Como ser Nutricionista no Canadá?

Nutrição no Canadá
Nutrição no Canadá

Booommmmmm!!!! Aposto que esse post vai bombarrrrrrr!! ahahhahaa Já estou esperando as centenas de comentários acerca dele e vou buscar ser  a mais honesta e clara possível diante das afirmações a seguir!

Muitos não sabem , mas além de ser profissional de Educação Física, iniciei a faculdade de Nutrição na UECE também e já estava no sexto semestre ( buáaaaaaaaaaaaahhh) quando pintou a possibildade de imigrar. Nossa gente, sabe àquela sensação de que você está deixando um sonho pra trás , pra viver outro sonho. Mas aí eu pensei, eu posso ser Nutricionista no Canadá também!!( bobinha rsrrs). Claro que sim, sonhos são sonhos e ponto. E se Deus quiser próximo ano já estarei terminando também meu curso de Nutriterapia no Collège de Médecine Douce du Québec.( Curso voltado somente para nutrição clínica) :) Que é minha praia!!! :)

No Brasil a Nutrição é generalista, ou seja , pelo menos na UECE ( Universidade Estadual do Ceará) Você trabalha com cozinha, administração, nutrição clinica, hospitalar, personal diet, nutrição esportiva  e etc…Você vê TUDO que concerne à Nutrição. Os cursos no Canadá são desmembrados. Você pode estudar dietética separadamente, e isso durará menos tempo, quer ver vou deixar um site aqui abaixo:

http://www.cmaisonneuve.qc.ca/programme/dietetique/

O curso acima está mais na área de produção industrial, tecnologia alimentar, controle de qualidade, super bacana. O foco dele é esse.

Já o curso na Universidade está voltado para quem quer seguir a área docente, nutricionista clínico, generalista. Vou deixar o link abaixo de duas grandes universidades. A Mc Gill e a UDM( Université de Montréal). Todas as informações de como “enroll” o curso está no próprio site abaixo. Ao final do Curso você deve fazer parte de uma ORDEM.

Ordens:

http://www.ancq.org/

http://www.ancq.org/

Universidades( Graduação ): 

https://admission.umontreal.ca/programmes/baccalaureat-en-nutrition/    ( UDM)

https://www.mcgill.ca/nutrition/school-dietetics-and-human-nutrition ( Mc Gill)

http://www.collegeofdietitiansofbc.org/home/index.php

Depois farei uma postagem para quem quer seguir carreira de mestrado e doutorado mas em outro artigo, porque é muito assunto a abordar.

Então gente , continuando. A nutrição aqui não está sob o domínio somente do Nutricionista, mas de vários profissionais. Porém o nome NUTRICIONISTA, só poderá usar a pessoa que se graduou em NUTRIÇÃO!! Nunca use esse título se você não o É! Isso pode te acarretar problemas com a ordem como exercício ilegal da profissão.

Hoje temos os Nutriterapeutas (que são pessoas somente focadas na nutrição clínica, personal diet, lojas de suplementos e etc.) Vemos todas as matérias pertinentes à Nutrição, metabolismo, clínica, casos especiais e etc…Essas pessoas podem emitir recibos pro assurance também!!! ( Ainda bem!! rs) Em um curso de um aninho você já pode ser nutriterapeuta!! Não é o máximo? eu que não achei ruim .

Existem os coaching em alimentação consciente e saudável , que é chamado de Health Coaching, chegando agora no Brasil, com uma abordagem mais psicológica que prática. A pessoa vai trabalhar , principalmente, a emoção do paciente e as compulsões alimentares.Vou deixar o link de alguns cursos, que vocês podem fazer já à distância e chegar aqui já com seu título!!

http://www.exercise-science-guide.com/blog/5-most-popular-health-coaching-certifications/

Existe o técnico em dietética  que já expliquei antes. Você pode fazer um Cegép ( que funciona como uma escola técnica , é comparado a um CEFET no Brasil ) O tempo de curso é bem menor., em geral de 2 a 3 anos.

Enquanto você está fazendo todas suas revalidações e etc…você pode também ser técnica em nutrição que aqui se chama food Service Supervisor. Postarei abaixo como proceder para ser Food Service Supervisor no Canadá.

Passos para validar o seu diploma como Food Service Supervisor no Canadá, que equivale a uma técnica de nutrição no Brasil:

1°) Contactar CSNM (Canadian Society of Nutrition and Management) pelo e-mail: www.csnm.ca

2°) Completar formulário on-line de pedido de adesão ao CSNM, disponível no site: www.csnm.ca

Fornecer:

3°) 1 cópia do diploma de nutrição + tradução juramentada do mesmo

4°) 1 cópia do histórico da faculdade + tradução juramentada do mesmo

5°) Providenciar um basic/general report (relatório básico) feito pela Credential evaluation service like ICES = http://www.bcit.ca/ices/

6°) Pagar $ 40,00 taxa de processamento de aplicativo

Mais informações:

http://www.inspection.gc.ca/food/eng/1299092387033/1299093490225

Após esses passos serem concluídos, o CSNM irá avaliar toda a documentação fornecida e irá solicitar que o (a) interessado (a) marque a data para poder fazer a prova de validação de seus conhecimentos.

Curso básico requisitado pelas empresas Canadenses para ser Food Service Supervisor.

https://www.foodsafe-courses.com/foodsafe-2/

OBS: Traduções podem ser feitas por um tradutor juramentado do BR, sai bem mais em conta.

Deixo abaixo também o site oficial do Canadá sobre Nutrition and Healthy Eating 

http://www.hc-sc.gc.ca/fn-an/nutrition/index-eng.php

e por fim, o Guia alimentar Canadense!! ( voilàaaa)

http://www.hc-sc.gc.ca/fn-an/food-guide-aliment/index-fra.php

Então gente, espero que eu não tenha esquecido nada, mas se tiver esquecido, me perguntem que tentarei responder as questões de vocês!

Veja também

Deixe o seu comentário