Nova Scotia anuncia nova categoria de imigração para o Canada que em tese é menos difícil de imigrar – Parte 3 (Informações Adicionais)

Nova Scotia anuncia nova categoria de imigração para o Canada que em tese é menos difícil de imigrar – Parte 3 (Informações Adicionais)

O Escritório de Imigração de Nova Scotia no Canada que é o responsável direto pelo novo programa de imigração da província que foi relatado aqui no Site Imigrar nos últimos dois artigos, soltou algumas informações adicionais em forma de Perguntas Frequentes (FAQ). Se você entrou no site atraído por esse artigo peço que antes de lê-lo, leia a primeira parte e depois a segunda parte. Pois esta é a terceira parte do artigo e começando por ela não será útil para quem deseja ou estuda imigrar para o Canada. Leia a primeira parte aqui: Primeira Parte do Processo de Imigração

Assim eles esperam diminuir ou mesmo acabar com algumas duvidas que cercam essa nova porta de entrada para o Canada. Andam falando por aí que o processo só teria 150 vagas e que já existiam 100 aplicações feitas por estrangeiros, dentre outras coisas. De qualquer forma não importa pois conforme relatado pelo Site Imigrar as vagas não são de quem chegar primeiro e sim de quem o Escritório de Imigração de Nova Scotia achar que está mais bem preparado para a vaga.

Por isso quem for aplicar e literalmente concorrer por uma das vagas tem que fazer um dossiê bem feito e bem preparado. Fiquem com a tradução (livre) do FAQ postado pelo Escritório de Imigração de Nova Scotia.

Informações Adicionais Sobre o Nova Scotia Regional Labour Market Demand Stream

Pergunta: Eu ouvi falar que existe um limite. Vocês já o alcançaram?

Resposta: Ainda estamos aceitando aplicações para todas as nossas categorias. Nós recebemos numerosas aplicações para o Nova Scotia Regional Labour Market Demand Stream e iremos nomear (dar a vaga) para 150 este ano. Os aplicantes bem sucedidos, os que serão nomeados, serão aqueles que: cumprirem todas as qualificações listadas no nosso guia, incluírem toda a informação e documentação necessária e mostrar sincero interesse de viver na Nova Scotia.

P:    O que acontece com a minha aplicação quando vocês alcançarem o limite de 150 aplicações escolhidas?

R: Nós daremos a opção de você retirar sua aplicação ou mantê-la para o próxima ano (boa notícia).

P: Quando saberemos se fomos aprovados ou não?

R: Nós mandaremos uma carta quando analisarmos sua aplicação para ver se ela está completa. Nós chamamos isto de “pré-análise”. Por conta do numeroso número de aplicações que estamos recebendo levará mais do que nossos habituais 3 meses ou menos. Por favor não nos contate para perguntar sobre a sua aplicação. Se você não tiver recebido uma resposta nossa então ainda não analisamos sua aplicação ainda. E ter que responder este tipo de questionamento leva tempo que poderíamos usar para processar seu dossiê.

P: Eu esqueci de acrescentar algo na minha aplicação, posso mandar agora ou eu devo reenviar minha aplicação?

R: Nós não aceitamos documentos “soltos” e preferência será dada para aplicações que foram entregues completas. Espere até receber um contato nosso antes de mandar algo.

P: Eu posso aplicar para este programa se eu não tenho ainda um emprego (oferta de emprego)?

R: Se você tem experiência e formação em uma ocupação que está em demanda, você pode se qualificar para esta categoria mesmo sem ter um emprego “no gatilho”. Veja a lista de ocupações em demanda em Nova Scotia que publicamos.

P: Meu emprego não está na lista de profissões em demanda publicada por Nova Scotia. Mesmo assim posso aplicar por esta categoria?

R: Você só será elegível se sua ocupação/profissão estiver na lista de profissões em demanda.

P: Eu preciso fazer o IELTS General mesmo já tendo o IELTS Academic?

R: Sim.

P: Eu já apliquei para outra província mas ainda não recebi resposta deles. Mesmo assim posso aplicar para esta categoria?

R: Se realmente deseja fazer de Nova Scotia sua casa no Canada você pode aplicar.

P: Eu preciso de uma consultoria ou advogado de imigração para aplicar por esta categoria de imigração?

R: Não, não é necessário. Mas você pode usar um consultor ou advogado se quiser. Fica à sua escolha.

P: Eu liguei para o Escritório de vocês e/ou mandei uma pergunta para o e-mail de vocês e ainda não obtive resposta. Quando terei a resposta?

R: Não estamos recebendo centenas de ligações e emails perguntando informações que estão no nosso site. Por favor leia o guia ao invés de nos ligar ou mandar e-mails.

Comentários

Então, quem quiser aplicar por esta categoria deve preparar muito bem o dossiê. Siga as dicas que dei aqui, leia o guia oficial deles com atenção. O bom é que você irá concorrer este ano e o próximo. E outra boa notícia é que qualquer um dos IELTS serve para a aplicação. E também mesmo quem já aplicou para o Quebec ou Manitoba (ou qualquer outra província) se ainda não tiver avançado junto a outra província então pode também aplicar para Nova Scotia.

Links:

Link Oficial: http://novascotiaimmigration.com/immigrate/regional-labour-market-demand/faq/

Conheça Nova Scotia: http://www.imigrar.com.br/imigracao-para-nova-scotia-canada-conheca-halifax/

Entrevista com um brasileiro que mora em Halifax: http://www.imigrar.com.br/imigracao-nova-scotia-canada-entrevista-brasileiro-mora-halifax/

Procurar emprego em Nova Scotia: www.indeed.ca

Site da Prefeitura de Halifax: http://www.halifax.ca/

 

10 Responses to Nova Scotia anuncia nova categoria de imigração para o Canada que em tese é menos difícil de imigrar – Parte 3 (Informações Adicionais)

  1. oi Rafael. Você já alguma notícia das novas mudanças no processo de Quebec?
    obrigada

  2. Ola, gostaria de saber se apos reunir todos os documentos tenho de enviá-los para algum consulado, como acontece em Quebec ??
    outra pergunta, eu ainda estou estudando francês, e eu não falo inglês, sou formado como técnico químico, e curso superior de fisioterapia, caso seja eu aceito, poderei terminar meus estudos, francês/inglês e curso superior la, ou tenho que primeiros conclui-los aqui ?
    e como e onde posso fazer a prova de conhecimentos em francês aqui no brasil, ou somente fora do pais ??
    desde já obrigado.

  3. Raquel: já sim. Não teve mudança alguma. :) Vai continuar as mesmas regras e lista de profissões em demanda.
    Att,
    Rafael Alencar

  4. Olá Rafael me esclarece uma dúvida sobre o NOC 0, A ou B.

    Eu queria saber se para eu me “enquadrar” para Nova Scotia dentro das profissões em demanda eu tenho que lá na tabela do NOC de Nova Scotia “levar em consideração”:

    – A minha formação acadêmica em Tecnólogo em Gestão de TI (2 anos e meio)?
    ou
    – O que está assinado em minha carteira de trabalho (Analista de Sistemas Jr)?

    Estou com essa dúvida pois não sei ao certo se procuro pela minha faculdade ou o meu registro em carteira de trabalho (CTPS) aqui no Brasil lá na tabela do NOC.

    Abraços.

  5. Jhean: Você só precisará mandar os documentos para a província de Nova Scotia. Se você for aceito poderá terminar os estudos lá. Porém eles querem pessoas que vão para trabalhar e não para estudar.
    O teste de conhecimentos em francês pode ser feito em qualquer Aliança Francesa no Brasil.
    Att,
    Rafael

  6. Carlos: É a profissão que você exerce e não a da formação. Se a sua profissão está na lista deles não precisa procurar NOC pois as que estão na lista deles já são as que tem NOC 0, A ou B.
    Att,
    Rafael

Deixe o seu comentário