Como preencher a Demanda de Certificado de Seleção do Quebec

Como preencher a Demanda de Certificado de Seleção do Quebec

Nesse artigo você vai descobrir como preeencher e reunir os formulários e documentos do processo de imigração do Quebec. Quem quer imigrar para o Quebec tem de obrigatoriamente fazer uma demanda (pedido). E o principal formulário desse pedido é o DCS (Demanda de Certificado de Seleção).

Observação: esse DCS está desatualizado pois em dezembro/2012 os formulários foram atualizados/mudados. Irei em breve preencher outro DCS para atualizar esse artigo e então retirarei esse aviso. Estou o deixando por enquanto para servir como “exemplo” para quem quer preencher o atual.

Vou colocar o link para um DCS todo preenchido por mim (utilizando uma pessoa fictícia) com notas autoexplicativas do preenchimento do dcs. Tentei explicar de forma clara e traduzindo do francês para o português todos os ítens do dcs (pra quem não sabe o dcs é o documento que você preenche para poder oficialmente pedir para imigrar pro Quebec dando início assim ao seu processo).

 

É só colocar o mouse em cima dos balõeszinhos amarelos que aparece um quadrado com a explicação daquele item. O arquivo está em pdf então você precisa de um leitor pdf, indico o adobe reader. Se você não faz idéia do que seja um leitor pdf não se preocupe geralmente ele já está instalado no seu computador, rs. Senão só baixar. Apenas digite Adobe Reader, é grátis.

 

Quando você abrir o documento ele vai perguntar se você quer saber mais sobre o processo se clicar em Oui vai abrir a página do Ministério de Imigração do Quebec, se clicar em Non, não abrirá a página. Tentei tirar isso (que foi colocado pelo próprio Ministério) mais não sei como.

 

Espero que ajudem todos que tenham dúvidas de como preencher o principal formulário para iniciar o processo de imigração.

 

Aqui o link do arquivo: dcspreenchido(www.imigrar.com.br)

Para salvar no seu computador só clicar com o botão direito e escolher “Salvar como…”

Abra o seu DCS e vá comparando o meu DCS preenchido com o seu, vá colocando suas informações e pronto você terá seu DCS preenchido e com nenhuma possibilidade de erro.

Veja também

14 Responses to Como preencher a Demanda de Certificado de Seleção do Quebec

  1. Olá, Rafael!

    Uma dúvida: no post que relata a sua experiência na entrevista, você dá a entender de que não são necessários a realização dos testes de proeficiência das línguas. Como fica o preenchimento destes campos?

    Abs.

  2. Leandro: na época que fiz meu processo (2011) os testes de conhecimentos linguísticos não eram obrigatórios. Você só precisava levar documentos que atestassem quantas horas de francês você tinha estudado e usando a quantidade de horas estudas e a própria entrevista o oficial quebequense lhe qualificava em um nível.
    Hoje em dia os teste são obrigatórios (pelo menos o francês).
    Att,
    Rafael

  3. Boa tarde Rafael! Parabéns pelo seu site!

    Descobri recentemente o seu site e estou pensando seriamente em emigrar para o Canadá! Nasci em frança mas vim para Portugal com 11 anos de idade, sei perfeitamente falar françês, escrever e compreendo tudo, mesmo com o setaque do Quebec, que é difficile de compreender.
    As minhas dúvidas é são:
    Tenho de fazer os testes todos uma vez que sei françês ? é necessário?
    Já tenho os documentos DCS preenchidos é só mesmo enviar para o consulado, no meu caso é em Paris? E esperar pela chamada da entrevista?

    Obrigado ass: Mike

  4. Mike: Obrigado pelos elogios ao site. Eu sei que quem mora em um país francófono não precisa. Mais no seu caso você não mora mais na frança… Então acho que terá que fazer. Mais eu vou pesquisar melhor este caso que é bem peculiar.
    De qualquer forma para poder enviar para o Escritório de Imigração do Québec (não é um consulado, rs) você tem que ter uma das profissões na lista. Qual a sua profissão?
    Att,
    Rafael

  5. Muito obrigado pela resposta! Sim tenho uma das profissões na lista, que é um curso tecnológico de contabilidade! tenho 5 anos de experiencia em gestão de contas… pode contar alguma coisa.. a minha “conjoint” tem curso Universitário de administração publica que não consta na lista .
    Estou interessado em enviar a documentação necessária, mas confesso que estou confuso com tanta informação, por onde começar rs ;)
    Fico a aguardar a sua analise Rafael, muito obrigado pela ajuda!

    att Mike

  6. Caro amigo, encontrei seu site, e te parabenizo… ótimo. Estou estudando françes, penso em ir com a esposa e dois filhos, 13, 14 anos. Uma pergunta. Aqui em s.paulo, tinha o escritorio do Quebec, agora somente no mexico. Qual o melhor caminho?

  7. Laercio: Você terá que usar o Escritório do México. É só mandar tudo para lá como faria no de São Paulo.
    Att,
    Rafael

  8. Ola Rafael, tenho uma dúvida com relação a lista de documentos que precisamos mandar junto com o formulário DSC, Estou entrando nesse processo agora em agosto de 2013.Quando enviamos este formulário para o escritório no México, é preciso enviar quais documentos? precisa enviar junto também os teste de língua francesa e teste de inglês? obs, estou aprendendo ainda francês.

  9. Jessyca: Você tem que enviar uma série de documentos. Mas o mais importante é: você tem sim que enviar o teste de francês e inglês se quiser a pontuação.
    Você já os tem?
    Att,
    Rafael

  10. Oi Rafael, em primeiro lugar, parabéns pelo site, tem ajudado bastante, eu e minha esposa estamos decididos a imigrar, já tivemos uma experiencia de imigração para os EUA, nosso filho nasceu lá, sendo assim, gostaria de saber se isso pode influenciar, se você sabe algo a respeito, outra duvida nossa é quanto aos testes de francês e inglês, são obrigatorios no envio juntamente á documentação, ainda iremos iniciar os estudos em francês, fico no aguardo de uma resposta, desde ja muito obrigado.

  11. Olá Rafael, ótimo este post! Só fiquei com uma dúvida, no campo onde preencho em qual univeridade estudei e o período, o que devo colocar no caso de um curso Tecnólogo ? (no seu exemplo está Bacc. – que acredito ser para bacharelado, certo ?)
    Abraço!

Deixe o seu comentário