Sistema de Transporte na ilha de Montréal

Olá pessoal,

Estive um pouco ausente os últimos dias por conta da correria do dia-a-dia. É muito frustrante isso, porque toda semana alguma idéia nova surge, um tema a se desenvolver e pela falta de tempo para articular o assunto , acabamos nos ausentando um pouco do site, Mas hoje é domingo! Rafael, meu marido,  está fazendo um curso e eu vou já fazer as compras da semana em um Marché perto de casa . Nesse meio tempo estive pensando, vou postar hoje no site!

Ontem mesmo fomos jantar com um casal de amigos e eu estava caminhando pela  Boulevard de Maisonneuve,observando as luzes de natal e agradecendo por estar nesse país tão maravilhoso que é o Canadá. Esse país tem me suprido de tudo. Alguns amigos me perguntam. – Andréia, o que você mais ama no Canadá e por que você acha que fez a escolha certa? Quando alguém me pergunta isso, me vem milhares de coisas à mente , a mesma mente que não conseguiria descrever tudo, pois moro no Quebéc. Então, por mais que me esforçasse para descrever as coisas boas desse país, ainda seria uma visão limitada, pois existe a parte inglesa também.Então são vários fatores para se levar em consideração. Estou há um ano e 3 meses aqui  já passei pela forte fase de adaptação do primeiro ano. Primeiro ano bastante difícil por sinal. Porém, prazeroso. Eu não escolhi o Canadá, costumo dizer que o Canadá me escolheu. kkkkkk( risos à parte). Pois caí aqui de para-quedas e aqui fiquei . O que é uma longa história.

Hoje vou articular sobre o sistema de transporte de Montréal- STM e o que eu penso acerca do mesmo.

A STM-( Sistema de transporte de Montréal), é uma rede de transporte coletivo que opera na ilha. O transporte funciona, é seguro , você pode acessar o aplicativo do celular e saber exatamente os horários que o transporte irá passar. Assim também como o metrô. Nossa casa  fica  a dois quarteirões do metrô. O que é maravilhoso!

Ônibus Montreal

Transporte adaptado.

Transporte adaptado

 

A diferença começa antes de pegar o ônibus, as pessoas fazem uma fila organizada e não precisa ninguém organizar essa fila, os cidadãos estão acostumados agir dessa maneira. Então, todos fazem a fila, esperam educadamente o ônibus e sobem. Coisa que no Brasil, eu era quase atropelada e empurrada para ter acesso ao transporte público.

Em cada parada de ônibus existe um cartaz com os horários  dos ônibus , assim não ficamos esperando sem saber que horas irá passar.

Pois bem, a segunda parte é : Quando entro no ônibus,  primeiro, recebo um sorriso do motorista e: “Bonjour Madame”! Na entrada se percebe o nível de serviço prestado. Na saída ” Bonne journée” o “Bonne soirée” se for à noite. Ah! Ia esquecendo,se o ônibus chega atrasado, o motorista pede desculpas pelo atraso : “Desolée Madame”. Genteeeee!! sem comentários. Lembrando que essa é maneira certa das coisas acontecerem, mas quando se vem do Brasil isso se torna algo que impacta à primeira vista. Infelizmente, sabemos que a realidade do nosso país é bem diferente e decidi não expor aqui, pois se você é brasileiro e está lendo esse texto sabe exatamente  do que estou falando.

Existe aqui uma lei que durante a noite, se as mulheres se sentirem amedrontadas de descerem em alguma parada de ônibus, ela pode pedir ao motorista para descer entre duas paradas após 08:00 pm.

Sem falar dos músicos incríveis que me deparo no metrô , tocando violino, harpa…logo de manhã.

Metro

Durante o inverno temos um abrigo dentro das paradas de ônibus. Foto abaixo:

Parada de ônibus

Outra coisa interessante é para utilisar o sistema de transporte de uma maneira bem mais prática, basta comprar o OPUS CARD que é uma carta com chip, que você pode recarregar todo mês pagando um valor único. Abrange somente metrô e ônibus dentro de Montréal.

OPUS CARD

Existe também a Gare de Montréal no metrô Bonaventure que é onde estão os lindos trens de Montreal e seus destinos maravilhosos, tema que será bem exemplificado na próxima postagem .

Um forte abraço para vocês !

Andréia

 

 

 

Veja também

2 Responses to Sistema de Transporte na ilha de Montréal

  1. Ola, fiz um video explicando tudo sobre transporte público aqui em Montreal e antes de fazer, dando uma pesquisada.. acabei encontrando o seu blog, muito bem explicadinho, muito bom, ganhou mais uma leitora, caso queira ver como o meu video ficou o video ta aqui o link: https://youtu.be/Dq6nJzqc2BI
    Sucesso!!
    Bjoos

Deixe o seu comentário