Curiosidades Montreal

Bom, como alguns de vocês sabem eu e meu marido moramos na província do Quebéc , na cidade de Montreal. Então, a maioria dos temas abordados aqui são baseados na vivência dentro dessa província, embora tenhamos visitado algumas vezes Ontário.

Para aqueles que estão no processo de imigração devem saber que esse processo eh um tanto burocrático e que exige muita organização de tempo e financeira.

Outra coisa, por mais que você se organize, fale idiomas, isso não é significado de êxito na província, no Quebec, especialmente em Montreal o mercado de trabalho não esta tão aquecido, exceto para algumas profissões. Dentre elas, Tecnologia da informação, enfermagem , como muitos de vocês já devem saber.

O francês é um idioma agradabilíssimo, porém o “quebecois” que eh a maneira que dos habitantes da província falar, não eh um idioma tão facil assim de assimilar. Sim, o francês foi modificado, assim como o acento francês se tornando um pouco mais complicado. Mas não é nem  um bicho de sete cabeças, nada como o tempo para se acostumar com o novo acento. O que eu queria dizer é: Você sentirá falta de falar na sua língua materna, em algum momento. Sentirá cansado de querer se expressar e não achar a palavra e quando achar não expressará com a mesma emoção.

Quando chegamos ao Quebéc temos toda essas maravilhas que esse pais oferece. Como residente permanente você pode gozar do sistema de saúde com a sua carta “insurance maladie – , ainda assim eh tudo muito burocrático, desde a marcação de um exame , quanto a passagem para especialistas. Quando você marca um medico, primeiro mandam você ao médico da família, depois ao especialista,

No Canadá não temos 13 salário, ferias remuneradas só de 15 dias. Bem diferente da realidade do Brasil , não é mesmo? Mas em compensação, se trabalha menos horas diárias e temos alguns feriados dos quais podemos aproveitar para viajar.

Quebec não é frio, é muito frio. Tente-se apaixonar e se envolver nas atividades de inverno, do contrário ficarás em casa só hibernando e engordando. Cuidado com o peso. Mais de 70% das pessoas que chegam aqui ganham peso pelo processo de ansiedade que a imigração causa e pela vontade desbravar a culinária que se acha aqui, nunca explorada antes. Montreal eé uma cidade gastronomia , aqui você encontra de tudo um pouco. Comida grega, chinesa, vietnamita, brasileira, espanhola, mexicana…de tudo!

Cuidado com a pele. O clima aqui durante o inverno é bastante seco o que faz sua pele ficar tão ressecada a ponto de criar caroços, o hidratante passa a ser acessório obrigatório para mulheres e homens , como o colírio, o hidratante para a boca .

Sua pele e cabelo enfraquecem muito. De uma maneira que você não pode imaginar.

Alguns produtos alimentícios são bastante caros aqui. porem você pode buscar ” marchés” que são como as feiras no Brasil. Lugar onde você pode encontrar produtos com preços bem abaixo. O leite e derivados são produtos muito caros aqui. Não aconselho que compre frutas no supermercado. Um abacate pequeno , por exemplo, custa 1 dólar que equivale a quase 3 reais, Leite eh 5 dólares. eu sei que quem converte não se diverte, porém impossível não comparar os preços desses produtos com os do Brasil e sei também que nada é perfeito. Um país maravilhoso como o canada e frutas tropicais baratas , seria mais do que o paraíso( risos).

Existe um proteccionismo elitista quanto a imigração para se lograr profissões como médicos, enfermeiros, engenheiros,nutricionistas, dentistas quem está aqui sabe do que estou falando. A Burocracia eh grande , porque são profissões bem remuneradas e que são dominadas por uma elite. Revalidação, exames da ordem, tudo deve ser feito quase que do zero, com uma diferença, em outro idioma.e no final….mais burocracia pra vencer a barreira de lograr a posicao dos bons emprefos

Taxa de desemprego em Montreal é altíssima , considerada uma das cidades com maior taxa de desemprego do canadá e menor salário mínimo com uma media de 10 dólares por hora.( Dados retirados recentemente do jornal do metro de Mtl)  Não é fácil ter um bom emprego aqui e digo mais , inglês FLUENTE e francês  é o mínimo que você deve ter para ser competitivo no mercado, o ideal é que você domine 3 idiomas para se destacar e ser competitivo. ( Dependendo da sua profissão , claro). :)
Cartão de crédito não parcela aqui. São compras feitas quase que a vista, a vantagem é que isso acaba evitando que você entre em dívidas. Porem , não podes parcelar suas contas.

Vitamina D se tornara uma grande preocupação para seu bem estar corporal. Na verdade, em montreal não temos so 3 meses de inverno, o frio perdura quase toda a primavera, são quase 6 meses de frio. Essa é a verdade. Então, o sol nao chega a sua pele , fazendo com que você produza a pro vitamina D. Então você deve tomar suas doses diárias.
Montreal tem uma das maiores taxas de suicídio do canada. As pessoas se deprimem mesmo, durante o inverno o frio eh tao grande que sequer olham nos seus olhos, simplesmente não dá para se concentrar em duas coisas . O único objetivo eh pegar o ônibus ou o metro para evitar o frio que chega a ser insuportável em meados de fevereiro. Chegando a -30, -40 …e por ai vai.
Sim Montreal tem muitos pedintes nas ruas, e o mais interessante muitos deles são jovens! Sim, jovens saudáveis, robustos, que foram roubados pelas drogas e se tornaram infuncionais e incapazes para o mercado de trabalho. Quantas vezes me deparei com jovens da minha idade, perfeitos fisicamente, pedindo comida…e esse numero só cresce.

Fiquei impressionada com a quantidade de fumantes aqui. São inúmeros, e mais uma vez, me assusta a quantidade de jovens fumantes. detalhe, eles não se importam se jogam a fumaça na sua cara e fumam muito , como se diz na minha terra: ” Umas Caiporas” Lol

O governo tem feito a sua parte no que se refere ao recrutamento de profissionais, mas se omite nos programas de integração dos mesmos  ao mercado de trabalho. Então há um desperdício de muitos intelectuais que ficam a mercê da burocracia do governo e acabam trabalhando em lanchonetes, bares ( nada contra, é um emprego como qualquer outro) Porém, tenho certeza que se você imigrou com uma profissão , ´gostaria de desenvolver sua profissão com maestria.

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Ryerson, situada em Toronto, 40% das pessoas que imigraram para o Canadá na categoria de profissional qualificado (skilled worker) ou empreendedor (business class) deixaram o país  nos primeiros 10 anos. Conheço algumas pessoas que conseguiram bons empregos, alguns logo ao chegar e outros chegaram; com o emprego garantido esperando por eles

Meu conselho é: Pesquise bastante e faço seus projetos com da maneira mais racional possível. Estude , se prepare e se organize financeiramente. Encare a imigração com seriedade.

Veja também

Deixe o seu comentário