Profissão de Educação Física no Canadá

Boa noite amigos(as),

Bom, acho que já comentei nos posts anteriores que sou graduada em Educação Física e tenho especialização em Nutrição Esportiva pela Universidade Estadual do Ceará. Bem, este post é dedicado inteiramente aos meus colegas profissionais de Educação Física , que buscam atuar na profissão aqui em Montréal no Quebéc. Buscarei ser a mais realista possível o que concerne à nossa profissão.

Ao chegar na província busquei vários lugares para fazer minhas atividades físicas para observar como seria a dinâmica da profissão, a postura dos profissionais de Educação Física aqui e o que as empresas esperam de nós.

Primeira impressão que tive foi: Sabe aquele professor no Brasil que observa 5 ou 10 alunos ao mesmo tempo? Isso simplesmente não existe aqui. Quer uma ficha? Vai ter que pagar! Quer tirar uma dúvida sobre um exercício? Contrate um personal. As pessoas fazem atividade física sem supervisão, confesso do fundo do meu coração que fiquei impressionada, pois esperava mais zelo para com as pessoas e medidas preventivas de lesões e outros danos. Tendo em vista que o Canadá é um país de primeiro mundo. Mas aí, temos um paradoxo, o conhecimento das pessoas aqui em relação à nutrição e atividade física, são bem vastos, o que as tornam muito independentes.

Então esse foi o primeiro ponto negativo e ao mesmo tempo positivo, pois se valoriza o tempo do profissional. Se você quer algo personalizado, feito pra você,terás que pagar o profissional por cada hora que estiver com você.Negativo foi que , não existe fiscalização. Um amigo da academia pode ensinar você. Sem nunca ter lido fisiologia, biomecânica , anatomia , primeiros socorros e etc…

Segunda realidade um pouco dura. Sua formação no Brasil não vale muita coisa aqui não. Quando você vai à uma entrevista de emprego, você pode falar 4 idiomas, ter experiência de 10 anos no Brasil, ser especialista, ter participado e conferências e etc..mas se você não tiver feito o curso de 6 meses…Isso, 6 meses!!! Um curso da YMCA ou Fitpro que te habilita a ser personal trainer, você não será contratado. Ou seja, você não precisa de ser graduado para atuar como personal trainer. Faz esse curso de 6 meses e pronto.  Duro né?!  Vou disponibilizar o link da página da YMCA e dos cursos para quem estiver lendo e tiver interesse em saber mais.

YMCA-Du Quebéc

Link ( Lembrando que essa descrição é para o Quebéc)

https://inscription.ymcaquebec.org/Activities/ActivitiesAdvSearch.asp?UseLink=true&Course=true&AdvSearch=true&SectionId=38

Esses cursos são reconhecidos no resto do Canadá também!

Pois bem, então eu decidi fazer um curso de Pilates pela Stott Pilates e Succés Pilates meu curso  nas máquinas , Ambos muitos bons, porém o investimento é um pouco alto.  Foi a maneira que eu vi de me manter na minha profissão e aplicar conceitos de rehabilitação para os meus pacientes.  Outra novidade super , hiper, mega legal é que  você pode fazer parte de uma Associação que é comparado no Brasil à um Conselho, para emitir recibos que são usados pelas pessoas para pedir reembolso nos seus respectivos planos de saúde. No meu caso , por exemplo, sou Naturoterapeuta, tenho um número e um carimbo. Então cada vez que meu cliente faz uma sessão comigo, check up ou terapia, eu emito um recibo e essa pessoa pede reembolso no seu plano de saúde. Fato que nos ajuda muito, pois todo mundo acaba querendo usar seu percentual do ano do qual possuem direito.

ANQ-  Association des Naturothérapeutes du Quebéc ( Associação da qual faço parte)

http://www.anqnaturo.ca/en

anq-e1341615769160-150x150

Lembrando que existem várias outras associações, essa é só uma das que eu , particularmente, achei menos burocrática.

Então meu plano é colocar meu Estudio de Pilates o quanto antes e  continuar trabalhando no que amo, pois sei o quanto é importante para nós imigrantes , que nos preparamos tanto durante nossas vidas, atuarmos na nossa profissão e continuar na nossa carreira.

Ahh, é importante também pedir uma equivalência de estudos efetuados fora do Quebéc, muito mais pelo fato de que, se você quiser,  seguir carreira acadêmica, seu diploma possuirá uma opinião de um especialista comparando-se ao Quebéc. O que é de grande valia.

A minha formação, por exemplo, foi Licenciatura Plena( Abrange Bacharelado e Licenciatura) . Aqui no Quebéc, foi reconhecida como Licenciée en Éducation Physique. Algo que foi muito bom, meu curso foi reconhecido como curso superior e pude ingressar em uma associação na área da saúde. Em Algumas profissões ,as pessoas devem voltar à Universidade para cursar disciplinas consideradas válidas no currículo canadense, como odontologia, nutrição, medicina e etc…. Então, considero-me sortuda! Pois as portas estarão abertas para a Universidade para continuar meus estudos. Lembrando-se que para se cursar um Mestrado ou Doutorado, deve-se possuir seu TFI ( Test de Français International) no mínimo B2 , TOEFL ou IELTS, dependendo da universidade.

Escutei muita gente me desmotivando, falando que Educação Física não existia no Canadá, isso não é verdade. As pessoas pagam pela sua sessão e podem pedir reembolso pelo seguro particular delas que as empresas oferecem aos seus empregado. Muita gente trabalha com Ed Física e está satisfeita.

Outra coisa muito boa aqui no Quebéc, especificamente em  Montréal é que existe muito incentivo para ser empresário e não existe burocracia para se abrir uma empresa.

Se você faz até 33.000,00CAD por ano, você nem precisa declarar, será colocado no grupo de Petit Fournisseur. ( pequeno fornecedor)

Se você faz mais que isso, terá que cobrar os dois impostos, Federal e provincial ( Aqui no Quebéc) . Farei uma postagem sobre isso nos próximos dias. Como ser empresário no Quebéc e os órgãos de apoio. É muita coisa minha gentee!! LOL

Bom , espero que tenham gostado!!

 

Se você necessita  de uma assessoria personalizada , você pode enviar um e-mail para : practiquepilates@gmail.com

ou Acessem meu site! https://www.practiquepilates.com/

Para uma assessoria personalizada de como exercer a profissão de Ed Fisica no Canadá, click no link abaixo para uma consulta especializada do seu perfil e como atuar na sua área.

https://www.practiquepilates.com/book-online

13240769_10154193517206737_2718383993117786176_n

Membro da ANQ- Association des Naturothérapeutes du Quebéc

Insegnante Pilates .

 

 

 

Veja também

32 Responses to Profissão de Educação Física no Canadá

  1. Obrigado, Andréia, por compartilhar essas informações. Eu havia e desanimado bastante com a imigração justamente por causa do não reconhecimento do curso. Muito bom saber também que a área é reconhecida. Na verdade trabalho com musculação, tanto personal como em sala de academia. Se puder mais informações sobre esse tio de trabalho, eu agradeceria muito.
    Abraço.

  2. Ameiiii Muito obrigada pelas informações. Estava procurando no google e vc apareceu pra mim. Caiu do céu. Não penso em ir para Montreal por causa do françês mas vc já me deu uma luz. Acabei de fazer meu curso de Instrutora de Pilates aqui no Rio. Muitooo obrigada. Tudo de bom. bjbj

  3. Oi Andrea parabéns pelo blog, muito válido e esclarecedor sua matéria uma vez que não tem muita informação para educação física no Canadá, sou professora de educação física na área escolar e natação aqui no Brasil eu e meu marido estamos no processo de imigração. Quanto a equivalência de diploma acredito q seja uma processo demorado aí no Canadá ??? É esse curso de pilates e um investimento muito alto ?? À empregabilidade e boa??? Já havia pensado nessa opção porque como vc não me vejo trabalhando a longo prazo em outras área .. Aguardo resposta se possível abraços

  4. Andréia,obrigada …. Vc clareou minhas idéias, porém tenho intenções em trabalhar na área de esportes de rendimentos adaptados, você sabe me dizer se existe cursos p essa área,e se existe trabalhos nessa área????

    Aguardo informações…

    E obrigada por ser porta voz rs

  5. Andréa do céu, graças a Deus você apareceu com esse post, já estava desesperado com as noticias de que ai no Canadá Educação Física não é reconhecida, estou no 3º semestre de licenciatura de Educação Física, pretendo me formar ao mesmo tempo de intensificar meus estudos da linguá, para depois me mandar ai pro Canadá, Obrigado sua historia nos motiva muito.
    Parabéns !

  6. Oi Andrea, boa noite!

    Tudo bem?

    Adorei seu artigo, e ja faz algum tempo que eu e minha esposa conversamos sobre a possibilidade de tentarmos o processo de imigração para o Canadá! Só que fiquei bem desmotivado pois não vi a minha profissão na lista de profissões desejadas, como sou formado em Educação física como vc!

    Se não for tomar muito o seu tempo, gostaria muito que me desse alguns conselhos finque devo fazer e se realmente vc acha que vale a pena eu tentar! Estou com 34 anos e minha esposa 35!

    Te agradeço por tudo e pelo carinho!

    Meu e-mail é: phillipicoelho@gmail.com

    Atenciosamente,

    Phillipi

  7. Olá Andrea tudo bem! Primeiramente obrigado por compartilhar informações no intuito de ajudar outros a migrarem, muito gentil de sua parte. Segundo, bom saber que somos conterrâneos (Fortaleza-Ce) e que também estudamos Educação Física na mesma faculdade (UECE). Sou da primeira turma de Educação Física. Estou lutando nessa caminhada na tentativa de uma vida mais digna no Canadá. Mas minha esposa está relutante. Quero ir para Vancouver devido ao clima… Mas também estava preocupado quando ao mercado de trabalho. As academias contratam profissionais? Já que não há esse atendimento, dos alunos que frequentam (desfrutam dos serviços) da academia… Eu já me informei sobre as certificações internacionais de Personal, Nutrition, dentre outros. Mas o que me preocupa é conseguir o visto de imigrante ou estudante. Pois mesmo fazendo a certificação de Personal não poderei aplicar para visto de estudante, até onde sei, e enquanto faço o curso não poderei trabalhar em nenhuma profissão pois com visto de turista não arranjarei emprego. A questão é: como você poderia me ajudar quanto a isso? Desde já sou grato pela sua atenção. Felicidades e que Deus abençoe vc e sua família.

  8. Oi Andrea !
    Fazer o curso canfitpro já me abilita a exercer a profissão ??
    Ou seria necessário permissão de trabalho juntamente com o curso ?!
    Desde já obrigado !!!

  9. Olá Andreia, você me abriu um horizonte não explorado!!!! Querida gostaria de saber se ai no Canadá as pessoas praticam ginástica tipo jump, step, spining e dança, trabalho com isso a mais de 14 anos e amo dar esse tipo de aula, existe campo pra essa área?
    Desde já agradeço sua atenção.

  10. Andréia, entrei em contato com o canfitpro dizendo que meu gosto é mais voltado para a área de nutrição e eles me recomendaram o certificado HWL (Healthy Eating & Weight Loss Coach). Você sabe me dizer se funciona da mesma forma? Eu estaria habilitado a passar dieta aos clientes e trabalhar como se fosse um nutricionista? Obrigado.

  11. Adorei o artigo! Muito interessante e importante! Você sabe me dizer se fisioterapeutas passam pelo mesmo processo pra atuar na área, se quiser trabalhar com pilates por exemplo?

  12. Sim, o mesmo. Inclusive minha professora era fisioterapeuta( a formatrice).

  13. Não. Para levar esse nome nutricionista você tem que passar por um college e fazer parte do conselho. Mas isso é à nível de quebéc. Como eu disse, de acordo com a província que vc está, isso pode mudar consideravelmente. Mas fazendo esse curso, vc estaria habilitado a fazer parte de um conselho de naturoterapeutas , por exemplo, passar recibo e trabalhar como coaching em alimentação saudável. Vc pode sim!

  14. Andréia, primeiramente artigo muito legal e esclarecedor! Parabéns, vou acompanhar mais as postagens.Tenho uma dúvida em relação a CROSSFIT, você sabe se além do curso Level 1 da Crossfit (curso de coach obrigatório para todos países), tem algum outro curso necessário para dar aulas? Obrigado!!

  15. Tenho meu studio de pilates aki e na minha cidade e complicado viver com o real valor de Pilates, nao valorizam, e jogo me mandar pro Canada viu.

  16. Funciona sim, vc seria como um coaching em alimentação consciente! Veja a carga horária do curso. É importante.

  17. Oi Andreia, obrigada por dividir à sua expérience. Atualmente estou morando n’a Suiça, fiz uma formacao curtà n’a area de educação fisica adaptada. Aqui eles nao reconhecem o nosso diplôma de Educação fisica (o meu é como o seu). Então queria fazer meu mestrado no Canada, como eu deveria procéder antes de ir pro Canada? Vale à pena o mestrado ou melhor fazer o curso de 6 meses?
    Muito obrigada ! !

  18. Boa noite, sou graduada em Educação Física,tenho um curso de pilates completo aqui do Brasil, tenho chance de arrumar emprego ai no Canada? Gostaria de informações como posso Fazer a imigração para o Canada?

  19. Boa tarde, sou graduada em Educação Física, tenho curso completo de pilates aqui no Brasil, como faço para conseguir um emprego no Canadá?

  20. Obrigada Andreia, muito esclarecedor seu post..Parabéns
    Tenho mais uma dúvida, sou professora de karate vc tem conhecimento de como funciona para atuar aí e se tem campo?

  21. Oi Andréia! Tudo bem? Me chamo Rosa e vi que deixaste teu email para a Ticiane. Estarei te encaminhando um email com dúvidas! Um abraço!

  22. Muito obrigado pelas informações contidas em seu blog. Tenho formação plena em EF no Brasil e estamos nos organizando para migrar para o Canadá ano que vem. Gostaria de saber se preciso de um visto de trabalho para fazer esse curso que me possibilita trabalhar como PT aí? Qual visto preciso para fazer esses cursos? Enviei um email pra ti com mais alguns questionamentos. Gratidão pela ajuda e disponibilidade.

  23. Bom dia, Andréia!!!
    Parabéns pelo post, muito esclarecedor!!!
    Quanto é o curso de musculação???
    Att, Leo

  24. Ótimo texto. Me incentivou muito! Só não sei por onde começar. Onde procurar emprego, ou como ja ir praí com algo que eu posso ter certeza.

  25. Qual o curso ótimo post!

    Como faço para pedir equivalência de estudos ? Onde e como?
    Outra coisa, o que é necessário para se tornar Naturoterapeuta?

  26. Boa tarde Andreia!Sou graduada em Educação Física (Licenciatura), pela Universidade de Brasília (UNB) e Pós graduada em Ensino Especial e também Estudos do Lazer(UNB), trabalho há 23 anos no ensino especial rede pública (sou concursada no GDF),prestes a aposentar e meu esposo e eu estamos planejando ir para o Canadá,a princípio tínhamos pensado em Vancouver,mas gostaria de saber de vc se é possível nessa área de ensino especial(trabalho com educação precoce até “crianças” mais velhas),existe bom campo para trabalho,qual província seria melhor,teria como aplicar meu diploma para um possível residente permanente ?Se vc puder me passar algumas dicas agradeço.Obrigada,Jaqueline

Deixe o seu comentário