Minha segunda viagem no Canada – Conhecendo Gatineau – Quebec

Minha segunda viagem no Canada – Conhecendo Gatineau – Quebec

Nesse post irei falar da minha segunda (na verdade terceira, rs) viagem no Canada. E foi justamente para essa curiosa cidade chamada Gatineau que fica no Quebec porém podemos dizer que faz parte de Ottawa.

É meio estranho imaginar duas cidades separadas apenas por uma ponte onde em uma se fala inglês e na outra se fala francês, rs. Porém é exatamente o que ocorre aqui. Claro que as duas tem bilíngues, muito mais em Gatineau do que em Ottawa é verdade. Eu poderia ter feito um post só para as duas cidades porém não seria justo. Principalmente para quem fez o processo do Quebec e tem Gatineau como uma das opções de residência dentro da Belle Province (que é o meu caso).

Gatineau é uma cidade quebequense que fica na divisa com a provínica de Ontário e fica na região de Outaouais (que quer dizer Ottawa em francês, rs) e tem uma população de 265.349 habitantes. A língua oficial como não poderia ser diferente é o francês.

É uma cidade muito linda e agradável. Ela sozinha e por si só poderia ser considerada uma cidade pequena mas não podemos descartar a sua vizinha. Ottawa-Gatineau por exemplo ficou por muitos anos no primeiro lugar de melhor cidade para se viver no Canada. E se o Canada é um dos melhores países para se viver no mundo então podemos deduzir que morar em Ottawa-Gatineau é morar em uma das melhores cidades do mundo, sem dúvidas.

E não digo isso só pelo ranking (esse ano as duas cidades foram separadas sabe-se-lá-porque) e sim por ter estado lá e ter viso a qualidade de vida que gritava na minha cara enquanto eu estive por lá.

Não é só Ottawa que é linda, verdinha, organizada e com muitos locais públicos de qualidade. Gatineau herdou tudo isso da sua vizinha. Aliás Gatineau tem um parque gigante muito bem cuidado e grande parte dele fica na borda do rio. Tive o privilégio de andar de bicicleta neste parque. Realmente foi um passeio muito agradável.

A cidade em si é bem organizada com avenidas largas e muito espaço. Ruas planejadas com árvores no meio. Um paraíso. Certamente eu moraria lá fácil, e talvez more, rs. Ainda há muito espaço para crescimento pois existe muitos terrenos que poderiam ter casas. Porém talvez o charme de Gatineau fique no fato de ser uma cidade pequena ao lado de uma cidade grande. E se ela ficar assim talvez seja melhor.

Muitas pessoas moram em Gatineau e trabalham em Ottawa. Claro que é possível morar e trabalhar em Gatineau. Na verdade o centro da cidade me surpreendeu. Pensei ser bem menor porém ao chegar lá vi vários prédios e estabelecimentos. Imaginava Gatineau mais como uma cidade pequena e sem muitos prédios e estabelecimentos mais como um lugar para viver e morar enquanto todos os prédios ficavam em Ottawa. Ledo engano.

Posso dizer que Gatineau realmente não tem muitas atrações turísticas porém se a pessoa for conhecer Ottawa com certeza não custa nada dar uma esticada até Gatineau. Que tem um museu muito lindo e o Parque de Gatineau que é gigante e maravilhoso.

Como já disse eu moraria fácil em Gatineau. Fica no Quebec e pode ser considerada como uma ótima opção para quem fez o Processo de Imigração do Quebec e não escolheu ainda onde irá se estabelecer.

Agora fiquem com as fotos. Não tirei muitas pois eu conheci Gatineau de bicicleta e ficava meio chato de ficar parando toda hora para tirar foto. Não chato para mim mas para o meu parceiro de viagem um coreano que estuda francês na mesma escola que eu.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja também

18 Responses to Minha segunda viagem no Canada – Conhecendo Gatineau – Quebec

  1. Muito bom Rafael, aposto que cada cidade que visita, ajuda ainda mais na duvida de qual cidade morar.
    Qual a proxima cidade que voce pretende visitar?

    abraços

  2. Muuuito obrigado pelos seus últimos dois posts, Rafael. Me serviram demais.

    Agora tenho quase certeza que minha escolha será mesmo por Gatineau. Eu achava que ela seria feia e com pouca estrutura, mas ainda bem que você me mostrou o contrário.

    Valeu mesmo!

  3. Guilherme: Olá! Realmente cada cidade que visito me deixa com mais vontade ainda de conhecer todas, rs.
    Acho que as próximas em vista são: Halifax, Toronto, Kingston e Trois-Rivières
    Mais assim que der quero conhecer Winnipeg, Calgary e Edmonton!
    Att,
    Rafael

  4. Giovanni: Com certeza você não irá se arrepender! E será mais uma casa onde poderei almoçar de graça quando visitar Gatineau, rs.
    Fico feliz com os elogios.
    Att,
    Rafael

  5. Giovanni: huahauha! Eu estava brincando! Porém é claro que adoraria ter um bate papo com vocês!
    Espero que venham logo.
    Att,
    Rafael

  6. Rafael, que linda essas cidades, uma mais linda que a outra. Não vejo a hora de conhece-las.
    Eu estava lendo seus artigos, pra mim só falta fazer o TCF-Q, e enviar. Mas tenho dúvidas quais documentos preciso traduzir para dar entrada no CSQ. Para o processo federal de Quebec eu anotei, mas pra o CSQ não sei quais. obrigada

  7. Rafael aproveita que você prentende ir em Halifax, e ja que ta no caminho da uma passada em Fredericton, tenho um certo interesse nessa cidade kkkk, alem de Winnipeg, brincadeiras a parte, o preço das passagens são caros?

  8. Raquel: É só seguir o link que lhe passarei e lá diz direitinho o que precisa e não precisa mandar. O que precisa ser traduzido e certificado, etc.
    É aqui: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/dcs/documents-dcs-fr-dyn.pdf

    Se não entender ainda muito bem o francês então você pode olhar esses dois tópicos onde debateram isso: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/2/5622.html e http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/19.html?p=60243#p60243

    Att,
    Rafael

  9. Guilherme: Fredericton?! kkkk Não sabia nem que esta cidade existia. O pior que como parece que irei de carro de Montréal até Halifax há sim possibilidade de passar em Fredericton, rs.
    Os preços das passagens em comparação com o Brasil não são caros.
    Att,
    Rafael

  10. Que isso Rafael, Fredericton é a capital de New Brunswick kkk, e olhando aqui parece ser caminho hein.

  11. Guilherme: Você tem razão! Eu jurava que a capital de New Brunswick era Saint John. Mais na verdade Saint John é a maior e principal cidade de lá porém não é a capital!
    Att,
    Rafael

  12. Rafael, obrigado pelas fotos, maravilhosas, realmente é uma cidade que moraria fácil, imaginei minha pequena filha correndo pelo parque rsrsrsrrs

  13. Rafael, já foi pra Trois-Rivières? Tem previsão?

    É o relato que mais espero, afinal ela está encabeçando minha lista.

    Enquanto não chega o pedido de exames, vamos admirando seus relatos.

    Um abraço

  14. Ricardo: eu vou sim. Acho que o próximo mês. Na verdade passei por lá quando vim do Québec (por escolha própria). Mas apenas passei não parei e fiz pesquisas e análises, rs.
    Mas vou sim! Fique no aguardo.
    Att,
    Rafael

  15. Olá Rafael, já ouviu falar de Sherbrooke? Pensa em visitá-la também? =]

  16. Rômulo: Olá desculpa a demora pois eu estava com alguns compromissos aqui em Montreal e fiquei sem poder acessar o site por duas semanas. Mas estou de volta.
    Vou visitá-la em breve e farei um artigo com certeza!
    Att,
    Rafael

Deixe o seu comentário