Entrevista com uma moradora de Montreal – Quebec

Entrevista com uma moradora de Montreal – Quebec

Está de volta as importantes entrevistas com os moradores das mais diversas cidades do Canada. Dessa vez a escolhida é a simpática Jocelin que mora a 5 anos em Montreal.

Não preciso dizer que Montreal é uma das cidades mais importantes para nós brasileiros pois como o processo de imigração do Quebec é um dos mais usados por nós para imigrarmos então Montreal geralmente é uma das primeiras opções.

Já tivemos a entrevista sobre a cidade de Quebec e agora vamos ler sobre a de Montreal e em breve espero colocar aqui entrevistas de outras importantes cidades do Quebec e também do resto do Canada.

 

- Se apresente. Qual seu nome e profissão.

Meu nome é Jocelin Lima sou formada em Publicidade e Propaganda, mas sou bancaria como profissão  No Brasil trabalhei  no Unibanco e na Caixa Econômica Federal, aqui no Quebec eu trabalho no Banque Nationale.

 

- Há quanto tempo está no Canadá? Quantos anos mora em Montreal?

Eu morei 2 anos em Toronto como estudante, fiz um curso de inglês e psicologia em um college.

Apos voltei ao Brasil, fiz o processo de imigração e em maio vai fazer 5 anos que moro em Montreal-Quebec.

- Qual processo de imigração utilizou para imigrar?

Eu fiz o processo de trabalhador qualificado, pela província do Quebec.

 

- Porque escolheu Montreal?

Pois, como eu já tinha um inglês avançado decidi vir à uma província francófona para aprimorar meu francês e falar fluentemente as 2 línguas oficiais do Canada. Como na área financeira dentro da província do Quebec a cidade de Montreal é a que tem mais vagas de emprego escolhi essa cidade.

Hoje melhor francês do que inglês  meu irmão também imigrou e mora em Montreal e meus pais moram comigo através do programa Super Visa para Pais e Avós.

- O que acha de morar aí?

Eu gosto bastante daqui e me considero um caso de imigração que deu certo. Pois, apos 3 meses de estudos na francização comecei a trabalhar na minha área, tenho crescido profissionalmente, tenho a oportunidade de estudar à preço justo, qualidade de vida e segurança.

 

- Recomendaria Montreal para outras pessoas que estão imigrando para o Canadá? Quais as vantagens e desvantagens de se morar aí?

O Canada é um pais heterogêneo  cada província tem sua peculiaridade com relação à clima, mercado de trabalho, sociedade, etc.

Eu só recomendo Montreal para aqueles que reconhecem que em Montreal eles tem possibilidade de identificação com a língua  com as leis daqui, com o frio e a neve, reconhecimento de diploma e etc. 

A cidade de Montreal é muito bonita, tem ótimos restaurantes, tem um custo de vida baixo, um excelente equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, muitas ciclovias, parques, eventos gratuitos, vários festivais, boa localização geográfica perto de Ottawa, Toronto e EUA.
Porém, o comércio fecha cedo, os serviços são burocráticos, as ordens profissionais dificultam a entrada dos diplomados no exterior,  os salários são mais baixos. 
Na verdade as vantagens estão ligadas com as desvantagens,.rs… Pois, como profissional você tem a vantagem de não viver para trabalhar, mas como consumidor a desvantagem do profissional do varejo fechar as portas às 5:00 horas da tarde no sábado e domingo para ele também poder desfrutar do final de semana com a família. A vantagem de ter um custo de vida mais baixo devido à desvantagem dos salários também serem mais baixos.

- Como é o mercado de trabalho? É “fácil” (nunca é fácil, eu sei, rs) arrumar trabalho?

O mercado de trabalho depende muita da sua profissão  O fator principal não é se a profissão pertence ou não à lista de profissões em demande, mas sim, se a profissão depende de uma ordem profissional e reconhecimento de diploma.

Por exemplo, o enfermeiro para fazer o processo de imigração o tempo de processamento é mais rápido  a profissão tem mais pontuação  porém, ao chegar aqui existe uma caminhada à ser feita que demanda estudo, tempo e dinheiro até a pessoa poder exercer à profissão diferente das pessoas que trabalham com TI, onde alguns já vem com emprego e outros começam à trabalhar rapidamente.

- Como é o clima (temperatura) em Montreal?

As estacoes são bem definidas, no inverno faz frio e neva, na primavera chove, o verão é quentíssimo e com muito sol até de noite e no outono friozinho.

 Eu acho isso lindo, pois, em cada época do ano temos uma cidade diferente, com um novo clima, cor, paisagem  atividades à fazer e roupas apropriadas.

- Conhece outros brasileiros morando aí? Há algum tipo de “comunidade” brasileira?

Eu conheço muitos brasileiros aqui e a comunidade tem crescido cada vez mais.

 A comunidade costuma se encontrar em varias atividade durante o ano, aqui vão algumas:
  • encontro de casais e encontro de mulheres – promovidos pela Igreja Luz para as Nações;
  • festa junina e réveillon brasileiro – promovidos pelo Hamilton Cidade;
  • festa Rio 40 graus e churrascão 40 graus- promovidos pelo Peninha;
  • carnaval brasileiro – promovido pelo festival Weekend du Monde;
  • feira ExpoBrasil – promovida pelo grupo pequenos comerciantes do Quebec;
  • feijoada brasileira – promovida pelo Centre d’Études Spirites Fraternité;
  • 5 à 7 Luso-brésilien d’afaires – promovido pelo CABQ.

- Quais os melhores bairros para recém-chegados se instalarem? O aluguel é muito caro?

Comparado com outras metrópoles do Canada, o aluguel em Montreal não é caro. A cidade é bem servida de transporte público (metrô que liga a cidade de Montreal às outras cidades vizinhas, ônibus que tem horário certinho pra passar em cada ponto) o que facilita muito para o recém chegado e para eles eu recomendo bairros como:

  • metro Cadillac: lá as casas são novas e o aluguel não é caro, fica na linha verde dando acesso rápido ao centro. Muitos brasileiros vindos de Recife se concentram nessa área.
  •  metro Guy-Concordia:   é a unica parte da cidade que fica aberta até e apos a meia noite, região central, perto de tudo, bom para o solteiro,  porém, o custo do aluguel e estacionamento é mais caro por ser centro.
  • ILE DE SOEUR:  apartamentos grandes, alguns aps tem 2 banheiros (o que é raro aqui), é como um condomínio fechado com comercio local, ciclovia, lazer, segurança, porém, como tudo aqui….é aberto. Muitos brasileiros moram lá, a unica desvantagem é que não tem metro perto, porém, tem 2 ônibus que levam ao centro e ao metro.
  • Longueuil e Laval: não é um bairro de Montreal, são 2 cidades que ficam na Grande Montreal para quem gosta de um clima de interior, as casas são mais novas, o valor do aluguel mais baixo,  tem metro para ir pra Montreal, tem inúmeras boas e grandes lojas, bom para família.

 

- Tem alguma informação adicional que acha importante mencionar aos futuros imigrantes?

Alguns vem ao Quebec e depois ficam reclamando, pois, procuravam encontrar um estilo de vida do Canada Inglês ou tinham em mente um sonho americano, por isso, eu sempre oriento aos futuros imigrantes de pesquisarem muito antes de cada passo, pois, o Quebec tem suas particularidades, muitas vindas da Europa e da França, cabe a você se perguntar: Qual a província que melhor responde ao que estou buscando?
 O Canada é tao grande e tao diversificado, não tem a escolha certa, mas sim aquela que é melhor para cada um. Por isso, ao invés de reclamar do tempo de processamento do processo….(risos)…aproveite e pesquise muito, leia muito, não tenha pressa de imigrar, estude mesmo, se envolva nesse projeto e por fim….deixe seu coração te levar!
_______________________________________________________________________________________________________
Quero agradecer a Jocelin por ter gastado o precioso tempo dela respondendo a esta entrevista. Sei que ajudará bastante a todos que estão em dúvidas sobre qual cidade escolher para morar. Pelo menos eu ainda tenho essa dúvida cruel, rs. E o depoimento e dicas dadas nas entrevistas estão me ajudando (ou atrapalhando já que quero morar em todas! rs). Veja abaixo os links para as entrevistas já feitas aqui ao site:

Confira as outras entrevistas já feitas no Site Imigrar:

- Entrevista com morador de Halifax

- Entrevista com morador de Quebec (cidade)

Veja também

6 Responses to Entrevista com uma moradora de Montreal – Quebec

  1. Ei Rafael!! Muito boa essa iniciativa das entrevistas!! Bom para sabermos mais sobre a vida local, espero que continue com esse belo site quando já estiver em solos Canadenses!!!

  2. Mais uma ótima entrevista Rafael, aposto que está te ajudando bastante na escolha da cidade que vai morar, pra mim uma grande vantagem em morar no lado Francês seria desenvolver uma terceira lingua, acho fascinante a ideia de ser poliglota.

  3. Nina: Obrigado pelos elogios! Também espero continuar com o site quando estiver em solo canadense… Sei que irei continuar. Não com a mesma frequência que aqui mas irei continuar sim.
    Att,
    Rafael

  4. Guilherme: Obrigado pelos elogios! Ajuda sim. Ajuda e atrapalha, rs. Eu adoro aprender novos idiomas então não terei problema algum em aprender o francês. E depois ainda pretendo dominar o espanhol e o mandarim.
    Att,
    Rafael

  5. Estou amando seu blog!!! Estou começando meu sonho de mudar para o Canadá e teu blog é super esclarecedor!!!

Deixe o seu comentário