer errado, não é mesmo? Só acessar e assistir aqui: Vídeo Tutorial de Como Avaliar Suas Chances de Imigrar
De posse da resposta que o teste lhe dará você poderá tomar duas atitudes: se a resposta for positiva então você pode mandar o processo rapidamente (para não ser pegue em uma mudança de critérios, profissões em demanda, etc, e olha que isso já aconteceu com várias pessoas) porém se a resposta for negativa você pode: desistir (não aconselho) ou então melhorar seu perfil. Como? Simples: melhorando algum critério para somar mais pontos nele. E o critério mais rápido que creio que pode ser melhorado é o do conhecimento linguístico.
Se você fez um TCF-Q e tirou A2/A1 então tente tirar um B1/B1 por exemplo. Se esforce para tirar uma boa nota também no IELTS. Como provavelmente você irá ganhar de 6 a 16 pontos no mínimo por conta de ter a profissão em uma das duas listas então qualquer pontinho extra já ajudará no seu processo.
Aliás existe uma forma de você saber exatamente quantos pontos seu perfil (ou do casal se for o caso) está dando e dessa forma você pode saber se precisa de alguns pontos ou não. Você pode hoje mesmo ter pontos mais do que suficientes para aplicar pelo processo de imigração do Quebec e nem saber disso, rs. Dependendo da sua profissão, idade, etc, pode até mesmo entrar no processo com um francês básicão.
Claro que o Site Imigrar não vai aconselhar ninguém a imigrar para outro país com conhecimento linguístico básico. Você pode mandar o processo e enquanto ele se desenrola ir estudando francês. Com a velocidade que o Consulado Canadense anda tendo é capaz de você ficar fluente em francês antes da etapa federal ser concluída, rs.
Para saber exatamente quantos pontos você tem, de quantos precisa, se não precisa, etc, você tem 3 opções:
- Ler a grade completa usada pelo BIQ (Escritório de Imigração do Quebec) para avaliar seu processo e quantificar seu perfil: Grade Completa dos Procedimentos de Imigração do Quebec (mais complicado)
- Ler a tabela resumida, também oficial, da contagem dos pontos em cada critério analisado: Tabela Resumida de Pontos do Processo do Quebec (menos complicado)
- Ou então assistir meu vídeo tutorial onde conto os meus próprios pontos e assim você saberá exatamente como proceder quando for contar os seus, sem erros e equívocos. Para isso basta acessar esse meu artigo: Vídeo Tutorial de como Contar Seus Pontos Processo de Imigração do Quebec
Resumidamente o Processo de Imigração é composto por 4 passos:
- Você avalia suas chances e conta seus pontos, vê que pode imigrar então manda o Pedido de Certificado de Seleção (assim você abre o processo de imigração para o Canada através do Quebec);
- O BIQ vai avaliar seu perfil e documentação. Se você atingir 49 pontos (solteiros) ou 57 (casais) então você automaticamente já está qualificado para uma entrevista a qual eles lhe convocarão;
- Na entrevista você precisa atingir pelo menos 53 pontos (solteiros) ou 63 (casais) para poder imigrar. Lembrando que você pode chegar na entrevista com pontos mais do que suficientes para imigrar. Por exemplo: um casal que já tem 69 pontos não precisa se preocupar com pontos de adaptabilidade. Você também pode ser um felizardo e receber o CSQ em casa sem precisar da temida entrevista. Porém descobrir quem vai ou não receber o CSQ em casa é algo difícil e imprevisível.
- Depois de recebido o CSQ então você manda tudo para a Etapa Federal de Imigração. E espera, espera, espera e espera mais um pouco pela boa vontade do Consulado do Canada em São Paulo.
Espero ter ajudado mais uma vez. Aguardem o próximo artigo dessa série bem como artigos de outros temas.
Você pode saber mais sobre o processo quebequense no site oficial do Governo do Quebec: Processo Quebequense (em francês).
P.S.: Imigrar não é fácil. Por isso pense bem antes de tomar essa decisão difícil. Sairá um artigo sobre esse tema em breve.
Alexandre: É nesse artigo que eu falo das etiquetas: https://imigrar.com.br/guia-passo-a-passo-de-como-proceder-na-etapa-federal/
Att,
Rafael
Rafael,
está claro que são três etiquetas: duas em português (nosso idioma) e uma em francês. Não há dúvida. Só que lembro que li algo sobre aqui ou no fórum e revirei todo seu site e não encontrei. Era só isso.
Alexandre: Hum… O que você quer saber em específico? Você tem que fazer duas etiquetas postais com o seu endereço em francês e em português. Só isso, rs.
Oi, Rafael!
Não sei se foi aqui ou no fórum que vc falou como fazer a etiqueta e sobre as fotos.
Não estou encontrando. Lembro que tem que escrever em português e francês. Ex: Rue Antônio
:/
Alexandre
Fábio: Obrigado pelos elogios. Fico verdadeiramente feliz. E é o reconhecimento que me faz continuar com o site tendo em vista que não ganho nada com ele, pelo contrário pago a hospedagem do meu próprio bolso.
Espero que chegue logo por aqui.
Att,
Rafael
Oi Rafael, tudo bem? Hoje eu não vim aqui pra perguntar nada. Vim para parabenizar você por tudo o que fez. Esse site é com certeza o mais completo que encontrei até agora sobre imigração para o Quebec. Acabei de assistir ao seu vídeo sobre como descobrir o NOC. Você não faz idéia de como isso foi importante para mim. Descobri que meu NOC é o 2281 – Computer Network Technicians. Além disso, na descrição da profissão diz o seguinte: Among the occupations currently in highest demand in the Montréal region. Sabe o que isso quer dizer? Esperanças quadriplicadas! Agora é pegar firme no francês juntamente com minha esposa e em mais ou menos um ano, depois do TCF-Q, damos entrada. Um abraço e parabéns novamente!
Angel: é só olhar a lista oficial e traduzida! Se o diploma estiver lá então vale: Veja aqui: https://imigrar.com.br/wp-content/uploads/2013/01/Lista-de-formacao-quebec_brasil.pdf
Att,
Rafael
Muito obrigada por compartilhar!
É um processo cheio de detalhes e a parte mais confusa que eu achei até agora (estou no início) é quando considerar ou não os diplomas que obtemos.
Olá. Os documentos devem ser enviados agora. Você pode simplesmente pedir uma segunda via do seu diploma na faculdade e enviar a segunda via e ficar com a primeira, simples assim.
Att,
Rafael Alencar
Rafael boa noite!
Estou com dúvida com relação a documentação.
Os históricos escolares e diplomas, segundo o site, “Les copie de vos diplômes originaux et de vos relevés de notes doivent être certifiées conformes par la direction ou le registraire
des établissements d’enseignement (ex : école, collège ou université) qui vous ont délivré ces diplômes ou relevés de notes ou par une
autorité légale autorisée (ex : Ministère de l’éducation ou autres organisations gouvernementales assimilées).”
Como você procedeu? Foi direto nas instituições ou foi em alguma secretaria de ensino para conseguir?
No Brasil poderíamos utilizar uma cópia autenticada, mas segundo o site eles não aceitam uma certificação de uma pessoa que não seja a responsável pela emissão do documento.
E outra dúvida é se esses documentos certificados e traduzidos devem ser enviados agora ou somente na entrevista?
Obrigado!
Leandro
Obrigado! Fico feliz por ajudar!
Att,
Rafael
Muito bom!!!Bem explicado de maneira simples.
Parabens pelo trabalho!