2- Guia Definitivo de Imigração para o Quebec! – Quem Pode Imigrar (Parte 2)


Esse artigo está desatualizado. Acesse: https://imigrar.com.br/saiba-como-imigrar-para-o-canada-2019-imigracao/

Continuando a série do talvez melhor e mais completo Guia de Imigração para o Quebec vamos nesse artigo falar do perfil de quem pode imigrar para o Canada através do Quebec.

Guia Definitivo de Imigração do Quebec

Irei copiar algumas coisas que já coloquei no Guia Definitivo de Imigração para o Canada e Quebec porém irei acrescentar mais algumas informações e comentários pertinentes e atualizados. Pretendo desmembrar e esmiuçar bem esse Guia de Imigração para o Quebec para que a pessoa ache a informação que está procurando de maneira rápida e fácil.

Perfil do Imigrante Que o Quebec Deseja:

  • Pessoas que falem francês;
  • Pessoas jovem (dependendo da pontuação alcançada a pessoa não precisará ser tão jovem assim);
  • Pessoas com algum tipo de formação superior: técnica, tecnóloga ou bacharel (MBA, Doutorado e Ph.D. também é claro);
  • Ter a profissão em demanda no Quebec (apresentarei a lista mais adiante), lembrando que no caso de casais apenas uma pessoa do casal precisa ter a profissão na lista, ou seja, ser casado aumenta as chances em 50% (não vão casar só por isso, rs);
  • Pessoas que tenham algum tipo de experiência profissional (se for na área de formação conta mais pontos);
  • Ter conhecimento em inglês ajuda com alguns pontos extras;
  • Ter filhos pequenos também ajudam com preciosos pontos (na pontuação um filho vale um MBA por exemplo, rs);

Claro que você não precisa “ser bom” em todos esses critérios. Você pode por exemplo falar um francês fluente e mesmo tendo mais de 40 anos conseguir imigrar facilmente (não é preconceito meu pelo amor de Deus! É que o processo dá pontos para os mais jovens). Ou pode ter uma profissão em demanda que dê 12 pontos e por isso falar um francês horrível e mesmo assim imigrar.

Afirmo ainda mais: no processo do Quebec tudo se resume há: pontos! Isso mesmo. Você (ou o casal) tem um perfil que segundo o processo irá dar X pontos. Se o perfil atingir uma determinada pontuação então podem imigrar senão atingir não pode. Simples né? Bem, sim e não, rs. Mas vamos entender tudo sobre esses pontos: no próximo artigo.

Não adianta nada você se animar com o processo do Quebec se sua profissão (ou a do seu parceiro se for o caso) não estiver nas lista de demanda. Na verdade existem outras categorias para se imigrar para o Quebec. 99% dos brasileiros caem na categoria: “ter a profissão na lista”. Porém vou colocar aqui todas as categorias para tornar o artigo completo.

Você pode imigrar para o Quebec se e somente se obedecer algumas dessas categorias abaixo (a em vermelho e negrito é a mais comum para os nós brasileiros se quiser pule diretamente para ela).

Resumidamente e sem maiores explicações para aplicar pelo Quebec você tem que se encaixar em pelo menos um desses critérios (pode ser mais de um critério porém um único critério é suficiente):

  • Residir temporariamente no Quebec como trabalhador temporário legalmente.
  • Residir temporariamente no Quebec como estudante estrangeiro em algum curso profissionalizante ou superior a este (universitário, CEGEP, etc). Resumindo: não pode ser curso de línguas. Tem que satisfazer algumas exigências e a principal delas é ter um CAQ (certificado de aceitação do Quebec para estudar). Entenda aqui: exigences relatives au dépôt (em francês).
  • Residir no Quebec de forma temporária em um programa de intercâmbio para jovens. Tipo aqueles que estuda 6 meses e trabalha 6 meses, etc. Porém tem que obedecer algumas exigências que você pode entender aqui: exigences relatives au dépôt (entre elas é ter um CAQ para trabalho temporário e ter sido aceito no Quebec pelo período ao menos de 1 ano).
  •  Ter uma oferta de trabalho no Quebec validada pelo MICC.
  • A outra opção bem rara é de ter um diploma Québequense ou equivalente (formado no Canada ou França). Além disso tem de obedecer também a isso: Você tem que ter obtido esse diploma no máximo há 5 anos, se ele tiver mais de 5 anos então deverá ter exercido uma profissão de pelo menos 1 ano ligada ao diploma nos últimos 5 anos.
  • Um dos cônjuges (ou no caso de solteiro) tem de ter uma profissão que permita receber de 6 a 16 pontos, resumindo: sua profissão tem de estar em uma das seguintes listas e marcada com o símbolo verde da “nike” na coluna do lado esquerdo onde diz: “Diplôme étranger”, se estiver na coluna de “Diplôme du Quebec” só servirá se você tiver se formado lá no Quebec, no Canada ou na França. Esta lista aqui: Profissões de 12 a 16 pontos é para pessoas que marcarão de 12 a 16 pontos dependendo da profissão. Como exemplo são geralmente as profissões de engenharia, enfermeiras, estatística e probabilidade, químicos, dentre outras… Confiram a lista… Já digo que informática não caiu nessa lista e sim na próxima que são para profissões que marcarão 6 pontos, veja aqui: Acesse o novo artigo de 2019 sobre as profissões para imigrara para o Quebec. Tem várias profissões por isso não vou dizer uma por uma. Alguns exemplos: Administração de Empresa, Informática, Nutrição, Contabilidade, Serviço Social, Matemática, etc.
  • P.S¹: O número de anos para obter o diploma aqui no Brasil tem que ser ao menos igual ou maior que o número de anos para obter o diploma no Quebec. Por exemplo: você se formou em alguma coisa em 2 anos e meio no Brasil e lá no Canadá leva-se 3 anos, então infelizmente seu diploma não servirá para imigrar.
  • P.S²: Você tem que ter obtido esse diploma no máximo há 5 anos, se ele tiver mais de 5 anos então deverá ter exercido uma profissão de pelo menos 1 ano ligada ao diploma nos últimos 5 anos.
  • PS³: Tanto faz receber 6, 12 ou 16 pontos. Se estiver em uma das duas listas você pode imigrar. E repito: se for um casal só precisa um dos dois ter uma profissão na lista. A quantidade de pontos vai ajudar na facilidade do processo (quanto mais pontos na profissão menos pontos você precisará na língua por exemplo).

Atenção: conforme dito acima (porém quero ressaltar) você deve PRIMEIRO DE TUDO ver se sua profissão se encontra em uma das duas listas: na de Acesse o novo artigo de 2019 sobre as profissões para imigrara para o Quebec ou na de 12 e 16 pontos. Se não souber sua profissão em francês use o Google Tradutor, descubra o nome dela em francês e procure na lista. Ela tem de estar marcada com o símbolo verde da “nike” na coluna “Diplôme Étranger”. Isso vale para as duas listas. Entenda melhor com a imagem a seguir:

listas de demanda de profissão do quebec  Espero ter ajudado mais uma vez quem está começando a pensar em imigrar para o Canada e deseja conhecer essa forma de imigração tão utilizada pelos brasileiros. no próximo artigo dessa série iremos tratar da Avaliação Online de Suas Chances de Imigrar e da Contagem dos Pontos. Aguardem.

Leia a Terceira Parte dessa série: Avaliando Suas Chances de Imigrar para o Quebec

Você pode saber mais sobre o processo quebequense no site oficial do Governo do Quebec: Processo Quebequense (em francês).

P.S.: Imigrar não é fácil. Por isso pense bem antes de tomar essa decisão difícil. Sairá um artigo sobre esse tema em breve.


Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

30 thoughts on “2- Guia Definitivo de Imigração para o Quebec! – Quem Pode Imigrar (Parte 2)

  1. Kátia: Olá desculpa a demora pois eu estava com alguns compromissos aqui em Montreal e fiquei sem poder acessar o site por duas semanas. Mas estou de volta. Vamos lá às respostas.
    Sua profissão está na lista do Processo Federal que está bem mais rápido que o processo do Québec. Seria mais interessante para você.
    Se informe aqui:

    Att,
    Rafael

  2. Boa noite Rafael,fiquei muito interessada na possibilidade de imigrar para o Canadá,estou tendo dificuldade em saber se a minha profissão e do meu marido está na lista,eu sou fisioterapeuta e ele forma daqui 10 meses em tecnólogo em logística e gostaria de saber se posso entrar no site oficial pra somar meus pontos e se conseguir quanto tempo eu tenho pra oficializar meu pedido.Muito obrigada e fico aguardando suas respostas.

  3. Ok meu caro! Muito obrigado pela atenção! Estou maravilhado com o site. Muitas informações em só lugar! Parabéns.

    Forte abraço.

  4. Bruno: As duas áreas tem bom mercado aqui, com certeza. Estudem as línguas para conseguirem um bom nível pois as profissões tem demanda porém é necessário falar as línguas bem para conseguir uma boa colocação e competitividade.
    Att,
    Rafael

  5. Olá Rafael, tudo bem? Espero que sim. Meu nome é Bruno, sou casado e eu e minha esposa temos como projeto imigrar em breve. Sou técnico em Telecomunicações e atuo na área há 11 anos. Estou me graduando em Eng. de Telecomunicações (3° de um total de 10 períodos), estudando inglês e planejando um curso de francês. Minha esposa é da área de beleza e pretendemos imigrar pra trabalho nas mesmas áreas de atuação aqui do Brasil. O que você teria a me dizer a respeito dessas áreas?

    Obs: gostei mto do seu site. É uma fonte riquíssima de informações.

    Forte abraço.

  6. Gilberto: De nada. Fico feliz que ajudei de alguma forma.
    Desejo muita boa sorte.
    Att,
    Rafael

  7. Rafael, muito obrigado pelos esclarecimentos! Ajudou muito! Vou começar o frances! Rs Estarei acompanhando o seu site e aguardando as novidades! Abraço!

  8. Gilberto: Obrigado pelos elogios. Fico muito feliz. Vamos às respostas:
    1- Sou enfermeiro formado a dois anos sem esperiencia na area, ñ falo frances mas “arranho” o imgles
    Minha namorada ( tem q ser casados?) tbm tem os mesmos requisitos e temos entre 25 a 28 anos. Termino a especialização em emergência e UTI em julho de 2014. Qual a possibilidade de conseguirmos imigrar?
    Você poderá imigrar sim. O mais prático e fácil seria o processo do Québec que adora enfermeiros. Aceleram a papelada para quem é formado em enfermagem. Mas para isso precisa aprender francês (não muito). Claro que depois recomendo que aprenda o máximo de francês possível. Mas para passar no processo como enfermeiro não precisa ser nenhum expert na língua, rs.

    2- A quem e quando procurar para iniciar o processo de imigração? Qual o inve$timento e o tempo para todo o tramite até chegar pra trabalhar no Canadá?
    Você vai procurar o BIQ do México. É para lá que você manda sua papelada. Você pode ter todas as informações que precisa no link do MICC (Ministério de Imigração do Québec). Tem em inglês, francês e espanhol. O link é esse: http://www.micc.gouv.qc.ca/fr/index.html

    3- Chegando lá o governo garante emprego ou subsidia o imigrante? Ganha cidadania? Qual o salário do enfermeiro lá?
    O governo não garante emprego e nem subsídios. O que o governo faz é ajudar na adaptação e integração. Mas conseguir emprego fica por conta do imigrante. Mesmo por que o enfermeiro não pode já chegar trabalhando. Tem que revalidar o diploma. O salário do enfermeiro exatamente eu não sei. Mas com certeza é bom, rs. Pois é uma área em demanda aqui. Procure na internet que creio que irá achar blogs de brasileiros enfermeiros aqui no Québec contando mais sobre essa área. Como não sou da área de saúde fico meio por fora.

    4- Ouvi dizer q o Quebec atualizou a lista e os critérios para imigração e será divulgado em agosto válido até março de 2014. Vc acha q isso pode dificultar muito no nosso processo de imigração?
    Pode dificultar para alguns. Não para os enfermeiros, rs. No mais irei fazer um artigo contando todas as mudanças ainda essa semana.

    Att,
    Rafael

  9. Olá Rafael, td bom?! Primeiramente parabéns pelo site! Fiquei entusiamado agora em morar no Canada! Mas quanto mais informação maiores são as dúvidas! Rsr Bem, as minhas são as seguintes:
    1- Sou enfermeiro formado a dois anos sem esperiencia na area, ñ falo frances mas “arranho” o imgles
    Minha namorada ( tem q ser casados?) tbm tem os mesmos requisitos e temos entre 25 a 28 anos. Termino a especialização em emergência e UTI em julho de 2014. Qual a possibilidade de conseguirmos imigrar?
    2- A quem e quando procurar para iniciar o processo de imigração? Qual o inve$timento e o tempo para todo o tramite até chegar pra trabalhar no Canadá?
    3- Chegando lá o governo garante emprego ou subsidia o imigrante? Ganha cidadania? Qual o salário do enfermeiro lá?
    4- Ouvi dizer q o Quebec atualizou a lista e os critérios para imigração e será divulgado em agosto válido até março de 2014. Vc acha q isso pode dificultar muito no nosso processo de imigração?
    Rsrs Por enquanto é só isso!! Desculpe se fui inconveniente com tantas perguntas! Obrigado desde já!!! Abraço!

  10. olá eu sou enfermeira e isso me garantiria estar na lista de profissões com 12 ou 16 pontos, no entanto na simulação fiquei com pontuação baixa devido ao fato de ser solteira, isto é realmente um ponto negativo?

  11. Olá, sou Mecanico de Aeronaves da empresa Azul linhas aereas a 6 anos e estou curioso para saber caso eu queira imigrar qual os passos que eu tenho que tomar?

  12. Eugenio: Claro! O mais importante é nosso futuro no Canadá. Eu mesmo não irei para nenhum outro canto no Canadá que não uma cidade no Québec pelo menos no começo. Eles me deram uma chance então darei uma chance a eles. Agora é óbvio que se eu receber uma proposta de trabalho em outra cidade (e a proposta for válida e interessante) eu aceitaria. Não é nada bom estar aqui sem trabalho e gastando em real o que vale em dólar, rs.
    Att,
    Rafael

  13. Eugênio: se você fizer o processo federal pode morar em qualquer província. Fazendo o do Québec também pode apesar de não ser ético para algumas pessoas. Pois você estaria enganando o Governo do Quebec.
    Att,
    Rafael

  14. Obrigado pelo retorno… Realmente, se entrar ajuda e muito. Tenho muita preferencia por Vancouver, mas o processo de Quebec é mais abrangente e gostaria de fazer Francês de qualquer forma. Entretanto, pelo que li, é possivel aplicar por Quebec e depois, com o retorno do processo Federal imigrar para qualquer provincia, é isso né?

  15. Eugenio: Sim a lista muda. Iria mudar agora em março porém decidiram adiar a decisão para julho. Vamos ficar na torcida para colocarem alguma das suas profissões na lista. Pode ser que sua profissão entre também na lista federa, quem sabe.
    Att,
    Rafael

  16. Rafael, boa tarde. Sou engenheiro de telecomunicações de formação (na verdade o curso é engenhria elétrica na modalidade de telecomunicações). também sou técnico em eletrônica e tenho MBA em gestão de serviços. O problema é que, pra todos estes cursos, hoje, está como diploma Du Quebec. Esta lista geralmente muda? Ou seja, posso voltar a ter chances?

  17. Bruna: eu acho que essa Técnica de Reabilitação Física está mais ligado à fisioterapia do que educação física. Por isso acho que não daria certo.
    Att,
    Rafael

  18. Rafael, tu saberia dizer se minha profissão pode ser equivalente a um curso técnico? Por exemplo, sou Professora de Educação Física e atuo na área de Fitness e Pilates, tem um curso técnico de 3 anos que eles aceitam que é “Técnicas em reabilitação física”, ai eu queria saber se vale a pena eu arriscar e tentar por essa profissão.. O que você acha?
    Obrigada!

  19. Rapaz aí você me pegou. Se os dois levam 2 anos e a diferença é de 200 horas “apenas” então acho que deve passar. Porém o principal é conferir as atribuições do profissional com esse certificado no mercado brasileiro e as atribuições do canadense lá. E conferir também a grade curricular e fazer a comparação. Mas a melhor saída seria fazer a comparação de estudos oficial do governo do Quebec e eles poderiam dizer exatamente onde o certificado brasileiro se colocaria no mercado do Quebec. Eles dariam a resposta exata e oficial se vale ou não como o mesmo certificado da tabela de domaines. Essa seria com certeza a melhor saída. E aproveitando em breve colocarei um artigo de como fazer essa comparação.
    Att,
    Rafael Alencar

  20. Rafael, e no caso de um certificado com menos horas de curso, mas o mesmo tempo exigido. Exemplo: na tabela de domaines é citado a necessidade de 1800 horas / 2 anos, e o certificado do candidato é de 1600 horas mas o período do curso é 2 anos ?
    Muito obrigado por sua ajuda, vc está de parabens por este site!

  21. Não é questão de chance e sim das regras deles. O curso no Brasil tem de ser equivalente ao do Canadá. A não ser que você imigre por outra forma ou arrume uma oferta de emprego.
    Att,
    Rafael

  22. Rafael, obrigado pela resposta. Só mais uma duvida: tenho extensa experiencia na área de atuação (+ de 10 anos), mesmo assim não tenho chance ?

  23. Infelizmente é isso mesmo. Se a diferença fosse pouco até daria. Você pode fazer um MBA ou uma pós (se puder) e imigrar assim…
    Att,
    Rafael Alencar

  24. Olá, tenho um diploma com 1240 horas de curso (Area de TI), mas na listagem de profissoes em demanda (codigo S149) é citado a necessidade de 1800 horas. Neste caso não posso tentar a emigração ?

  25. Olá! Se a formação/profissão estiver na lista e a coluna “Diplôme Étranger” estiver marcada para essa determinada profissão então você pode sim imigrar. Agora gostaria de saber onde estão essas profissões que dão zero pontos, rs. Procurei nas listas e não vi.
    Att,
    Rafael

  26. Olá, a lista de profissões autorizadas tem em suas últimas folhas profissões que garantem 0 (zero) pontos. Isso significa que podemos imigrar, mas não ganharemos pontos com a profissão ou que não podemos imigrar?

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.