Guia de como proceder na etapa federal de imigração para o Quebec

Guia de como proceder na etapa federal de imigração para o Quebec

Observação: Esse guia é para quem já passou pelo Processo do Quebec, recebeu seu CSQ e agora vai entrar na Etapa Federal de Imigração para o Quebec.

Algumas pessoas me pediram ajuda na etapa federal do processo do Quebec. Existem vários blogs com várias explicações de como fazer isso, porém como podem perceber pelo conteúdo do site geralmente meus guias e tutoriais são mais completos e bem explicados. No meu deu tudo certo então vou dizer como foi que eu fiz.

1º – Baixar todos os formulários

Nesse site tem todos os formulários que você deverá preencher para fazer sua demanda. Para poupar tempo irei colocar os links aqui com uma breve explicação de cada formulário:

Guia completo de preenchimento, pagamento e envio – Primeiro de tudo o Guia! É claro! Baixe-o e leia-o. Recomendo bastante.

- Lista de Controle de Documentos – Muito útil, serve para você ir marcando os documentos e formulários que você já reuniu. Além do que você terá que mandar essa Lista de Controle também junto da demanda. Atenção: REUNIR SOMENTE OS DOCUMENTOS DA COLUNA TQQ! As outras duas colunas (Format e PCP) não tem NADA a ver com você. Repito: reunir documentos e preencher formulários somente da coluna TQQ.

Após ler o guia e baixar e imprimir duas Listas de Controles (uma você vai usar, rasurar, etc e a outra é a que você vai mandar bonitinha) não tem segredo é só baixar os formulários necessários e preencher.

Formulário de Demanda Genérica- É o formulário “principal” por assim dizer. Nele você vai preencher vários dados para eles saberem “quem é você”. E não esqueçam de validar (clicando no botão validar após preencher tudo e ver que está tudo ok. Daí vai gerar automaticamente uma página cheia de códigos de barras.

– Antecedentes / Declarações - Deve ser preenchidos pelo demandante principal, conjuge e todos os filhos maiores que 18 anos que irão pro Quebec.

Formulário de Pessoas Adicionais - Somente preencher para quem é responsável por mais de 5 pessoas que vai ou não imigrar pro Quebec. Exemplo: quem vai só com a esposa e dois filhos NÃO PRECISA PREENCHER, nem baixe. Porém quem tem 5 filhos por exemplo e a esposa aí sim precisa preencher, mesmo que alguns dos filhos não lhe acompanhe ao Quebec (caso de pais separados por exemplo).

–  Informações – Lista de Viagens – Preenchido pelo demandante princpal. Não dá para preencher no computador (não sei o motivo). Aqui como o nome já diz vai relatar todas as viagens internacionais feitas. Inclusive viagens de poucos dias. Daí tem especificar o motivo da viagem (lazer, trabalho, etc).

– Declaração de Intenção de Residir no Quebec - O nome já é autoexplicativo. Você vai assinar e declarar solenemente que irá residir no Quebec. (Preenchido pelo requerente principal).

-Informações adicionais sobre a família - Neste você vai dar mais detalhes sobre a sua vida, como: Nome do pai, mãe, irmãos, etc. Preenchido pelo demandante principal, conjuge e cada filho acima de 18. Detalhe: Só assinar a Note 1 da Section A QUEM NÃO TEM CONJUGE bem como só assinar a Note 2 da Section B QUEM NÃO TEM FILHOS.

- Formulário para utilizar um representante – Só para quem vai utilizar um advogado de imigração, representante, etc. Creio que não será necessário (com um passo a passo desses, por exemplo).

-Formulário para crianças de pais separados – É uma declaração do pai ou tutor legal que não acompanhará a criança ao Quebec. Por exemplo: você casou, separou e seu filho mora com você e você quer levá-lo para o Quebec. Então a mãe (sua ex-esposa) deverá assinar esse documento dizendo que concorda. A assinatura tem que ser autenticada em cartório. Cada criança que irá com você e que seja de uma ex-esposa(o) tem que ter um formulário. Ou seja, para cada criança um formulário.

Formulário para Conjugues de Fato – Esse é para o homem que vem enrolando a mulher há muito tempo. Pessoas que moram juntas porém não são casados “no papel”. Preencher e juntar dois documentos que provem que vocês moram juntos por 12 meses pelo menos. Conta bancária, cartões de crédito, água, luz, etc. O importante é provar que ambos recebem correspondência no mesmo endereço.

-Pagamento das Taxas- A parte mais doloro$a! Recomendo pagar com cartão de crédito internacional (se não tiver um bom limite pode pedir emprestado o cartão dos pais ou amigos). É o mais indicado pois assim você ficará sabendo o exato dia que cobraram a taxa daí você sabe que o processo tá andando e tudo ok por enquanto. Custa $550 doláres canadenses para o Demandante principal + $550 para cada pessoa da família com mais de 22 anos, inclusive o conjuge (se houver é claro) + $550 para cada membro da família com menos de 22 anos que seja casado ou tenha uma união de fato e + $150 para cada pessoa da família que tenha menos de 22 anos e seja solteiro.

Bem esses são todos os formulários que você deve (ou não preencher) dependendo do caso. Agora vamos aos documentos que você deverá reunir (já vou colocar os que precisam ser originais, os que podem ser cópias autenticadas e os que além disso precisam ser traduzidos):

2º – Reunindo Documentos Que Serão Enviados:

– Cópia do passaporte. (Somente da parte que aparecem os dados e a foto). Se você vive em outro país diferente da sua nacionalidade então deve mandar a cópia do visto desse país. Cópia autenticada porém não precisa traduzir.

– CSQ (mandar o original). Na entrevista você recebeu duas vias do CSQ. Mandar o da Imigração e guardar sua via pessoal (Candidat).

–  Certidão de nascimento de cada pessoa que irá ao Quebec (inclusive as crianças é claro)

– Certidão jurídica de mudança de nome (só para quem mudou antes do casamento);

– Certidão de casamento (ou provas de conjuge de fato como explicado acima) ou certidão de óbito do conjuge (só para quem é viúvo);

– RGs (carteiras de identidades)

Todos esses acima deverão ter traduções juramentadas (aí nosso bolso!) e cópias autenticadas em cartório.

– Certificados de antecedentes criminais e judiciários (certidões negativas). São esses:

Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal;  Pegue Aqui: www.dpf.gov.br

Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Estadual; Procure na internet que talvez o seu estado já tenha na internet (aqui no Ceará dá pra tirar pela internet)

Certidão de Distribuição Cíveis e Criminais da Justiça Federal.(Pegue aqui: www.justicafederal.gov.br)

Todos estes três certificados acima devem ter traduções juramentadas (só procurar no google a junta de tradutores do seu estado e lá geralmente vai ter uma lista de todos os tradutores juramentados).

– 6 (seis) Fotos: pode seguir essas instruções: Instruções de Foto. Imprima essa parte e leve consigo para tirar as fotos para que a pessoa saiba mais ou menos como se faz. (Não é a mesma foto que se tira para passaporte!) Atenção: No verso (atrás) de 5 (cinco) fotos você escreverá: o nome completo da pessoa, a data de nascimento e a data em que a foto foi tirada. Uma foto deverá ficar em branco. Repetindo: escreva em 5 das 6 fotos, uma deverá ter o verso em branco.

3º – Enviando

Preenchido todos os formulários e juntados todos os documentos você vai comprar um envelope que caiba folhas A4 com essas medidas: 23 cm x 30.5 cm (qualquer papelaria vende). Preencha o seu envelope exatamente como o primeiro envelope desse link com o mesmo endereço: http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/guides/EQ7TOC.asp#EQ76

P.S: Dentro do envelope você deverá mandar duas etiquetas postais (qualquer gráfica imprimirá em etiquetas para você). Uma etiqueta deverá conter seu endereço em francês ou inglês (Tipo: “Rue” das Alameidas ou Alameidas Street) e a outra deverá conter seu endereço em português (como escrevemos normalmente). – No final do check-list você encontra falando sobre as etiquetas.

Pronto é isso pessoal. Quem seguir esse guia com certeza não terá problemas pois eu não tive nenhum e meus amigos também não. Qualquer dúvida específica pode mandar um e-mail: contato@imigrar.com.br

P.S: Todos esses formulários bem como o guia também estão disponíveis em inglês (e são igualmente aceitos mesmo para quem está fazendo o processo pelo Quebec). Quem preferir é só entrar aqui: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/Quebec/apply-application.asp

(Quem quiser reproduzir esse guia/post no seu blog para ajudar outras pessoas fiquem à vontade. Não precisam “pedir”, podem copiar. Só peço que citem a fonte, se acharem conveniente).

Veja também

196 Responses to Guia de como proceder na etapa federal de imigração para o Quebec

  1. Excelente guia Rafael!

    Estamos organizando nossa documentação e seu guia nos ajudou muito.

    Ficamos apenas com uma duvida na etapa de envio. Existe a opção de enviar por courrier régulier (correiro normal) ou service de messagerie (Fedex?).
    Qual foi o tipo de envio que vocês fizeram? Sabe se vale mais a pena enviar por service de messagerie?

    Abs,

  2. Enviamos por correio normal. Foi nos correios mesmo e lá só pedir para enviar internacional (vai ser por EMS).

  3. Oi vou aplicar em junho de 2013, mas apenas pelo federal.. aí só muda que não vou mandar o csq?

  4. Não. Muda algumas coisas. No federal você terá que mandar os testes de língua bem como a parte profissional. Você consegue a lista completa dos documentos aqui Lista Federal. Mas não se preocupe que quando o novo processo federal sair haverá um artigo aqui no Imigrar.

  5. Não consigo encontrar o prazo de validade de cada declaração dos antecedentes. eu sei que se eu tirar pela web valerá somente por um mês, vc sabe alguma coisa?

  6. Na verdade não vale somente por 1 mês. A da Justiça Federal por exemplo vale por 90 dias. Porém não precisa se preocupar com isso. Tire e mande que o Consulado vai aceitá-la mesmo que se passem mais de 1 ano que ela foi emitida. Se eles quiserem eles pedem certidões atualizadas (como já aconteceu com algumas pessoas) ou não pedem nenhuma e aceitam as suas certidões “vencidas” e não pedem atualizadas.

  7. Olá Rafale,
    Parabéns pelo ótimo post!Estamos fazendo nosso Federal por aqui…rs. Uma dúvida no formalário de viagens, quem já viajou por alguns países da Europa tem que listar mesmo sendo como turista por 3 dias em cada cidade? E não tendo espaço para todas as viagens, como fazemos, colocamos em uma folha de ofício em anexo? É necessário enviar cópia de visto ou cópia de entrada e saída de cada país? Obrigada!

  8. Olá Moniq. Você deve informar os países que passaram mesmo por alguns dias. E dizer que foi por motivo de turismo. Pode usar uma folha de ofício em anexo e não precisa mandar cópia de visto nem nada.
    Att,
    Rafael – Site Imigrar

  9. Santo Rafael !!!! Galera, esse cara tem que ser canonizado. hehehehe

    Post mais explicativo impossível. Não sabes o bem que estás fazendo.

    Valeu Rafael. Muita paz. Obrigado.

  10. Obrigado pelo elogio, rs. Espero sempre conseguir ajudar outras pessoas. Quero ver todo mundo lá no Canada. Agora existe uma regra: quem usar o meu guia da etapa federal do Quebec quando chegar lá tem que me pagar um cafezinho! rs
    Att,
    Rafael

  11. Caro Rafael, parabéns pela iniciativa.
    Fiquei com dúvida apenas nos documentos que tenho que fazer a tradução juramentada.
    Seriam todos os das seções 13, 14 e 15 da liste de controle des documents?
    Por acaso você não é Engenheiro Civil ou Enfermeiro? Para nos ajudar também com o
    dossiê da OIQ e OIIQ. Pode nos sugerir um passo a passo para as Ordens profissionais
    tão bom como este seu da Etapa Federal?

    Um abraço

  12. Olá. Geralmente são mesmos os documentos da sessão 13, 14 e 15. No guia eu também específico quais os documentos que devem ser traduzidos. Não sei nada de enfermagem ou engenharia rs infelizmente. Mas há blogs que falam disso se eu achar um bom eu te envio o link mas procure que você achará eu creio.
    Att,
    Rafael

  13. Olá Rafalel,
    Outra dúvida, vc diz que devemos utilizar o endereço de envio que aparece no 1° envelope do link, é uma caixa postal? O segundo é o endereço normal? Pq é melhor enviar para 1° endereço ou vai dar no mesmo? Obrigada.

  14. Não lembro por qual motivo disse que era para mandar pro primeiro endereço, kkkkk. Acho que dá no mesmo porém ressalto que eu, todos meus amigos e pessoas que prestei assessoria-ajuda mandaram para o primeiro endereço e deu tudo certo, então continuo aconselhando a mandar pra ele. Se eu lembrar o motivo de por que o segundo não é melhor que o primeiro eu te aviso.
    Att,
    Rafael

  15. Olá Rafael, obrigada pelo esclarecimeto acima. Já imprimimos tudo, mas agora notamos que não escrevemos “Néant” no formulário de antecedentes, na parte que não nos aplica como por exemplo serviço militar. Vc acha que podemos escrever de caneta ou e obrigado a ser digitado? Desculpa tantas dúvidas, mas prefiro ser chata que errar algo..rs.Obrigada!

  16. Oi Moniq. No guia de preenchimento eles pedem para colocar sans object ou néant em todos os campos que não se apliquem a você. Agora você me pegou pois não precisei colocar nada escrito a mão no meu processo. É uma decisão sua. Talvez não dê nenhum problema por não ser nada demais. Porém eu não colocaria nada a mão se fosse meu caso, rs.
    Att,
    Rafael

  17. Caro Rafael

    Tem como me passar o contato do seu tradutor juramentado, para lhe pedir um orçamento.
    Outra dúvida, tenho algumas pendências neste momento, junto ao SERASA, SPC. Encaminho agora a documentação para a etapa federal, ou aguardo até sanar estas pendências? Além das certidões criminais e cíveis, acha que eles vão vasculhar a nossa vida financeira, como protestos em cartórios ou qualquer negativação neste sentido.

  18. Olá! Desculpa a demora! Tá aqui o contato: E-mail: lommundsen@gmail.com (Lena Maria Ommundsen).
    O Consulado (Etapa Federal) não fará pesquisas ou nada do tipo. Só irá complicar para você se tiver cometido algum crime ou possuir alguma doença crônica que irá onerar o Sistema de Saúde do Canadá. Fora isso o Consulado não fará nenhuma avaliação do seu perfil nem nada do tipo. Os selecionados pelo Quebec já estão selecionados e pronto. Fique tranquilo. Mande logo o seu processo.
    Att,
    Rafael

  19. Caro Rafael

    Muito obrigado pelas dicas (ou assessoria gratuita). Cara, tu é brasileiro mesmo, pois somente sendo brasileiro para se importar, com os conterrâneos, que nem se conhece pessoalmente. Um grande abraço e um feliz ano novo, e que em 2013, todos os nossos sonhos possam ser realizados já em Quebec.

    Leonício D. Sousa e família.
    Engº Civil

  20. Obrigado pelos elogios, rs. Gosto de ajudar as pessoas e espero que o Site Imigrar se torne o maior e melhor do gênero! Qualquer coisa estaremos por aqui.
    Att,
    Rafael Alencar

  21. Com certeza, já é referência. Acabo de indicar para um casal de amigos (Enfermeira/Engenheiro) que vão iniciar o processo provincial.

  22. Olá Rafael, como vai?
    Primeiramente queria agradecer pelo site. Ele tem ajudado muitos sonhadores a tirarem suas dúvidas.
    Bom, eu estou com uma dúvida e não sei quem mais poderia me ajudar.
    Estamos com o CSQ em mãos, documentos traduzidos, tudo certinho conforme suas indicações, porém, estou com uma dúvida que está tirando meu sono.
    Demos entrada no processo provincial antes de toda essa mudança, ou seja, sofremos a espera de mais de 1 ano para a entrevista, ou seja, não fizemos o TFCQ ou qualquer outro teste, pois não era obrigatório como é hoje em dia.
    Minha dúvida, na lista de controle de documentos pede esse teste, e agora? Alguma sugestão?
    Desde já, muito obrigada pela ajuda

  23. Olá tudo bom? Espero que sim. Então, não precisa se preocupar. Seu processo vai ser julgado conforme as regras de quando você começou ele. Adianto também que a etapa federal não avalia seus conhecimentos linguístico, ou seja, você e nem ninguém que tenha um CSQ precisa mandar testes de idiomas pra eles e sim para o BIQ (primeira parte do processo). Por mandar e fique tranquila.
    Att,
    Rafael

  24. Caro Rafael, vale ressaltar, na dúvida da colega Alessandra, que existe duas colunas na liste de contrôle des documents, para o check-list, PCP e TQQ. Para a mesma olhar apenas os itens da coluna TQQ, para o nosso caso, isto é, quem tem o CSQ. Onde realmente não pede a competência linguistica.

    Leonício.

  25. Isso mesmo Leonício! Bem apontado. Não percebi que ela poderia estar fazendo “confusão” quanto à isso. Mesmo por que no guia eu deixo bem claro (com caps lock e negrito, rs) que só se deve marcar a coluna TQQ. Espero que agora a dúvida dela tenha sido sanada. Valeu Leonício!
    Att,
    Rafael

  26. É verdade pessoal. Desculpe Rafael, eu realmente estou acompanhando essa coluna, inclusive, está tudo pronto de acordo com ela. Devo ter olhado e ficado com isso na cabeça.
    Obrigada pelos esclarecimentos Leonício.

  27. Não se preocupe! É pra isso que o site existe, rs. Melhor mesmo pecar por excesso de zelo no preenchimento do dossiê do que por falta.
    Att,
    Rafael

  28. Rsrsrs é a emoção de estar partindo para mais uma etapa!
    Parabéns pelo site. Está incrível!

  29. Olá Rafael, boa noite!

    Você está de parabéns por este site.Sem demagogia, é a melhor fonte hoje no Brasil sobre imigração para o Québec.Informações simples mas porém precisas sobre o processo.
    Gostaria de tirar 2 dúvidas contigo.

    1- Sem o nome do pai na certidão de nascimento: A pessoa não conheceu o pai e não consta o nome dele nos documentos.Deve deixar em branco os formulários que pedir informações?

    2- Pessoa com mais de 7 irmãos: A pessoa que tiver mais de 7 irmãos o número máximo no formulário IMM5406.Como que faz para informar o restante?

    Muito obrigado e um abraço!

  30. Olá Danilo fico feliz que tenha gostado site. Muito obrigado pelos elogios. Vamos as perguntas…
    1) Sim. Porém ao invés de deixar em branco escreva Sans Object.
    2) Você pode anexar uma folha em branco extra e especificar que se trata da continuação do IMM5406 e coloca o número do item que você está complementando.

    Att,
    Rafael

  31. Olá Rafael,
    Obrigada por sempre me indicar como tradutora juramentada de francês.
    Tenho doutorado e pós-doutorado preparados na França.
    Cordialmente,
    Lena Ommundsen ALARD

  32. Olá Lena! Todo mundo que me pergunta se conheço um tradutor eu sempre encaminho para você pois você cuidou das minhas traduções e não tive problema algum. Vou continuar indicando é claro. :) E para quem quiser fica aqui o email dela: lommundsen@gmail.com
    Podem traduzir com ela que é mais que garantido!
    Att,
    Rafael

  33. Oi Rafael ! Parabéns pela ajuda de sempre !!
    Queria te fazer duas perguntas. Essa Tradutora Lena mora onde ? Demora muito para entregar as traduções ?
    Outra, é obrigatório enviar o RG ?
    Muito obrigado meu amigo !
    Deus lhe abençoe pela iniciativa
    Abraço forte,

    Eduardo

  34. Ela mora em Fortaleza. No meu caso e no dos meus amigos ela não demorou nadinha. Tudo pode ser feito pela internet.
    Att,
    Rafael

  35. Excelente Rafael!

    Estamos aguardando CSQ para esta “leva” de março, e logo iremos seguir estes passos e mandar para Federal!

    Valeu por toda dedicação! :)

    Vanessa

  36. Olá Rafael.
    Estou com uma dúvida no formulário IMM5669, no campo onde descrevemos nossas atividades durante um período (Antécédents Personnnels). Existe uma coluna onde pede “Statut dans le pays”. Você sabe informar o que significa esse campo?
    Obrigada!

  37. Status no País em que exerceu a atividade. Por exemplo: se você é brasileiro e trabalhou no brasil em todos os empregos que teve (o mais comum de ocorrer) então seu status durante a atividade era de cidadão (citoyen). E assim sucessivamente. Se morou fora e trabalhou fora então você provavelmente tinha o status de trabalhador temporário, etc…
    Att,
    Rafael

  38. Rafael, mais uma vez, muito obrigada pela ajuda.
    Novamente, parabéns pelo site!! Cada vez melhor!!!
    Obrigada!!

  39. Olá Rafael, primeiramente, muito obrigado por este guia rápido e bem prático.
    Está de parabéns! Mas eu tenho duas dúvidas:
    1 – Nos formulários, os campos em que não formos preencher (que ficarem em branco), devemos escrever S.O. como era feito no processo provincial?
    2 – Você tem notícias de quando o processo federal deve sofrer alterações novamente?
    Abraço,
    Fernando Lima

  40. Fernando: Fico feliz que tenha gostado. Você pode colocar S.O. ou Néant a não ser que o próprio formulário indique ao contrário. Quanto a sua dúvida do processo federal você quis dizer o Federal Skilled Worker ou a etapa federal do processo do Québec?
    Att,
    Rafael

  41. Rafael,
    Muito obrigado pela ajuda!!
    Eu quis dizer qualquer alteração no processo federal do Canadá para quem já possua CSQ.
    Abr,
    Fernando

  42. Fernando: Creio que não haverá mudanças na etapa federal de quem faz o processo pelo Québec. Pois a única coisa que o Governo do Canadá faz é checar os antecedentes criminais e a saúde então não vejo sentido em mudar formulários agora já que mudaram recentemente e fizeram todo mundo enviar os processos para Nova Scotia e não mais diretamente para o consulado. Creio que demorará a mudar novamente.
    Att,
    Rafael Alencar

  43. Tem um fórum que eu participo – Comunidade Brasil Quebec – onde postei uma pergunta sobre envio do dossiê, mesmo sem os antecedentes criminais enviados pelo FBI (mas mostrando que havia sido requerido), e depois quando chegasse eu mandaria este documento do FBI para anexar ao meu processo.
    E obtive a seguinte resposta: “Na verdade, eu acho que entendo a preocupação. Considerando que dia 31/03 finaliza o prazo de inicio de processo , conforme site, vc gostaria de enviar mesmo faltando um documento, pois aí vc seria notificado e teria mais alguns dias que eles te dão de prazo, e assim ganharia tempo.Penso que sendo assim, mesmo que retarde o teu processo, é melhor do que aguardar todos os documentos e passar dia 31 de março e não poder enviar”
    Você saberia do que ele está falando que vai ocorrer em 31/03?
    Desculpe por mais esta pergunta.
    Abr,
    Fernando

    (PS: Já te devo café por um mês inteiro!! kkk)

  44. Fernando: Olá. A CBQ é ótima mesmo. Sobre o dia 31/03 é o seguinte: nesse dia o processo de imigração do Québec irá mudar. Como, no quê, de que forma, ninguém sabe ainda. O governo do Québec mudará algumas coisas do processo. Pelo que já sei do pouco que vazou “oficialmente” eles irão aumentar a pontuação do francês (e para fazer isso diminuirão a pontuação em outros quesitos provavelmente).
    O que acontece é que se você mandar o seu processo antes desse dia, digamos que no dia 15 de março você envia o seu processo e ele chegue lá no dia 20. Então você será julgado do começo ao fim com as regras que estão em vigor hoje em dia e não com as regras que irão começar a valer a partir do dia 31, entendeu?
    Veja o meu caso: sou publicitário e fui aplicante principal pelo Québec. As regras mudaram e com essa profissão eu não poderia mais imigrar porém acontece que mandei o processo antes da mudança e apesar da mudança ter ocorrido enquanto eu ainda estava na etapa do Québec eles me julgaram pelas regras antigas e assim consegui meu CSQ. Por isso se você “passa” no processo com essas regras atuais não deixe para enviar depois pois pode acontecer que você não seja mais elegível. Se eu tivesse deixado para mandar hoje em dia eu não poderia e ficaria frustrado.
    Att,
    Rafael

  45. Rafael,
    Pelo visto temos histórias parecidas. Também sou publicitário e se não tivesse enviado o meu processo provincial em agosto de 2011, eu teria perdido a chance de participar com as mudanças que ocorreram em dezembro de 2011. Graças a Deus em novembro de 2012 eu consegui meu CSQ. Devido a alguns contratempos não consegui focar no processo federal antes.
    Mas estou fazendo isso agora. Como eu preciso do Nada Consta do FBI, eu estou preso até o começo de abril, que deve ser quando a resposta deles chega.
    Segundo o que você disse a mudança seria no provincial, o que não me afetaria e nada. E me permitiria enviar meu dossiê em abril.
    Já li tanto pessoas dizendo que enviaram documentos depois e não tiveram problemas, como pessoas que foram rejeitadas por isso.
    Por isso te perguntei, devo me preocupar com isso? Devo correr e mandar como está e depois o FBI? Ou a mudança é só no provincial mesmo e não me afeta?
    Abr,
    Fernando

  46. Fernando: Interessante… Realmente temos a história de imigração bem parecida, rs. Sobre a mudança (ou não) do Processo do Québec não irá lhe afetar em nada. Você não precisa correr. Você já obteve seu CSQ então não precisa se preocupar. Mudanças não irão lhe afetar em nada. E outra coisa: você terá de mandar o processo (etapa federal) para Nova Scotia e assim que eles perceberem que você morou mais de 6 meses nos Estados Unidos e não anexou o Nada Consta do FBI muito provavelmente eles irão devolver seu processo por falta documentos e irão alegar finalmente o Nada Consta americano.

    Antigamente mandávamos o processo diretamente para o Consulado Canadense em São Paulo e havia sim uma maior oportunidade de “negociação” e “paciência”. Quando faltava um documento eles apenas pediam o documento pendente. Agora como mandamos o nosso processo para a etapa federal obrigatoriamente para Nova Scotia então se faltar uma besteira que seja eles devolvem tudo e pedem para reenviar com o documento/formulário que faltou. Muita gente manda sem a Certidão de Nascimento (por esta ficar retida em alguns cartórios quando casamos) e fatalmente o processo volta e daí vão pedir segunda via e reenviar… Então você pode até arriscar mas quase certeza que voltará.

    Att,
    Rafael

  47. Rafael, você se incomodaria em me passar seu e-mail para trocarmos algumas figurinhas sobre nosso trabalho. Creio que podemos aprender muito um com o outro.
    Meu e-mail está na lista de comentários daqui, acho que vc tem acesso, não!?
    Abr

  48. Então, Nova Scotia é a resposta que devo dar no campo 4 (Bureau d´immigration pour le traitment de cette demande) do Formulaire de Demande Générique?
    Abr
    Fernando

  49. Rafael. Boa Noite.

    Encaminhei meu processo para Nova Scotia, dia 01/02/2013, chegou lá dia 14/02/2013, conforme rastreamento dos correios. Em média quanto tempo leva para eles, nos avisarem do recebimento, e quanto tempo para cobrarem a taxa pelo cartão.

    Atenciosamente,

    Leonício

  50. Leonício: Olha eles não tem um prazo certo. Porém pela minha experiência e o que acompanho na internet (e levando em conta o meu caso) eles demoram uns 2 meses para debitar a taxa no cartão e mandar o email de abertura do processo. Mas pode ficar tranquilo que agora você já fez tudo o que podia. Então é só aguardar.
    Att,
    Rafael

  51. Olá, Rafael
    Muito boa as dicas de como proceder agora nessa etapa! Tenho duas dúvidas, os links que vc colocou nenhum abre, será que o site está com problemas, outra coisa, tenho dois filhos pequenos que não tem RG, nesse caso preciso fazer? ou não é necessário?
    Valeu
    Cleverson

  52. Cleverson: Eu testei os links e eles abriram. Quais você não conseguiu abrir? Pode ter sido algum defeito de momento no site deles. Tente novamente e me diga. Acredito não ser necessário fazer o RG é só colocar que não se aplica.
    Att,
    Rafael

  53. Valeu Rafael, Surgiu mais uma dúvida, no meu caso perdi meu RG, tenho carteira de Motorista, pode ser?

  54. Rafael,
    Sabe caso de alguém que teve os documentos retornados (federal) e teve que retirar nos correios?

    Abraços.

  55. Danilo: sei de alguns casos de pessoas que tiveram os documentos retornados (inclusive um casal de conhecidos meus semana retrasada aqui em Fortaleza) mas os documentos voltaram até a casa deles. Não entendo por qual razão a pessoa teria que ir até os correios buscá-los…
    Att,
    Rafael

  56. Obrigado pela resposta Rafael.Enviei os docs para Nova Scotia no início de fevereiro e como não comprei nada do exterior estou receioso que seja os docs. Bem, amanhã te confirmo se eles estão trabalhando esta nova “modalidade”.

  57. Danilo: tomara que não sejam os docs. Porém se for é só olhar o que faltou (eles deixam bem claro) e mandar novamente. Eles não podem de maneira alguma negar o seu processo (desde que você tenha mandado todos os documentos pedidos). Como você foi selecionado pelo Québec eles são “obrigados” a aceitar seu processo. Resumindo: eles não tem o direito de escolher se querem ou não que você imigre. Então fique tranquilo. Se for os documentos foi somente algo que você esqueceu e é só mandar novamente. Claro que isso é chato, mas é a vida, rs.
    Att,
    Rafael

  58. Olá Rafael,
    Eu estou morando no RJ e todos os meus conhecidos que estão imigrando moram em SP. Através deles tive acesso a dois contatos de tradutor juramentado em SP. Para mim que não estou morando em SP faz diferença se uso este serviço no RJ ou em SP? Quero dizer, o pessoal do Canadá poderia implicar com isso?
    2 – Outra dúvida: No formulário Genérico, no campo 4 (Bureau d´immigration demandé … ), você sugeriu preencher São Pauo, só que o BIC de SP foi para o México. Continua sendo SP?
    3 – Há problema em validar o Form Genérico agora, e só mandar o meu dossiê daqui a dois meses?
    4 – Documentos como CPF, RG, Certidão de nascimento – que precisam de cópia autenticada, tem problema fazer isso agora e só postar em dois meses?
    Att,
    Fernando

  59. Fernando: Olá. Vamos as respostas.
    1- Não faz diferença alguma de onde é o tradutor juramentado que você vai utilizar. Pode usar até um que more no próprio Québec. Tanto faz. Desde que ele seja juramentado não há problema algum.

    2- No caso aqui se trata do Consulado Canadense de São Paulo e não do Escritório de Imigração do Québec. Então continua sendo São Paulo.

    3- Olha sinceramente não sei dar uma resposta definitiva sobre isso. Nunca tinha pensado ou pesquisado sobre isso, rs. Creio que não há problemas desde que as informações não mudem… Mas pelo sim, pelo não, por qual razão não deixa para validar o formulário quando realmente for enviar? Bem mais seguro.

    4- Não. Isso eu sei que não tem problema.

    Att,
    Rafael

  60. Rafael,

    No formulário genérico onde tem os contatos de telefone, o lugar do ‘poste’ é o DDD?
    Se não for para escrever no ‘poste’, devo colocar o DDD antes do númro de telefone?
    O endereçe eu devo escrever en português?

    Abr

  61. Rafael,
    Eu já copiei documentos como: RG, CPF, Passaporte e certidão de nascimento.
    Agora eu devo autentca-los em cartorio para depois traduzir, ou traduzo e depois faço a copia autenticada?
    Abr

  62. Fernando: autentica e depois traduz pois na tradução vai ter a tradução da autenticação, rs.
    Att,
    Rafael

  63. Fernando: Deixa o poste em branco. É tipo “ramal”.
    Coloca o DDD junto ao número do telefone.
    Att,
    Rafael

  64. Rafael,

    A maioria dos documentos de antecedentes criminais que são pedidos eu posso conseguir pela internet. Mas pela internet vem só com uma assinatura digital e sem carimbo ou qualquer coisa do tipo.
    Mesmo para esses documentos que eu consigo na internet é preciso buscar uma assinatura e carimbo ou o governo canadense está aceitando só as impressões de internet?

    Abr,
    Fernando

  65. Fernando: Não precisa de carimbo nem nada do tipo. Todas as certidões tiradas pela internet já vem com um carimbo digital. Quem quiser ver a autenticidade é só entrar no site e digitar o número correspondente. No site do consulado Canadense, inclusive, eles ensinam como tirar as certidões pela internet. Ou seja, eles estão cientes do procedimento.
    Att,
    Rafael

  66. fantástico esse seu site. ao ler esse post fiquei com um dúvida, para entrar no processo federal eu devo fazer exame de proficiencia linguistica mesmo se meu processo for de antes de 2012?

  67. Lisacris: eu não entendi muito bem o que você quis perguntar. Você está falando do Processo Federal de Imigração ou da etapa federal do processo de imigração do Québec? São duas coisas distintas.
    Qual seu processo e em que etapa ele se encontra?
    Att,
    Rafael

  68. Parabéns pelo site Rafael, de grande utilidade, muito esclarecedor. Obtive o CSQ a poucos dias e gostaria de tirar algumas dúvidas:
    Certidões de antecedentes criminais: você fala da emitida pela Justiça Federal, e no site abrem 4 opções, é necessário emitir e traduzir as 4 ou apenas a criminal em 1º grau?
    Carteira de Identidade e passaporte, pode ser enviado apenas cópias autenticadas ou precisa tradução?
    Obrigado pela ajuda.
    Na chegada a Quebéc, tomaremos um café junto. Abraços

  69. Roberto: Obrigado pelos elogios ao site. Parabéns pelo seu CSQ.
    Você precisa traduzir as 3. Não são 4. É a da justiça federal, certidão criminal estadual e federal.
    Passaporte já está traduzido para duas línguas: francês e inglês.
    Carteira de identidade não está traduzida então precisa de tradução.
    Fico aguardando o café (você paga, rs).
    Att,
    Rafael

  70. Caro Rafael

    Nunca entendi bem o que é o e-cas? Como devo fazer para ver ou consegui-lo. É automático, qual o site que devo entrar para achá-lo. No meu caso já enviei o docs para Sydney, em janeiro, estou aguardando o débito no cartão de crédito, e recebimento do email de confirmação.

    Um abraço.

    Leonício

  71. Leonício: você só poderá acessar o e-cas depois que seu processo for processado por Sydney. Eles irão te mandar um email com dois números que dão acesso justamente ao e-cas. Sem eles você não poderá acessr o e-cas.
    No email junto aos números vem uma explicação de como acessar o e-cas.
    Então você terá que aguardar um pouco mais por eles, rs.
    Att,
    Rafael Alencar

  72. Olá, ótima referencia este site, quero fazer uma pergunta,
    qual o numero do CSQ?
    O mesmo numero do dossier?

  73. Rafael: Xará, o número que você usa nos formulários da etapa federal é o número de referência individual e não o número do dossiê.
    Att,
    Rafael

  74. Rafael,

    Veja se você consegue me ajudar com mais este tema. Enviei os docs para Nova Scotia em 28-01 e foram recebidos em 01-02.Até agora não tive o débito no cartão.Hoje vi pessoas na cbq que enviaram depois e já foram debitados! Tem alguma forma de entrar em contato com consultado em sp por exemplo, para saber o que está acontecendo?
    Obrigado! E parabéns pela boa vontade de sempre querer ajudar os outros.

  75. Danilo: Olá. Infelizmente você terá que aguardar. Uma amiga minha só teve o cartão debitado depois de 2 meses que eles receberam o processo. Acontece que existem vários funcionários/oficiais lá. E os processos são distribuídos entre eles. Uns são mais rápidos que os outros e por isso pessoas que mandaram depois podem ter os processos analisados antes que você.
    Outra hipótese é que, tomara que não, seu processo está retornando para você por falta de algum documento ou formulário. Nesse caso ele analisa toda a sua documentação e se faltar uma única folha eles mandam todoooo o processo de volta pedindo para você incluir o que falta. Então nesse cenário demora mais ainda pois você pega a fila da analise e depois ainda tem que esperar o processo voltar. E eles não mandam por sedex não, rs. Tomara que não seja o caso.
    Como eu disse minha amiga demorou 2 meses para ter o cartão debitado. Então aguarde mais um pouco.
    P.S.: não adianta entrar em contato com o Consulado de São Paulo eles não tem controle ou informação alguma do que acontece em Nova Scotia.
    Att,
    Rafael

  76. Valeu Rafael, tinha pensado nesta hipótese de tempo para análise também,gente faz tudo como “reza a cartilha” e mesmo assim tem que praticar paciência.Só mais uma dúvida… o tempo de espera, que pode chegar a 22 meses é partir de quando os docs chegam lá ou quando é cobrado no cartão de crédito?

  77. Danilo: ao acessar seu e-cas (você só poderá acessar depois que eles debitarem seu cartão te mandarem um email com o “número do processo”) terá uma informação assim: “Seu processo foi recebido no dia xx/xx/2013″ você conta o prazo a partir dessa data que aparecerá no seu e-cas. De qualquer forma ela não vai ser muito diferente da data do email enviado por Nova Scotia não.
    Att,
    Rafael

  78. Olá Rafael,

    Gostaria de lhe perguntar à respeito dos antecedentes criminais: Eu e minha esposa já moramos nos EUA por mais de 6 meses, sendo assim temos mesmo que providenciar certidões negativas junto à policia – FBI – dos lugares por onde moramos? Por favor nos ajude, já estamos com nossos CSQs depois de esperar uma vida, e descobri a respeito disto ontem, vc já morou fora por mais de 6 meses? Se mandarmos só as certidões do Brasil corremos o risco de não sermos aceitos?
    Obrigado!

  79. Cleyton e Luciana: Eu já morei fora por mais de 6 meses e foi justamente nos Estados Unidos. Morei no estado de Wisconsin. Eu consegui minha certidão de antecedentes criminais do FBI. Não foi difícil porém demorou uns 2 a 3 meses. Eu consegui a certidão quando ainda estava esperando pelo CSQ.
    Se você mandar sem a certidão do FBI corre sim o risco de ter o processo devolvido. Você que sabe se quer arriscar…
    O link para conseguir a certidão junto ao FBI é esse: http://www.fbi.gov/about-us/cjis/background-checks
    Att,
    Rafael

  80. Rafael, o que vc acha se nós mandarmos a papelada do Federal e depois enviar os antecedentes criminais do FBI, será que eles mandariam de volta o nosso processo antes mesmo da gente enviar os antecedentes? Já soube de alguém que mandou só depois os antecedentes do FBI? E para solicitar os tais antecedentes, tem que solicitar as digitais na PF, fotos, e taxas? São esses os passos a seguir?
    Desculpe pelo bombardeio de perguntas, vc não sabe o quanto a gente está aflito com tudo isso.
    Muito obrigado de coração…

  81. Cleyton e Luciana: Quando os processos seguiam diretamente para São Paulo e não para Nova Scotia até era possível fazer isso. Mas o pessoal de Nova Scotia devolve todo o processo se você esquecer de mandar uma única linha preenchida. Se fosse para São Paulo até era possível fazer isso que você quer. Mas para Nova Scotia você faz por sua conta e risco. Eu não aconselho.
    Eu imprimi o formulário de digitais do site do FBI, fui na Polícia Federal e pedi para alguém tirar minhas digitais lá no próprio papel do FBI e assinar e carimbar. Foi difícil pois ninguém quis se comprometer mas eu fui simpático com uma mulher lá e ela acabou fazendo isso por mim depois que expliquei toda a situação.
    Não houve taxas nem nada do tipo.
    Att,
    Rafael

  82. Entendi Rafael, vou seguir seu conselho, e infelizmente alongar ainda mais a espera.
    Você não solicitou nenhuma certidão do estado de Wisconsin, é isso? Tudo que precisamos é somente a certidão do FBI – como se fosse a nossa certidão da Polícia Federal? No nosso caso, eu morei na Flórida 1 ano (dos 17 aos 18 anos – sendo 5 meses após ter completado 18 anos) e morei 7 meses no Missouri, e minha esposa morou 2 anos no Missouri. Não é preciso “antecedentes estaduais” meu e dela?
    Se puder responder mais essa, eu ficaria muito feliz.
    Deus o abençoe,
    Cleyton

  83. Mais uma duvida!…rs
    em relação as taxas, há duas taxas a serem pagas, uma de $550 e outra de $490, tô querendo pagar on-line a taxa de 550, mas lá também tem a opção de pagar essa taxa de 490.
    em qual momento eu devo pagar essa taxa de $490?

  84. Rafael: você pode pagar agora ou deixar para pagar quando for receber o visto no passaporte. Você escolhe. Não há obrigação alguma de pagar agora. Eu escolhi pagar só no final. Quando estiver para receber o passaporte.
    Att,
    Rafael

  85. Rafael, Bom dia!
    Não entendi muito bem a lista dos documentos que precisam de tradução juramentada, tem como você me passar novamente?
    Muito Obrigado.
    Cleverson

  86. Olá Rafael, depois de ter mandado traduzir os documentos (RG, certidões de nascimento e casamento) fiquei com a dúvida, será q é necessário mesmo autenticar em cartório? Então agora que já estou com os documentos traduzidos preciso mesmo autenticar, pois o selo e carimbo estarão em português, e se tiver que enviar novamente pro tradutor, terei que enviar uma cópia autenticada do passaporte? sei q o passaporte não precisa de tradução, mas e o selo e carimbo da cópia??

  87. Olá Cleverson. Segue a lista dos que precisam de tradução juramentada:
    – Certidão de nascimento de cada pessoa que irá ao Quebec (inclusive as crianças é claro)
    – Certidão jurídica de mudança de nome (só para quem mudou antes do casamento);
    – Certidão de casamento (ou provas de conjuge de fato como explicado acima) ou certidão de óbito do conjuge (só para quem é viúvo);
    – RGs (carteiras de identidades)
    – Certificados de antecedentes criminais e judiciários (certidões negativas). São esses:
    Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal; Pegue Aqui: http://www.dpf.gov.br
    Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Estadual; Procure na internet que talvez o seu estado já tenha na internet (aqui no Ceará dá pra tirar pela internet)
    Certidão de Distribuição Cíveis e Criminais da Justiça Federal.(Pegue aqui: http://www.justicafederal.gov.br)
    Att,
    Rafael

  88. Muito Obrigado Rafael!
    Foi de grande ajuda….
    Abraços
    Cleverson

  89. Lucy: é para ser tudo autenticado. Eles falam isso no guia de preenchimento. O que não estiver em inglês ou francês precisa ser traduzido e o que for cópia e não o original precisa ser autenticado. O CSQ por exemplo: está em francês e é o original por isso ele não é traduzido e nem autenticado.
    Att,
    Rafael

  90. Então Rafael, mas o problema é que eu pedi a tradução do original, pois pensei que pudesse autenticar depois, você então acha que eu devo pedir pro tradutor traduzir o selo e o carimbo, ou só autenticado vale.
    Entrei em contato com ele, e ele me disse: “será q se você disser q foi feita a tradução a partir do original, eles não consideram?O pior é que ele está no Quebec, vai demorar mais ainda pra me entregar.
    obrigada

  91. Lucy: Olha o seu caso eu não sei dizer. Não quero opinar e depois vai que é o contrário do que eu disse? Eu dei uma pesquisada no guia oficial do Governo do Canadá mas eles não falam nada sobre isso. Mesmo porque é um caso bem específico. Eu primeiro autentiquei tudo e depois traduzi. Mas se serve de “dica” (ressalto que não é uma informação oficial) meu amigo aqui de Fortaleza traduziu e depois autenticou e enviou e ao que parece “passou” pois não devolveram o processo e hoje já se encontra em São Paulo tranquilamente. Creio que isso depende mais do agente que você pegar lá dentro do escritório de Nova Scotia. Um exemplo real: alguns casais não mandaram a certidão de nascimento pois estas ficaram retida no cartório e tiveram o processo devolvido e outros casais também não mandaram e os processos “passaram” e não foram devolvidos. Ou seja, depende do agente que você pegar lá dentro. Agora é por sua conta e risco…
    Att,
    Rafael

  92. Olá Rafael, parabéns pelo site. Não consigo visualizar o formulário im0008, só sou eu, ou o formulário está de fato fora do ar?

  93. Rafael,

    Como eu já previa o processo voltou, não conseguiram fazer o débito e devolveram.Paguei online, uma opção que temos agora. Teve uma anotação a caneta o campo 4 – Bureau de d’immgration pour traitement de cette demande – do formulário IMM0008, o primeiro da lista de controle.Está escrito São Paulo. O que você colocou no seu? Apesar disso não ter sido impeditivo para o débito quero enviar correto.Coloco São Paulo , CIO SYDNEY,NS?

    Obrigado.

    Danilo

  94. Olá Rafael,
    À respeito dos antecedentes criminais dos EUA (FBI) e do formulário FD-258 (espero que vc ainda se lembre do que preencheu neste formulário), eu gostaria de saber exatamente quais tópicos vc preencheu e quais outros vc deixou em branco. Minha principal dúvida é no tópico ORI (Originating Agency Identification) – por exemplo Polícia Federal – porém qual é o número da Policia Federal? Consegue entender minha dúvida? Eles falam que é obrigatório o preenchimento desta lacuna, com número e nome da agencia… Gostaria de saber o que vc colocou lá, na verdade quais lacunas realmente vc preencheu. Eles falam que tem que preencher o máximo possível, mas ao mesmo tempo nós não podemos colocar informações precipitadas. Por favor, me ajude!
    Grato,

    Cleyton

  95. Elisa: Voce ainda continua com o mesmo problema? Se sim eu posso lhe passar o formulario. Soh me avisar.
    Att,
    Rafael (por enquanto sem acentos no teclado)

  96. Danilo: coloquei Sao Paulo e nao tive problema algum.
    Att,
    Rafael (por enquanto sem acentos no teclado)

  97. Cleyton e Luciana: irei fazer isso para voce. Porem agora nao dah pois estou no PC da escola e eh ruim, todo bloqueado (nao posso baixar nada), etc. Me manda um email que assim que eu tiver internet em casa (essa semana ainda) faco isso pra ti.
    Att,
    Rafael (por enquanto sem acentos no teclado)

  98. Rafael, obrigado mas eu estou com horário marcado agora às 16:30 com o agente da policia federal, depois de uma humilhação de 8 dias que só Deus e minha esposa sabe o que estamos passando, nunca pensava que uma simples coleta de impressões digitais fosse tão difícil assim.. preenchi o documento como eu achei melhor, e estou indo lá pra eles colherem nossas digitais.
    Au revoir..!

  99. Cleyton e Luciana: Fico triste com o que você está passando. Comigo foi fácil porém como te disse eu tive que babar e puxar o saco da mulher lá até ela tirar as digitais. Mas ela estava toda desconfiada.
    Estou sem acesso à internet de forma constante e tranquila pelo menos até sábado que é o dia que o técnico irá lá em casa instalar a internet.
    Att,
    Rafael

  100. Rafael, vou enviar minha documentação esse mês, entretanto meu passaporte vence em maio de 2014. Acha que isso será um impedimento, devo retirar nova via?

  101. Oi Rafael,
    Pois é, mas faz parte, quanto precisamos da justiça deste país, nem que for para simplesmente colher digitais, temos que provar que não estamos mentindo, que não somos ladrões. Sério, tive que montar quase um dossier para o policial federal, a princípio ele queria que eu autenticasse toda a documentação, depois falou que não precisava. Isso porque já havia protocolado o pedido há 8 dias, incluindo uma cartinha que tive que fazer à punho pro “Delegado Chefe” explicando a situação. Enfim, vamos embora daqui, vamos recomeçar uma vida no mínimo mais justa. Estou teclando do meu trabalho, só vou poder enviar o envelope com tudo amanhã. Deus está no controle. Obrigado cara por desempenhar esse trabalho atraves deste blog, ajudando seus conterrâneos, que Deus te abençoe em seu processo e sua vida! Abraços.

  102. Elisa: É só para quem morou nos Estados Unidos por mais de 6 meses. Se você nunca morou então não se preocupe. Eu já morei por isso precisei tirar as impressões digitais no formulário do FBI.
    Att,
    Rafael

  103. Não será impedimento de começar seu processo mas provavelmente você terá que mudar o número do passaporte com eles depois. Porém eles não irão mandar de volta seu processo por causa disso não. Mas não esqueça de fazer um novo e mandar para eles a numeração.
    Att,
    Rafael

  104. Cleyton: Eu que agradeço seus elogios. Se eu não estivesse sem internet teria lhe ajudado mais no seu caso em particular. Espero que não precise mais passar por isso. Realmente aqui é tudo muito simples. Ontem fui assinar um plano de internet e de celular e fiquei impressionado pela falta de burocracia. Só precisei assinar um papel e nada mais. Aí no Brasil iriam querer saber até a cor da minha cueca, rs. É froids… Te espero logo por aqui.
    Att,
    Rafael

  105. Oi Rafael, uma dúvida no formulário 5669, na questão de escolaridade, eles pedem o número total de anos para cada nível, no meu caso fiz 2 faculdades, a primeira comecei antes, a segunda comecei quando estava no 2º ano da primeira. Bom eu coloco 6 anos ou 8 anos? Cada uma durou 4 anos.
    muito obrigada

  106. Lucy: nesse caso eles querem saber o tanto de anos que você ficou estudando em cada nível. Então no seu caso foram 6 anos e não 8.
    Att,
    Rafael

  107. Caro Rafael

    Já fazem 2 meses que o meu dossiê, chegou em Sidney-CA, segundo o rastreamento dos correios, foi por EMS. até agora nenhuma resposta, nem a cobrança da taxa por cartão. Fui ao banco e liberei o pagamento internacional, a algum tempo, o gerente olhou e me disse que não houve até este período nenhuma tentativa de cobrança internacional. E agora o que me aconselha fazer? vou aos correios ver se tem algum recibo de entrega tipo A.R. Têm como encaminhar alguma pergunta para o MIC? E se não vier nenhuma resposta o que devo fazer?

    Leonício

  108. Leonício: fico triste pela situação que você está passando. As vezes realmente demora. Uma amiga minha levou um pouco mais de 2 meses para ter o cartão debitado. Mas se daqui a pouco você não tiver o débito então infelizmente poderá ter ocorrido o caso do seu processo estar voltando e por isso não houve cobrança.
    Você pode enviar um email para lá porém vão demorar muito para responder. Você terá algum tipo de resposta. Ou o será debitado ou o processo voltará para você.
    Att,
    Rafael

  109. Bom dia Rafael,

    Quando você escreveu: “Todos esses acima deverão ter traduções juramentadas (aí nosso bolso!) e cópias autenticadas em cartório.”

    Primeiro eu mando os originais para o tradutor juramentado fazer o serviço dele e depois que os documentos forem devolvidos eu tiro as cópias e autentico, certo?

    Obrigado pela ajuda!
    Fernando

  110. Caro Rafael

    Como vc falou, o meu processo foi devolvido, chegou hoje, a taxa não foi debitada pelo cartão, tentaram 4 vezes. Porém achei estranha a correspondência, em um paragrafo fala que a nossa aplicação não satifaz os requisitos do artigo 10 da LIPR. Depois fala para observar os documentos anexados, no caso a não cobrança da taxa. Tem como eu te passar um email desta correspondência para vc analisar.

    Att, Leonício

  111. Leonício,

    Compartilho com vocês a minha experiência, também tive os documentos devolvidos e esta folha de rosto com as explicações.Pelo que entendi o artigo 12 da LIPR (Loi sur l’immigration et la protectiondes réfugiés) diz que se os documentos fornecidos na demanda não satisfazem é necessário que o processo seja devolvido,ou seja, como o formulário com o nº do cartão é um documento.Seu caso é o mesmo que o meu pelo que entendi, seus documentos foram devolvidos não porque estavam errados mas porquê eles não conseguiram fazer o débito.Inclusive dizem que só fazem o débito depois de analisarem os documentos, o que tudo indica que em nossos casos os docs estavam certos!!!
    Você tem a opção de fazer o pagamento online no site do cic antes de enviar,assim fica mais garantido de não retornarem.Assim eu espero :0.

    Espero que tenha ajudado.

  112. Olá Rafael

    Parabéns pelo site e muito obrigada pela grande ajuda!!!
    Iniciei meu processo federal com suas dicas e volta e meia vem aqui tirar dúvidas.

    Acontece que agora está acontecendo uma situação que não consegui uma resposta, se vc ou algum outro leitor puder me ajudar, desde já agradeço muuuuuuuuuuuito.
    Enviei o meu dossiê e o BIC abriu meu processo, porém me enviaram um e-mail solicitando correção do IMM 5669, na questão em que informa a família e na questão 12 dos endereços.
    Preenchi e reenviei para o Consulado em SP e eles me enviaram um novo e-mail solicitando novamente correção, agora da questão 08 (Antécédents Personnels) e novamente a questão 12 (Adresses).
    Acontece que morei em casas alugadas até 2010 e apesar de conseguir os endereços das casas, não lembro e nem tenho mais nenhum documento com o período que vivi em algumas casas (eles querem as informações desde 2001) e na questão 08 minha dúvida era sobre o espaço, mas essa já encontrei a resposta acima (adicionar uma folha com as informações).
    Alguém teve esse problema com os endereços também?? Não sei o que fazer, tentei ligar no consulado, mas ninguém atende aquele bendito telefone de final 4343 e e-mail eles não respondem.
    O jeito é continuar gastando com sedex!! Já tô traumatizando com esse IM 5669!

    Obrigada e boa noite!!!

  113. Rafaela: o jeito é você continuar tentando ligar para eles… Eu também sofria mas com insistência eu conseguia falar com eles. O melhor horário para ligar é de manhã ou depois do almoço. Mas qual é especificamente o problema com os endereços? Se você não se lembra porque não omitiu? Não sei… É melhor você ir atrás do endereço certinho. Nem que você vá pessoalmente ao endereço que morou. Mas antes de qualquer coisa pega um dia inteiro para ligar para eles, rs.
    Att,
    Rafael

  114. Danilo e Leonício: pelo que vi no seu email realmente foi problema apenas no pagamento. Pague pela internet que é bem mais garantido!
    Att,
    Rafael

  115. Rafael e Danilo

    Obrigado, pela ajuda.
    Quanto as certidões que já estão vencidas, é prudente retirar outras, tranduzir e juramentar novamente?
    O que devo fazer?

    Grato.

    Leonício

  116. Leonício: se eles já deram o visto deles na folha (eles marcam com uma caneta) então não precisa. Manda exatamente o processo que você mandou da primeira vez.
    Att,
    Rafael

  117. Caros Rafael e/ou Danilo.

    Estou tendo certa dificuldade para pagar on-line. Não consegui entrar como fala o iten 17 do formulário, pois lá fala que o IMM5620, não tem como pagar online. Porém através do //eservices.cic.gc.ca consegui ver a forma de pagamento. Mas agora fiquei em dúvida.
    Como vcs pagaram? (tem um passo a passo)

    Grato.

    Leonício

  118. Leonício: Infelizmente não sei pois quando eu fiz enviei o número do cartão e eles conseguiram debitar tranquilamente. Vamos esperar e ver se alguém posta depois de mim!
    Att,
    Rafael

  119. Então Rafael, eu fiz exatamente isso, omiti os endereços esquecido e acho que foi esse o problema, sei lá. E fiz o que vc disse, dei uma passadinha na casa pra ver o endereço certinho, mas foi pelo google, kakaka. Viva a internet!!!! Só continuo sem lembrar exatamente o tempo em cada casa, mas fiz uma estimativa e enviei. Espero que dessa vez eles aceitam!!
    Mais uma vez obrigada pela ajuda e continua postando suas impressões e experiências aí, s’il vous plaît!!!!

    Leonício, no blog Diário Canadá Brasil tem um post bem explicadinho sobre o pagamento on line, tinha muita gente que estava com problemas também.

  120. Leonício: Segue abaixo os passos para fazer pagamento online

    https://eservices.cic.gc.ca/epay/welcome.do?

    1º- Ler atentamente as instruções do “Paiement en ligne”

    2º- Leia atentamente as condições de uso principalmente no que diz ao seu navegador.

    3º Após e ter certeza que você pode continuar clique em ” J’ai lu et compris les conditions ci-dessous”.

    4º Clique em Immigration

    5º Clique em Traivalleurs qualifiés- Québec

    6º Preencha a quantidade de pessoas que vai com você, obedecendo sempre os campos, por exemplo, esposa,filho etc. O próprio site vai calcular o montante a pagar. Depois clique em “Somettre”

    7º A próxima tela é um resumo do seu pagamento.Veja atentamente se foi calculado tudo corretamente e se todos as pessoas estão incluídas na demanda. Clique em “Payer” para seguir para próxima etapa.

    8º Nesta etapa você vai criar um usuário e senha para poder realizar o pagamento.

    9º Preencha os campos do pagamento igual ao que está no seu cartão de crédito e finalize.Voilà!!! Está pronto é só imprimir o recibo preencher os dados do pagador, se o cartão de crédito não for seu deverá indicar neste campo os dados do pagador, como data de nascimento, endereço etc.Acredito que é para eles fazerem alguma conferência de segurança ou se alguém resolver solicitar a grana de volta eles terem o papel em mãos.

    ATENÇÃO:

    Como você está fazendo um pagamento online é necessário imprimir de novo e o check-list,provavelmente no que você enviou não tinha no campo 17 Paiement des frais a opção de “Paiement des frais sur internet” abaixo envio o link
    http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/IMM5690F.pdf

    Outro conselho que te dou é reimprimir todos os formulários principalmente do de antecedentes pessoais já que se passou mais meses desde que a data que você enviou.

    O endereço no site do cic para a lista completa de docs é http://www.cic.gc.ca/francais/information/demandes/quebec-demande-trousse.asp

    Se possível envie por um courrier os docs de novo para Nova Scotia, por exemplo DHL ou Fedex apesar de sair mais caro você vai economizar uns 15/20 para que os docs cheguem lá, além do que tem mais rastreabilidade do que correios (particularmente acho arriscado enviar por correios já que não é possível acompanhar depois que sai do Brasil). Meu processo chegou lá de novo dia 05 de abril e até agora não tive retorno.Espero apenas para maio.

    Boa sorte e luz de Deus contigo nesse sonho,estamos todos juntos!

  121. Rafaela: Que bom que deu tudo certo dessa vez. Estou torcendo por você!
    Que ótimo saber: vou falar com o Leonício para talvez compartilhar o post dele aqui.
    Att,
    Rafael

  122. Danilo: que bom você ter dado uma ajuda para o Leonício. Parece que ele acabou achando. Mas seu passo a passo ficou muito bom. Posso usar ele aqui no site para ajudar outras pessoas com as mesmas dúvidas? Se você der sua autorização eu publico!
    Att,
    Rafael

  123. Olá, Rafael, bom dia!
    Uma dúvida!
    Qual dos endereços eu envio a documentação…..finalmente conclui toda a documentação necessária, e agora só falta enviar, no site tem dois endereços.
    Muito Obrigado pelo apoio……Valeu
    Cleverson

  124. Cleverson: procura um artigo meu que tem a foto do envelope que eu mesmo enviei e dá para olhar o endereço direitinho se você se sentir inseguro. Mas nesse artigo mesmo que você está comentando eu digo o endereço que é para mandar, rs.
    Att,
    Rafael

  125. Rafael: Tudo bom? Gostaria de falar contigo sobre uma dúvida bem específica.Podemos conversar por e-mail?

  126. Boa noite, amigos do “imigrar”. Boa noite Rafael. Como andam seus processos? Danilo, recebeu, alguma informação de Sydney? reencaminhei o meu a alguns dias, mas até agora nada! E o seu como anda? Pergunto pois vc reenviou primeiro. Um abraço a todos.
    Leonício

  127. Leonício: Olá. Tudo bom. Espero que tenha notícias em breve. Algumas pessoas já entraram em contato comigo com o mesmo problema e várias delas já receberam a resposta positiva após terem encaminhado os processos.
    Com você não será diferente!
    Att,
    Rafael

  128. Leonicio:Tudo certo. Ainda estou esperando, mesmo enviando com a taxa paga não tive resposta ainda.Essa semana fará 2 meses que eles receberam.Continuo aguardando.

  129. Olá, Rafael
    Bom dia!
    Hoje( 01/07/2013) caiu no extrato do meu cartão de crédito o valor da taxa do consulado. isso significa que deu tudo certo com minha documentação?
    Te chance de retornar?
    Ansiedade grande…….Mas muito feliz.
    Aguardo retorno
    Obrigado desde já.
    Cleverson

  130. Cleverson: Se eles cobraram a taxa significa que está tudo ok com a sua documentação e ela não tem mais chance de retornar. Agora é aguardar e pronto. Parabéns. Comemore, rs.
    Att,
    Rafael

  131. Olá Danilo cadê tu cara, já vazou para o Québec como o Rafael, não nos deixe sem notícias, já te deram alguma resposta de Sydney?

    Att,
    Leonício

  132. Caros do “imigrar” é com grata satisfação que informo que recebi hoje, um email do CIO de Sydney, confirmando o pagamento das taxas, que paguei on-line no dia 29 de abril de 2012, quase 2,5 meses.
    E informando que minha solicitação foi encaminhada para o escritório do visto para completar o tratamento. Alguém sabe qual o próximo passo.

    Att.

    Leonício

  133. Leonício: Ainda bem! O próximo passo é esperar. Seu dossiê irá “descer” para o Consulado de São Paulo. Depois irão pedir os exames médicos e após isto o pagamento de uma nova taxa (a última) e irão estampar o visto no seu passaporte.
    Agora é só esperar.
    Att,
    Rafael

  134. Leonício: Parabéns !!! Chega de aflição agora é hora de praticar a paciência. Meu e-mail chegou também há poucos dias e já aparece no e-cas!!!. Boa sorte pra nós.

  135. Danilo: Parabéns também. Para os dois. Agora é só aguardar (e muito, rs).
    Logo nos veremos aqui.
    Att,
    Rafael

  136. Leone: Agora está entre 18 a 20 meses. A previsão é cair, ao que tudo indica baseado no número de aplicações. Talvez próximo ano caia para 15 meses e depois o tão desejado 12 meses.
    Att,
    Rafael

  137. Fala Rafa!

    Como vão as coisas? Já está de malas prontas?? – kkk
    Camarada, tem algum e-mail de contato do CIC? Algum que eles respondam?

    Eu mandei meu processo para lá em 01-05 e ainda nem deram sinal de vida.
    Estou pensando em fazer contato, o que vc acha?

  138. Fernando: Aqui está tudo bem. Malas prontas pra onde homem?! Já estou aqui no Canadá a quase 4 meses, rs.
    Você quer o e-mail do CIC (Ministério de Imigração do Canadá) ou do Consulado do Canadá em São Paulo ou do Centro de Processamento de Demandas de Residência Permanente que fica em Nova Scotia? Cada um tem um e-mail diferente. E cada um destes demoram ou não respondem os seus e-mails, rs.

    Você pagou a taxa online ou mandou o formulário para passarem o cartão por lá?

    Att,
    Rafael

  139. Putz serio? kkkkk
    Pensei que vc fosse só mês que vêm!! kkkk
    E como estão indo as coisas por ae??

    Sim, eu gostaria do email da Nova Scotia, por favor! Eles tem telefone? Adianta?
    Eles estão em greve?

    Abr

  140. Caros colegas do “imigrar”. É com grande surpresa e alegria que informo que recebemos ontem (eu e minha família) o email com os formulários, para irmos fazer os exames médicos. Apenas 39 dias após a inscrição no ecas. Glória a Deus.

    Leonício.

  141. Leonício: Fico feliz por você e sua família. Ainda bem. Vai dá tudo certo, com certeza. Parabéns.
    Att,
    Rafael

  142. leonício, que super rápido. uma pergunta, você é das profissões prioritárias?

  143. Leone: Ele é engenheiro civil e a esposa dele é enfermeira (prioritária). Por isso a rapidez. :)
    Att,
    Rafael

  144. Leonício; Super feliz com essa excelente notícia,isso que nos faz ter fé apesar de tantas coisas contra. Se souber de alguma novidade no processo nos avise.

  145. Olá, Rafael
    Boa Noite (aqui no Brasil).
    Como faço para alterar algumas informações, tipo meu e-mail mudou, e também o nº do meu passaporte.
    Sai da empresa que trabalhava, preciso informar isso também?

    Aguardo retorno.

  146. Isto mesmo, conforme o Rafael descreveu, e mais uma vantagem um casal de filhos, com menos de 12 anos.

    Caro Rafael, no exame de sangue pedido, vc sabe quais eles fazem além do HIV e Sifilis? Devo me preocupar com a taxa de colesterol, glicose, acido úrico, triglicérides.

    Att. Leonício

  147. Cleverspm: Você está em qual fase? Na etapa do Quebec (BIQ) ou já na etapa federal? Se for na etapa federal está com o processo em Nova Scotia ou já “desceu” para o Consulado de São Paulo?
    Preciso dessa informação para poder te dar uma luz.
    Att,
    Rafael

  148. Leonício: Só deve se preocupar com doenças graves. Colesterol alto, etc, não é doença e sim descuido, rs.
    Então se você não tiver uma doença grave que vá onerar o sistema de saúde canadense, não precisa se preocupar.
    Att,
    Rafael

  149. Obrigado, mais uma vez, por este esclarecimento. Agora é só pegar a estrada, e ir até o médico mais próximo, no nosso caso até Brasília, apenas 1.250 Km.

    Att. Leonício

  150. Olá, Rafael
    Estou na fase Federal, já recebi confirmação no e-cas.
    Mas não sei se meus documentos já estão em São Paulo. Onde vejo isso?

    Abraços

  151. Cleverson: Se você recebeu o e-mail do pessoal de Nova Scotia com o seu número e tudo mais então o seu processo já deve estar em São Paulo.
    Att,
    Rafael

  152. Oi Pessoal,

    3 dúvidas:

    1- Acabei de saber que receberemos o CSQ em casa!!!! (eeeeeeeeeeeeeeeeeeee)!!! Somos de dez/2011. Agora temos que encaminhar o federal e acho que a 1ª coisa é juntar ois documentos e fazer tradução juram,entada né?
    São só estes documentos mesmo, como citado acima:
    – Cópia do passaporte. (Somente da parte que aparecem os dados e a foto). Se você vive em outro país diferente da sua nacionalidade então deve mandar a cópia do visto desse país. Cópia autenticada porém não precisa traduzir.

    – CSQ (mandar o original). Na entrevista você recebeu duas vias do CSQ. Mandar o da Imigração e guardar sua via pessoal (Candidat).

    – Certidão de nascimento de cada pessoa que irá ao Quebec (inclusive as crianças é claro)

    – Certidão jurídica de mudança de nome (só para quem mudou antes do casamento);

    – Certidão de casamento (ou provas de conjuge de fato como explicado acima) ou certidão de óbito do conjuge (só para quem é viúvo);

    – RGs (carteiras de identidades)

    É que depois nos comentários vi que o Rafael respondeu que precisa traduzir tbm os antecedentes e tal,…

    2- Se eu seguir este passo a passo para o Federal ele esta atualizado?

    3- As profissões que eram prioritárias no processo BIQ continuam sendo prioritárias no processo Federal? É que estatística era prioritária qdo mandamos para CSQ e agora parece que saiu da lista de prioritários…o que o Federal considera? A lista de quando entramos no processo dez/2011 ou de quando entramos no federal???

    Muito obrigada!!! vamos lá, uma batalha por vez! ;)

    Só mais uma coisinha…o Federal esta levando qto tempo?

  153. Vanessa: Olá! Vamos às dúvidas.

    1- Acabei de saber que receberemos o CSQ em casa!!!! (eeeeeeeeeeeeeeeeeeee)!!! Somos de dez/2011. Agora temos que encaminhar o federal e acho que a 1ª coisa é juntar ois documentos e fazer tradução juram,entada né?
    São só estes documentos mesmo, como citado acima:
    – Cópia do passaporte. (Somente da parte que aparecem os dados e a foto). Se você vive em outro país diferente da sua nacionalidade então deve mandar a cópia do visto desse país. Cópia autenticada porém não precisa traduzir.

    – CSQ (mandar o original). Na entrevista você recebeu duas vias do CSQ. Mandar o da Imigração e guardar sua via pessoal (Candidat).

    – Certidão de nascimento de cada pessoa que irá ao Quebec (inclusive as crianças é claro)

    – Certidão jurídica de mudança de nome (só para quem mudou antes do casamento);

    – Certidão de casamento (ou provas de conjuge de fato como explicado acima) ou certidão de óbito do conjuge (só para quem é viúvo);

    – RGs (carteiras de identidades)

    É que depois nos comentários vi que o Rafael respondeu que precisa traduzir tbm os antecedentes e tal,…

    Primeiramente parabéns pelo CSQ em casa. Sim todos esses documentos. E isso inclui a sua pergunta número 2. O processo do Québec mudou mas a etapa Federal continua a mesma então o guia continua atualizadíssimo. Pode seguir que não terá problemas.

    3- As profissões que eram prioritárias no processo BIQ continuam sendo prioritárias no processo Federal? É que estatística era prioritária qdo mandamos para CSQ e agora parece que saiu da lista de prioritários…o que o Federal considera? A lista de quando entramos no processo dez/2011 ou de quando entramos no federal???

    Os agentes da Etapa Federal não levam em consideração nenhuma lista e sim o CSQ. Os CSQs prioritários tem escrito neles que são prioritários então se estiver escrito isso neles então o processo será prioritário. :)

    O federal está levando em torno de 18 a 20 meses para não prioritários.

    Att,
    Rafael

  154. Vanessa: Boa pergunta! Rs… Na verdade não existe uma regra. Mas ultimamente vejo que está levando de 5 a 8 meses.
    Att,
    Rafael

  155. Bom dia Rafael,

    Sobre o endereço de envio dos documentos para New Scotia, li que você ficou em dúvida sobre porque utilizar o endereço 1 e não o 2.

    Eu entendi que o 1 você deve utilizar quando enviar via correios normal, pois quando entrar nos Canadá, não será um courrier que irá fazer a entrega e sim a empresa de correio normal, por isso eles devem utilizar uma Caixa Postal. Já para o endereço 2 você deve enviar caso seja uma transportadora (courrier) que irá levar os documentos, como por exemplo DHL ou Fedex. Eu entendi dessa forma e enviei os meus documentos para o endereço 2, pois enviei via DHL. Eu espero que funcione. :)

    Parabéns pelo post.

    Att.,

    Álvaro

  156. Olá Rafael! Tenho uma dúvida relativa às taxas que temos que pagar para dar entrada no Federal.
    Além dos $550 por cabeça (req. + conjuge, se for o caso), temos $150 para filhos menores de 22 anos. Até aí tudo bem. Porém, o sistema do site CIC mostrou-me o seguinte campo: Frais relatifs au droit de résidence permanente ( ) $490. O que seria isso? Temos que pagar essa taxa? Alguém sabe? Obrigado!

  157. Álvaro: Olá desculpa a demora pois eu estava com alguns compromissos aqui em Montreal e fiquei sem poder acessar o site por duas semanas. Mas estou de volta.
    Boa observação, rs.
    Att,
    Rafael

  158. Abner: Sim, terá que pagar essa taxa. Mas não precisa ser agora. É a taxa para imprimir o visto no passaporte. Pode deixar para pagar no fim do processo.
    Att,
    Rafael

  159. Rafael, acabei de enviar meus documentos ao processo federal e estou escrevendo para agradecer pelo seus posts, ajudaram demais mesmo. Muito Obrigado. Agora é esperar chegar lá e vir as confirmações. Abraço e sucesso.

  160. Olá, Rafael.
    Bom dia!
    Recebemos o formulário para os exames médico dia 27/01/14, conseguimos fazer os exames dia 10/02/14 e segundo o laboratório já foram enviados.
    Liguei no consulado em SP e me disseram que os exames não tinham chegado ainda, questionei, pois um casal de amigos nossos fizeram os exames e já receberam a solicitação dos passaportes dois dias após fazerem os exames, e eu ainda estou no aguardo da solicitação, vc tem uma ideia de quanto tempo demora? Estou um pouco preocupado.
    Aguardo retorno.
    Abraços
    Cleverson

  161. Olá, Rafael
    Bom dia!
    Mais uma dúvida, já comprei a minha passagem aérea, infelizmente o meu agente de viagem acabou emitindo a passagem, isso influencia, no caso de não recebermos ainda a solicitação do passaporte?
    Aguardo retorno
    Abraços
    Cleverson

  162. Cleverson: Não existe um prazo certo. Já vi gente receber um dia depois dos exames e vi outras (como minha amiga) demorar quase 2 meses. Então o jeito é aguardar. Os exames médicos são enviados para Ottawa por isso o Consulado de São Paulo não sabe muita coisa sobre eles.
    Att,
    Rafael

  163. Obrigado pela resposta…..então o jeito é aguardar.
    Valeu.

  164. Cleverson: Não entendi sua pergunta. Qual a ligação entre a passagem e a solicitação do passaporte?
    Att,
    Rafael

  165. É que assim, já comprei minhas passagens para maio, antes de receber a solicitação do passaporte, agora estou preocupado se isso influencia na decisão deles em relação a barrar ou não a nossa ida para o Canadá, é que um amigo disse que eles olham se a pessoa já comprou a passagem ou não. Espero que tenha sido claro, a compra da passagem influencia ou não para o consulado barrar o visto?
    Cleverson

  166. Cleverson: De maneira alguma. Não tem nada a ver isso. Fique tranquilo. Se pediram os exames médicos então você já foi “aceito”. Só não vai se tiver alguma doença crônica o que creio que não é o caso senão o médico teria dito. É só questão de tempo. E vai dar tempo, se é só em maio, vai dá tempo.
    Att,
    Rafael

  167. Obrigado Rafael!
    Nos tranquilizou, muito…..valeu mesmo.
    Assim que chegar em Gatineau, e nos estabilizarmos, iremos para Montreal te conhecer pessoalmente e pagar um cafezinho….blz?

    Abraços
    Cleverson

  168. Cleverson: Claro. Pode fica tranquilo. E reafirmo: quando pedem os exames médicos é porque a pessoa já foi aprovada.
    Será um prazer conhecê-los e mais ainda beber café de graça rs.
    Att,
    Rafael

  169. Olá, Rafael.
    Realmente estava preocupado a toa, recebemos a solicitação hoje (05/03/2014), já paguei a taxa a enviei os passaportes, agora é só aguardar a devolução. e viajar.
    Será um prazer pagar um cafezinho.

    Abraços e obrigado mais uma vez pela força.
    Cleverson

  170. Cleverson: Eu sabia que tudo ocorreria bem. Pode demorar bastante por conta da greve dos correios. Mas fora isso chegará em tempo, pode ter certeza.
    Vou cobrar o cafezinho, rs.
    Att,
    Rafael

  171. Olá, Rafael
    Eu de novo…
    Uma dúvida, no ecas apareceu a seguinte mensagem, “Une décision a été prise concernant votre demande. Le bureau communiquera avec vous à ce sujet”, isso significa que vamos receber os passaportes em breve ou tem algo impedindo a nossa ida?
    Aguardo resposta.

    Abraços
    Cleverson

  172. Cleverson: Não tem nada impedindo. É assim mesmo. Em breve entrarão em contato com vocês para solicitarem os passaportes.
    Att,
    Rafael

  173. então a mensagem apareceu depois de solicitarem nossos passaportes, porque já enviei os passaportes e estou aguardando a chegada, que acredito eu, chega essa semana.
    Valeu!

    Cleverson

  174. oi Rafael, posso seguir esse post para o processo federal, ou houve alguma mudança? Obrigada.

  175. Rafael, primeiramente meus parabéns pelo site. Um dos melhores que ja vi sobre o assunto. (desculpe a falta de acentos. Estou usando um teclado em outro padrao!)Tenhos algumas duvidas sobre a parte federal.

    1 – No formulario IMM 5669, nas sessoes 7 – Scolarité, 8 – Antécédents personnels, 10 – Charges politiques e 12 – Adresses, tomei a liberdade de preencher tudo em uma folha avulsa, pois acho que ficaria bagunçado colocar algumas informaçoes em um e o resto na folha avulsa. Entao fiz um documento no word com o titulo do formulario, men nome e as tabelas com as informacoes e em cima de cada tabela o numero da sessao a qual ela se refere no formulario. Posso fazer desse jeito ou existe um jeito melhor?

    2 – No mesmo formulario IMM5669, pros campos que eu nao vou responder pois nao sao relacionados ao meu caso, ele indica para colocar Néant. Eu devo colocar em todos os campos possiveis ou somente um Néant é suficiente pra sessao que nao esta relacionada a mim?

    3 – Devo assinar as folhas avulsas que utiliso?

    4 – Achei estranho, mas no formulario IMM 5562 (Liste de voyages) eu coloquei todas as cidades que viajei durante o periodo considerado (desde os 18 anos). Entretanto, fiz mochiloes onde passei 1 dia em algumas cidades. Devo colocar essas cidades?

    5 – Para o mesmo formulario IMM 5562, como vivo em Montreal fazem mais de 1 ano, tenho que colocar as viagens que fiz para ca antes para estudar? No site do governo ele indica que devem ser as viagens para outros paises diferentes do pais de cidadania ou residencia. Entretanto, fiquei na duvida pois muitos blogs e foruns dizem que deve ser colocado o Canada.

    Acho que por enquanto é isso. Muito obrigado e tudo de bom.

Deixe o seu comentário