As melhores cidades para se viver no Canada em 2014 (ranking)

As melhores cidades para se viver no Canada em 2014 (ranking)

A prestigiada MoneySense acaba de publicar o seu ranking de 2014: As melhores cidades para se viver no Canada. E você verá agora aqui no Site Imigrar.

Melhores Cidades Para se Viver 2014 banner

Já publicamos aqui o ranking das Melhores Cidades Para se Viver no Canada em 2012 e em 2013. E agora vamos contemplar o ano de 2014, que acabou de ser lançado. Trata-se de um dos principais e mais prestigiados do Canada. No final do artigo você poderá encontrar os links para os rankings passados para poder inclusive fazer uma comparação.

Comentários

A própria MoneySense aponta que as surpresas desse ano são as cidades médias para pequenas. Algumas cidades que não são famosas e muito menos grandes estão se desenvolvendo e contando hoje em dia com estruturas de cidades grandes. Chamam atenção principalmente as cidades-satélites (cidades pequenas que ficam ao redor de cidades grandes).

O melhor exemplo é justamente a primeira colocada no ranking: St. Albert. Que é uma cidade que fica nos arredores de Edmonton na província de Alberta. Aliás a província de Alberta está muito bem representada no ranking pois os três primeiros colocados são de lá. Inclusive entre as grandes cidade do ranking, no segundo lugar geral ficou Calgary (Alberta).

Não é de menos. O dinheiro está lá em Alberta. Aliás, o dinheiro está literalmente jorrando por conta do petróleo.

A província do Québec também está bem representada nesse ranking. E algumas cidades da Belle Province estão bem colocadas.

Não posso falar de todas as cidades do ranking é óbvio (pois são 201). Porém como no ano passado irei falar das principais (as maiores e com relevância na imigração para o Canada e Quebec).

Calgary, Alberta – Este ano ela ficou em segundo lugar. Ano passado ela ficou em 1º.

Ottawa, Ontário – A campeã de muitos rankings de anos passados está em 4º. Ano passado estava em 6º. Continua uma ótima opção para quem pretende imigrar para o Canada além de ser linda.

Edmonton, Alberta – Ficou em 8º. Uma ótima posição e outra boa opção em Alberta. No ano passado ficou em 11º.

Regina, Saskatchewan – Ficou em 9º lugar. O dinheiro também está jorrando em Sask. E em breve será contemplado um artigo sobre a imigração para essa província. Ano passado ficou em 17º.

Winnipeg, Manitoba – Essa importante cidade para muitos leitores do Site Imigrar (por ter um processo menos complicado de imigração) ficou com o 19º lugar. No ano passado ela ficou com a 16ª posição. Uma boa posição tendo em vista que são 201 cidades.

Halifax, Nova Scotia – Ficou com o 26º lugar. Ano passado foi 20º. Ainda continua linda e eu moraria lá fácil, rs.

Toronto, Ontário – Essa famosa e conhecida cidade ficou em 32º lugar. Lar de muitos imigrantes é sempre uma opção. Eu particularmente não gosto de cidades muito grande. Ano passado ela ficou em 28º.

Quebec, Quebec – Ficou com o 10º. Ficou em 51º lugar ano passado. E no ano retrasado tinha ficado em 23º. Conforme disse no artigo de 2013 fico pensando o que aconteceu para tantas subidas e descidas?! A cidade continua a mesma, sem grandes mudanças e diga-se de passagem muito linda, tranquila e habitável.

Vancouver, BC – A famosa cidade ficou em 39º lugar. Ano passado ficou em 52º. Apontando uma melhora. Uma boa opção para quem quer escapar do frio já que lá faz menos frio do que em outras grandes e conhecidas cidades. Vale ressaltar que muitas pequenas cidades que ficam nos seus arredores ficaram em melhores posições.

Montreal, Quebec – Este ano ela caiu, ao contrário do ano passado que ela tinha ganhado algumas opções. Ela ficou em 169º. Ano passado ela ficou em 134º. Ainda tem muito para melhorar, principalmente levando em conta que é a minha casa por enquanto. Como eu disse no ano passado eu ainda não sei se morarei lá “para sempre”. Porém deixo registrado aqui que adoro morar em Montreal.

Brandon, Manitoba – Outra boa opção de Manitoba, esta simpática cidade ficou em 42º. Ano passado ficou em 91º.

Metodologia

A metodologia dessa vez não foi mudada (eles mudaram a metodologia de 2012 para 2013). A única “diferença” foi que aumentou de 200 cidades para 201.

Um total de 103 pontos foram distribuídos. Estes estão divididos assim:

Andar/Pedalar para o Trabalho: 6 pontos – Representa a porcentagem de pessoas que vão ao trabalho pedalando ou andando. Melhora o trânsito, a saúde da população, o meio-ambiente, etc.

Temperatura: 10 pontos –  2 pontos para a taxa ideal de precipitação da chuva, 3 pontos pontos para número de dias com chuva, 1 ponto para dias com qualquer tipo de precipitação, 3 pontos para dias abaixo de 0º grau ,  e 1 ponto para dias abaixo de 20º C;

Crescimento da População: 8 pontos – O crescimento não pode ser muito baixo pois isso significa menos oportunidades de emprego, comércio, etc. E também não pode ser muito alto pois cria problemas para a cidade atender e providenciar serviços para a população.

Desemprego: 10 pontos – Precisa explicar? rs

Habitação: 12 pontos – 6 ponto pelo preço médio das casas e 6 pontos pelo tempo que se leva para comprar uma casa.

Renda Média da Família: 5 pontos

Renda Discricionária: 5 pontos – É a renda da família ajustada a fatores como custo de vida e pagamento de impostos.

Carros Novos: 2 pontos – Quantos carros são modelos de 2010 a 2012 no total de veículos da cidade. (Isso indica vários fatores como o poder de compra, etc).

Imposto de Renda: 3 pontos – Quanto a pessoa paga de imposto de renda combinando o imposto de renda federal e provincial (ou territorial). Quanto menos pontos aqui é melhor.

Imposto sobre a venda: 1 ponto – Quanto a pessoa paga de imposto sobre a venda de algum produto ou serviço (imposto provincial ou territorial). Quanto menos pontos aqui é melhor.

Crime: 7 pontos – Taxa de Crimes Violentos dá 2 pontos, a taxa do total de crimes por cada 100.000 habitantes dá mais 2 pontos e o índice da taxa de crime severos dá mais 2 ponto. A nova categoria de taxa de criminalidade de 5 anos dá 1 ponto. Quanto menos pontos aqui é melhor.

Médicos: 5 pontos – Número de médicos e especialistas por comunidade junto com a taxa de médicos por cada 1.000 habitantes.

Profissionais de Saúde: 4 pontos – Porcentagem de pessoas em cada cidade que estão empregadas na área de saúde.

Trânsito: 5 pontos – Baseado na porcentagem de trabalhadores que utilizam transporte público.

Facilidades: 6 pontos – 2 pontos para hospital, 1 para universidade, outro ponto para college (cidades que ficam perto de grandes centros com faculdades e colleges também ganham os pontos) se houver, 0,5 pontos para cidades que tiverem um cinema, e um máximo de 1,5 pontos por estar até 50 km de um aeroporto, 1 ponto por estar a 100 km de um aeroporto e meio ponto (0,5) por estar a até 100 km de um aeroporto.

Cultura: até 5 pontos – Baseado na porcentagem de pessoas empregadas em artes, cultura, recreação e esportes.

Top 10 das Melhores Cidades Para se Viver no Canada em 2014
Top 10 das Melhores Cidades Para se Viver no Canada em 2014

 

Espero que este post seja útil para muitas pessoas. Utilize esse ranking para conhecer melhor a cidade (ou cidades) que você pretende imigrar no Canada ou Quebec. Quem não tem uma cidade fixa pode usar esse ranking para tomar a decisão. Sem tirar que você pode começar a considerar morar nos arredores de uma grande cidade ao invés de morar na grande cidade.

O ranking completo propriamente dito está aqui: http://www.moneysense.ca/canadas-best-places-to-live-2014-full-ranking

Para acessar informações e matérias da MoneySense sobre a pesquisa acesse: Melhores Cidades Para se Viver no Canada de 2014.

Para ver o ranking de 2013 e compará-lo com o de 2014 acesse: Melhores Cidades Para se Viver no Canada de 2013

Veja também

8 Responses to As melhores cidades para se viver no Canada em 2014 (ranking)

  1. o dinheiro de Alberta so nao ta jorrando pois é petroleo oriundo do sable bitumineux, coitado do meio ambiente :-(

  2. Que legal!! Mesmo pensando que Vancouver estaria melhor colocada…

    De qualquer forma acredito que teríamos melhor qualidade de vida em boa parte (se não em todas) das 201 cidades do que no Brasil… rsrs

  3. cartier love anelli imitazione

    cartierlovejesduas Parabéns Prof . Felipe Aquino seus artigos são esclarecedores e emocionantes, moro no cariri Paraibano peço a benção a meu pai e minha mãe todos os dias logo quando acordo, depois de ler esse belíssimo artigos irei valorizar muito ma…

Deixe o seu comentário