Como conseguir um emprego no Canadá?

is

 

Bom dia pessoal, fazia tempo que não escrevia aqui. Gostaria de compartilhar uma boa notícia com vocês. Agora sou residente permanente!!! Uhuuuuuuuuuu!!! ( vibrando até 2050). Foi uma jornada dura até chegar aqui, revalidações, traduções, idiomas,cartas e mais cartas do governo, dinheiro investido, exames médicos , até “virar gente” no Canadá. Eu não me arrependo de nada, eu faria tudo outra vez, é uma delícia o gostinho da vitória.Queria dizer pra vocês que na primeira vez que tentei vir ao Canadá, uma certa profissional ,que não vou citar o nome por motivos éticos, me desencorajou e disse que não seria possível eu ser RP.  Eu queria dizer que  as palavras dela me encorajaram ainda mais. O que me fez realizar meu sonho, pois ninguém pode dizer o que você vai conquistar ou não. Você é o dono(a) do seu destino!!! Adoro essa citação :

Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.

Pois bem, voltando ao foco.  O tema que vamos discutir hoje é: Como conseguir o tal sonhado emprego no Canadá? Antes de discursar sobre isso, eu gostaria que , primeiramente, frisar que o que vou declarar aqui concerne à minha EXPERIÊNCIA. Cada pessoa tem sua “receita de bolo”, eu tenho a minha, e vou compartilhar com vocês. Primeiramente, esqueçam um pouco da  dinâmica que vocês aprenderam no Brasil, aqui as coisas são um pouco diferentes.Os empregadores canadenses valorizam bastante qualquer experiência canadense independente de qual área que você seja. Trabalhos voluntários são MUITO bem vistos aqui. Isso acrescenta muito no seu currículo. Pessoal, muitas pessoas me perguntam, preciso saber idiomas pra imigrar? Owwwn gente….( silêncio) rs

Vamos lá, se você está buscando imigrar pra outro país, isso quer dizer que você deve FALAR o idioma daquele país, e preferivelmente, mais idiomas para que você tenha um DIFERENCIAL. Sim , você tem que ser fluente! Aqui em Montréal, você tem que ser fluente nos dois idiomas: Inglês e Francês, senão você limitará muito o mercado de trabalho pra você e ficará atrás de quem fala os dois. Poxa , é complicado né Andréia, logo dois?? Olha…investe logo nesses idiomas,consegue um tempo, para de buscar desculpas, seja autodidata. Gente, vamos colocar a MÃO NA MASSA?! #SIMBORA

Outra coisa em relação ao currículo, eles gostam aqui de um padrão de currículo, todo bonitinho, com as datas no canto direito e blá blá…mas isso um conselheiro em empregabilidade vai te ajudar. Ou você mesmo irá ver exemplos na internet e fazer seu currículo bonitinho.

Eles exigem que você faça uma carta de apresentação, com suas aspirações, porque você está aplicando para o determinado emprego? Por que você acha que é o melhor candidato para a empresa?  Isso se chama “COVER LETTER” em inglês ou ” Lettre de motivatión” em francês, ele vai junto com o currículo. Mas Andréia, terei que fazer isso para TODO emprego que eu for aplicar? A resposta é SIM!

E por último,

Preciso de uma permissão de trabalho?

SIMM!!! Nunca comentam a besteira de vir ilegal ao Canadá, as coisas não funcionam como nos Estados Unidos. Você simplesmente irá atrasar sua vida fazendo isso. No Canadá, você se torna um anônimo  e vai perder um montão de oportunidades legais pelo simples fato de estar ilegal. Faz o processo direitinho, se matricula no College, aplica pra residência para aproveitar esse país maravilhoso!

Então, esse é um pouco da minha experiência empregatícia  aqui no Quebéc( Montréal). Para outras áreas ou outras províncias o processo  pode ser diferente, mas em geral, funciona assim.

Um forte abraço, deixem suas dúvidas.

 

 

Veja também

3 Responses to Como conseguir um emprego no Canadá?

  1. Parabéns pela sua jornada!!! uma consultora chinfrim mal educada que eu fiz também! Mulher arrogante!

  2. A que eu fiz tbm era super arrogante , disse que eu não tinha perfil…que eu desistisse, na minha cara!
    Eu peguei as palavras dela e disse: Você não conhece o tamanho do meu DEUSSS!!! Aos olhos dela isso não é nada.

Deixe o seu comentário