Imigração para Nova Scotia (Canada) – Entrevista com brasileiro que mora em Halifax há 5 anos

Imigração para Nova Scotia (Canada) – Entrevista com brasileiro que mora em Halifax há 5 anos

Irei publicar uma entrevista simples (pois não queria perturbar muito o Eri, rs) que fiz com Eri Bastos um brasileiro que mora em Halifax – Nova Scotia – Canada há 5 anos.

Imigrar Canada através de Nova Scotia - Cidade de Halifax

Ele escolheu morar em Halifax desde o começo e irá dividir e compartilhar conosco sua experiência na cidade que ele escolheu para viver e trabalhar. As dicas são valiosas não só para quem vai tentar encarar o processo de Nova Scotia porém para quem irá pelo processo federal ou qualquer outro processo.

Agora vamos ao que interessa (“perguntas” em negrito):

Se apresente para os leitores do Site Imigrar.

- Eri Bastos, paulistano, 33 anos, IT Services Manager
Há quanto tempo está no Canadá? E desse tempo há quanto tempo está morando em Halifax?
- 5 anos de Canadá, os 5 em Halifax.
Qual processo e imigração utilizou para imigrar?
- Processo federal
Porque escolheu Halifax?
- Durante nosso processo procuramos definir alguns critérios para nosso destino:

  1. Não ser um destino popular entre imigrantes
  2. Ser uma cidade de pequeno a médio porte (trauma de paulistano)
  3. Ter um clima razoável (considerando a média canadense)
  4. Ter cobertura de saúde desde o primeiro dia
  5. Não ter nenhuma lei racista (to falando de cachorros, já que tenho 3 rottweilers)
  6. Não ter limite de animais por residência (total de 4 cachorros)

Com todos os parâmetros considerados Halifax foi a nossa decisão.

 

O que acha de morar aí?

- Considerando as personalidades minha e da minha esposa é sensacional morar aqui. A cidade tem o tamanho certo, apenas o número ideal de pessoas para o trânsito ser aceitável, não ter fila nas lojas e serviços e pelo menos uns 2 mercados e uma meia dúzia de restaurantes 24 horas.
As pessoas são muito educadas e gentis (os canadenses de outras regiões acham o povo daqui educado, então isso te dá uma idéia) e existe um bom senso de comunidade.
É uma cidade tranquila, segura e tem uma imensa área rural (onde moramos). Pra quem gosta de água o que não falta são lagos e acesso ao mar. O waterfront em downtown é uma coisa que não cansa.
Muitos parques municipais, provinciais e federais, 90% deles dog-friendly (a maioria permitindo cães sem guia/coleira). Um prato cheio para quem gosta de hiking, trekking, geo-caching, caça e pesca.
A cidade é linda (principalmente no verão) e muito bem cuidada. A prefeitura faz um serviço bem decente de manter as ruas acessíveis durante tempestades de neve. São poucas as vezes que eles não dão conta de manter a neve sob controle.
Recomendaria Halifax para outras pessoas que estão imigrando para o Canadá? Quais as vantagens e desvantagens de se morar aí?
- Depende. Minha personalidade é bem diferente da maioria dos brasileiros (um dos principais motivos de eu ter ido embora). Por exemplo, eu acho vantagem que tem poucos imigrantes aqui comparados com outras regiões. Meus amigos são todos canadenses da gema. Brasileiro é uma coisa que quase não se ouve a respeito. Ouvi falar de mais um casal aqui e conheci uma moça casada com um canadense. Pessoas que ficam homesick e querem estar se relacionando com outros brasileiros não vão gostar daqui. Considero uma enorme vantagem que nós nos relacionamos quase exclusivamente com canadenses. Eles não são tão frios quanto as pessoas acham depois que você quebra a barreira inicial. E ao contrário de outros países xenofóbicos aqui sempre tivemos uma boa recepção. Aliás, consideram nosso horrível sotaque “very cute”.
Também gosto do fato de ser uma cidade pequena, sossegada. É uma cidade universitária e militar (base naval do leste é aqui) então durante o verão os estudantes vão embora pra casa e o sossego fica maior ainda.
Não falta espaço aqui. Pra mim morar num apartamento simplesmente não é uma opção, mas achar uma casa (afastada da cidade, verdade) não foi difícil.
 Em outro aspecto, quem gosta de frutos do mar vai gostar daqui. Lagosta a preço de frango algumas épocas do ano. ;)
Desvantagens aqui: Maior imposto entre todas as províncias, uma das menores médias salariais entre todas as províncias, gasolina mais cara entre todas as províncias. (Percebem um tema aqui?)
Transporte público é bom, mas cobre uma região limitada. Quem mora em regiões mais afastadas precisa de carro.
Também sinto falta de algumas lojas e restaurantes mais bacanas.
Como é o mercado de trabalho? É “fácil” (nunca é fácil, eu sei, rs) arrumar trabalho?
- De novo, depende. Quando mudamos estávamos conscientes de que era uma vida nova, do zero. Quando não se tem nada qualquer trabalho serve. Minha esposa pegou um emprego na The Bay duas semanas depois que chegamos. Eu demorei um pouco mais pra conseguir, pois queria em IT e meu primeiro emprego foi bem abaixo do nível do meu último emprego no Brasil.
Então trabalho não falta. Seja em loja, lanchonete ou em serviços. Agora, se estiver atrás de algo específico e fizer questão de manter um certo status (não quer se “rebaixar”), recomendo fortemente fazer uma pesquisa profunda antes.
Ser fluente em inglês é essencial e você raramente vai encontrar alguém que fale francês.
Como é o clima (temperatura) em Halifax?
- Excelente! (comparada com o resto da Canadá). No momento (começo de Fevereiro, em pleno inverno) está -7.oC com sensação térmica de -12.oC. Esse inverno já chegou a fazer +8.oC num outro dia.
Desde que chegamos aqui nunca caiu abaixo de -20.oC. No verão é bem agradável também, ficando por volta de uns 26.oC.
No geral o clima é bom o ano todo, mas é bom destacar que somos afetados pelos furacões tropicais que normalmente passam na TV quando atingem a Flórida ou o Caribe. A maior parte deles chega aqui também normalmente enfraquecidos e com status de furacão rebaixado para “tempestade tropical”.
Na primavera chove um bocado e no outono a neblina é tão densa que não dá pra ver dois carros à frente. Eu acho sensacional. Todas as estações do ano são muito bem marcadas, definidas e tem quase uma personalidade.
Conhece outros brasileiros morando aí? Há algum tipo de “comunidade” brasileira?
- Não. E não sei.
Quais os melhores bairros para recém-chegados se instalarem? O aluguel por aí é muito caro?
- A municipalidade de Halifax (HRM) é composta de três cidades: Halifax, Dartmouth e Bedford.
Aqui tem uma lista bem completa da comunidades (bairros) por aqui. Halifax Peninsula é provavelmente a região mais cara da cidade para se morar. http://en.wikipedia.org/wiki/Communities_in_the_Halifax_Regional_Municipality
Os canadenses iriam recomendar evitar regiões “violentas” como Spryfield, por exemplo. Mas tendo vindo de São Paulo considero qualquer coisa aqui um upgrade em termos de segurança.
Aluguel depende da região. Em um bairro você pode alugar um apartamento de 1 quarto por CAD 1500/mês e em outra região uma casa de três quartos e um lago nos fundos pelo mesmo preço. Depende basicamente da infra-estrutura da região, disponibilidade de transporte, etc.
Gostaria de deixar qualquer informação adicional que achar importante?

Isso aqui pode mudar a cara de Halifax nos próximos anos: http://shipsstarthere.ca/

Quero agradecer muito ao Eri Bastos que dispôs do tempo dele para ajudar a nós futuros imigrantes. Quem quiser o Eri Bastos tem um blog voltado a assuntos Geek (mas há coisas valiosas sobre o Canadá e Halifax também é só usar as tags): Another Geek Blog

Se você mora há um certo tempo em alguma cidade canadense e quiser compartilhar e nos ajudar a conhecer melhor as cidades canadenses então entre em contato comigo: contato@imigrar.com.br

Veja também

34 Responses to Imigração para Nova Scotia (Canada) – Entrevista com brasileiro que mora em Halifax há 5 anos

  1. Excelente post. Só aumentou minha vontade de ir para Nova Scotia. Muito obrigado!

  2. Que legal essa entrevista!
    Como será que ele conseguiu esse tipo de informação antes de ir p/ cidade?
    E nunca tinha visto gente que imigrou e levou os cachorros! Pq eu tb vou querer! Bom saber…
    Será que foi muito complicado?

  3. Ana: ele conseguiu as informações pesquisando pela internet. Principalmente no Santo Google.ca, rs.
    Já vi várias pessoas que levaram o cachorro. Tem tudo explicado em blogs por aí. Não é complicado mas não é de graça, rs.
    Att,
    Rafael

  4. Hahah é, imagino… Então haja pesquisa! pq em 3 anos pesquisando eu jamais havia sequer pensado nesses detalhes… Santo Google MESMO! heheheh
    Agora, de cachorro eu já fucei muito, e realmente esse é o primeiro que eu vejo que levou, ainda mais… 4! Sei que só vou saber os valores e tudo mais quando estiver c/ tudo praticamente certo, né… Mas vai valer a pena! Aí o próximo passo vai ser pesquisar a adaptação dos bichos num clima tão diferente!
    Com certeza vai ser um assunto p/ eu abordar quando for compartilhar minhas experiências de imigração… hehe

  5. Ana: você pesquisa tudo sobre levar cachorros pro Canadá, faz um artigo e publicamos aqui no Site Imigrar, pronto! rs Seria ótimo!
    P.S.: eu amo cachorro!
    Att,
    Rafael

  6. Com certeza! \o/
    Se Deus quiser, vai contar com a minha experiência própria tb! ;)

  7. Wilson: aí você me pegou… rs… É uma área muito específica… Que tem com certeza tem agora se é fácil arranjar emprego não faço a mínima ideia, rs. Mas pretendo em breve postar mais coisas sobre o mercado de trabalho de lá.
    Att,
    Rafael

  8. Fui com minha família como turista para os EUA, acabei ficando 9 anos lá. Voltamos para o Brasil por conta própria. Sou formado em Administração de Empresa. Caso quisesse aplicar para Nova Scotia, teria algum impedimento por ter ficado ilegal nos EUA(apesar que paguei meus impostos)? Qual ocentro comunitário que eu deveria conversar?

  9. Willian: ainda não achei nenhum Centro Comunitário de língua inglesa que facilite a imigração como o francês. Então por enquanto infelizmente não posso te indicar nenhum. Porém você pode mandar um email para todos e contar com a sorte, rs. No seu caso indico mais a imigração para Manitoba. Acho que não terá muitos problemas, não sei, geralmente o Canadá não aceita experiência profissional que tenha sido adquirida de forma ilegal em um país… Então isso poderia ser um problema…
    Att,
    Rafael

  10. Que legal essa entrevista! Pena que não tem muito brasileiro por lá, senão poderíamos ter mais algumas entrevistas aqui no Imigrar…

    Perguntinha básica: rolou alguma entrevista dessas com alguém de Manitoba e eu perdi? Dei uma olhada rápida aqui e não vi nenhuma, mas sei lá…

    Abraços,
    Lidia.

  11. Lidia: Ainda não! Mas já entrei em contato com uma pessoa de Winnipeg e teremos essa entrevista em breve! Só falta ela responder, rs. É difícil pois quero pessoas que morem lá há um certo tempo e não que tenham feito intercâmbio ou coisas do gênero. Mais aguarde!
    Att,
    Rafael

  12. Ola, interessante a intrevista, so gostaria de acrescentar algumas informacoes sobre moradia. Estou morando em Halifax desde setembro porque meu marido veio estudar. Alugamos nosso apartamento do Brasil atraves do site da Dalhousie (universidade) e nao conheciamos nada da cidade, e foi justamente Spryfield o local que alugamos. Quando chegamos os motoristas de taxi perguntavam por que moravamos aqui, que era tao perigoso que nem a policia entrava, drogas e outras coisas. Ficamos assustadissimos e comecamos a procurar outro apartamento. Com os dias fomos conhecendo o bairro e as pessoas. Abrimos contas em banco, fomos ao mercado, a igreja e vimos que nao eh bem assim. Ha anos atras Spryfield era um lugar pessimo para se morar, muita droga e violencia, mas com a ajuda da policia e da comunidade mudou. Tem uma delagacia na rua principal (Herring Cove) alem de varias igrejas, 2 grandes mercados, loja de roupas usadas, banco, agencia de emprego, clinicas, dentista, agencia do Canada post, farmacias, hospital veterinario, YMCA, biblioteca e centro recreativo, restaurantes, escolas, lanchonetes e varios outros comercios. Voce tem tudo dentro de um bairro. Eh possivel alugar uma apartamento de 2/4 por CAD 650,00 ja com aquecimento e agua quente (vejo anuncios de ap em Toronto que essas utilities nao estao inclusas). Problemas de drogas tem, mas nao eh so aqui, voce pode encontrar em outros bairros tambem. Se voce for alugar um apt em um bairro mais central vao te dizer para ter cuidado ao andar tarde da noite por causa de drogas e prostituicao (sim, isso existe aqui). Contudo, ja chegamos varias vezes tarde da noite e nunca me senti insegura (logico que eh bom ficar atento). So nao aconselho a morar muito depois da biblioteca. Tem um condominio na Herring Cove (descendo a rua principal) que ja nos falaram que nao eh realmente bom para se morar. No final decidimos ficar aqui e nao temos do que reclamar.

  13. Oi, Rafael. Muito pertinentes suas perguntas e bastante elucidativas. Eu não tinha ideia de que os impostos eram altos assim, gasolina, etc.Sobre a violência, pra quem mora no RJ, isso é uma piada.
    Agora entendi o motivo dos aluguéis em Herring Cove serem mais baixos que a média de Halifax :)
    Ele parece estar bem feliz com essa escolha, Halifax deve ser a jóia do Atlântico.

    Se o francês em Halifax é raro, eles aceitariam alguém só com essa língua fluente e o inglês meia-boca?

    SE e QDO vc puder, por favor publica alguma coisa sobre New Brunswick (porque é a mais barata).Li que é uma província bilíngue, de baixo custo e amistosa, então gostaria de saber se não tô viajando na maionese, nem nutrindo falsas expectativas.
    Esse seu blog é um achado, tudo o que eu busquei durante meses achei aqui!

  14. Márcia: obrigado pelos elogios. Fico feliz de ser útil, rs.
    Quando puder irei fazer um artigo ou mesmo achar um brasileiro morando em New Brunswick! Pode deixar.
    Att,
    Rafael

  15. Ola Rafael!!!
    Estou começando agora projeto para imigração, tenho o basico do françes e vou começar o curso de 100 horas dia 10/06/2013 e não sei nada de inglês, será que tenho alguma chance, vou me dedicar ao françes o maximo que eu puder, mas fica dificil fazer os dois idiomas né. Tenho 38 anos sou formrada em Administração de Empresas e sonho com essas chance já a muito tempo. Tem alguma dica pra eu começar e não quebrar a cabeça?

  16. cara o canadá é um sonho meu muito antigo, tenho 30 anos, um inglês perto do básico(estudei 8meses) será que consigo algo?

  17. Será que Eri Bastos não poderia dar os contatos dos centros comunitários de Halifax para vermos se encontramos algum que aceita o inglês como língua básica. Procurei, mas não encontrei dados sobre esses centros específicos. Senão já teria ligado para eles. Rafael, obrigada pelo site e excelente trabalho que investe nele. Sem você eu já teria desistido, já que minha profissão não é das mais mais (direito, aliás nem conta…) porém com sua ajuda estou conhecendo as diferentes alternativas ao Processo Federal.
    Vc é nosso anjo da guarda canadense/brasileiro!!!

  18. Leila: O processo foi paralisado e estão justamente fazendo mudanças nos Centros Comunitários. Assim que reabrirem eu postarei aqui e saberemos melhor quais serão os novos Centros. Agora, no momento, ninguém está sabendo.

    Att,
    Rafael

  19. Leila: Olá. Já abordamos essa forma de imigrar no nosso fórum bem antes do Canada Para Brasileiros postarem. Acho que a 3 meses atrás já discutíamos sobre a imigração por Morden. ;)
    Entra no nosso fórum que alguns brasileiros até já aplicaram por essa categoria:
    Att,
    Rafael

  20. Eu moro em Truro, NS, a 50 minutos de Halifax. E mudei para ca ano passado, antes estava morando em Halifax. Gostaria muito de conhecer mais brasileiros por aqui e de achar algum lugar para comprar produtos brasileiros. Mesmo que seja loja virtual. Alguem sabe de alguma coisa? Muito grata e gostei muito da postagem, abs Mayra Marchi MacDonald

  21. Tenho 11 cachorros , vc sabe se existe alguma restriçao quanto ao numero de cachoros liberados para a imigraçao?

  22. Barbara: acho que a relação de quantos cachorros uma pessoa tem não faz parte da decisão do oficial de imigração, rs. Então não faz diferença. Agora pelo que já pesquisei existe um limite de dois cachorros por avião. Então não sei como você faria para levar todos. Acho que só se levar parceladamente.
    Att,
    Rafael

  23. Acho que terei que levar em aviao de carga.
    Obrigado pela inf. Rafael.

  24. Olá Rafael! Há 6 anos atrás fiz todo o processo de imigração para Quebec mas naquele ano minha filha nasceu e meu pai teve problemas de saúde, o que me fez desistir de mudar de país. Nesta semana, não sei pq, recebi um spam sobre imigração para Nova Scotia e isso reacendeu toda a vontade de morar no Canadá e, especialmente em Nova Scotia, depois de ler seu blog que é demais de bom. Sou formado em engenharia civil e trabalho na área desde 1998. Estou com 41 anos, possuo dois mestrados e uma especialização, sou superintendente em uma autarquia aqui em Piracicaba e sou professor de edificações. Temos uma vida de classe média e disponho de uma quantia financeira para poder comprar uma casa em Nova Scotia, se necessário. Minha questão é se, apesar de minha idade, tenho alguma chance de trabalhar em minha área, ou em outras sem problema algum como atendente, lavador, etc.? Meu nível de inglês é intermediário, mas não tenho muita dificuldade em subi-lo para fluente, só preciso de uns 6 meses. O que vc acha? Muito obrigado e parabéns!!!!

  25. Marco Aurélio: Sua idade não é impeditivo algum. Inclusive nos currículos canadense ninguém coloca a idade. Então a idade não te atrapalhará.
    Att,
    Rafael

Deixe o seu comentário