Imigração Quebec – Francização Parcial – Onde e como fazer. Calendário. Descrição e mais (Parte 2)

Imigração Quebec – Francização Parcial – Onde e como fazer. Calendário. Descrição e mais (Parte 2)

Vamos continuar a série sobre a Francização Parcial. Neste artigo aprenda sobre: Quem pode fazer? Como se inscrever? Onde estudar? Duração, horário e calendário. Descrição do Curso e Ajuda Financeira.

Francização - Quebec - Canada

Esse artigo é uma continuação. Se você não leu a primeira parte então acesse aqui: Francização Parte 1. Já foi publicado aqui no site três artigos sobre a Francização a tempo completo (ou tempo integral) e colocarei os links para estes artigos no final desse post.

Quem pode fazer?

Você é admissível na Francização a tempo parcial se você:

  • residir no Quebec;
  • não ter um conhecimento muito bom do francês para a vida cotidiana no Quebec;
  • ter 16 anos ou mais;
  • não ter utilizado o máximo de 1800 horas de curso de francês oferecido pelo MICC (Ministério de Imigração do Quebec) (a francização online conta para essas 1800 horas); e
  • ter um status de imigrante que permita você participar do curso (ter um CSQ já é o suficiente).

Como se inscrever?

A inscrição se faz diretamente nos organismos comunitários parceiros do MICC (vou colocar o link logo abaixo). Para estudar nos Cégeps ou nas universidades o MICC se reserva ao direito de inscrever os estudantes segundo seus próprios critérios.

Para se inscrever se comunique com algum parceiro do MICC (link abaixo) para ver se se enquadrará nas suas necessidades. Baixe o formulário: “Demande d’admission et d’inscription aux cours de français à temps partiel” preencha-o, imprima-o e mande ao parceiro do MICC de sua escolha (link do formulário a seguir).

Clique aqui para a: Lista de Organismos Comunitários Parceiros do MICC (divididos por cidade)

Clique aqui para o: Formulário de Admissão e Inscrição no Curso de Francês

Duração, Horário e Calendário

As sessões tem uma duração de 11 semanas e começam em datas fixas, geralmente a cada 3 meses. A sessão de verão dura menos: 7 semanas.

Conforme dito no primeiro artigo os horários são variados. É possível achar uma boa variedade de horários. De manhã, após o meio dia, de tarde, de noite e aos fins de semana.

O seu nível é que determinará qual curso você irá seguir e a duração deste. Para saber seu nível você fará um teste antes do começo das aulas.

Calendário

Ressalto que o calendário disponível atualmente só vai até 23 de junho. O do próximo período ainda será liberado. Assim como a Francização Integral se você chegar após o dia 08 de abril provavelmente você não poderá se inscrever na francização parcial até o dia 23 de junho.

Então se não quer ficar parado e sem a Francização Parcial então chegue antes do dia 08 de abril ou após dia 23 de junho pois as próximas turmas começarão um pouco após esta data.

Para acessar o calendário que cobre nosso período você pode entrar nesse link: Calendário 2012 a 2013

Descrição do Curso

O conteúdo do curso de francês em tempo parcial é dividido em três blocos que correspondem globalmente aos cursos FIA 330-1, FIA 330-2 e FIA 330-3 do curso de tempo integral.

O número de horas de ensino da Francização Parcial é menor que os da Francização Integral (é óbvio). Os blocos são subdivididos em dois módulos para melhor repartir os conteúdos.

Para ter uma ideia sobre o conteúdo de cada bloco você pode acessar os links: Conteúdo do Bloco 1Conteúdo do Bloco 2Conteúdo do Bloco 3.

Ajuda Financeira

Não… Você não receberá para estudar como acontece com a Francização em tempo completo. Mas quem tem filho poderá receber ajuda para pagar a creche.  Até $7 dólares por criança, por dia. Para ver as condições acesse aqui: Ajuda Creche para Francização Parcial

Conclusão Final

Conforme já dito a Francização Parcial é uma ótima maneira de ir adiantando a adaptação com o Quebec. Ao invés de ficar esperando aqui no Brasil você tem a opção de ir estudar francês e o cotidiano do Quebec de graça no curso oferecido pelo MICC.

As regras da Francização Integral também valem para a Francização Parcial, ou seja, você terá que se comportar na sala, não poderá faltar mais do que 5 vezes, etc. Leia o artigo da Francização Integral para ver as “regras” de comportamento.

Uma boa dica é fazer algum curso particular de manhã e a francização parcial de noite. Já pensou no avanço que isto daria no francês?

Para ler sobre a Francização Integral entre aqui: http://www.imigrar.com.br/category/francizacao/

Veja também

2 Responses to Imigração Quebec – Francização Parcial – Onde e como fazer. Calendário. Descrição e mais (Parte 2)

Deixe o seu comentário