2- Processo Provincial de Manitoba – Visitas Exploratórias – Como Aplicar (parte 2)

2- Processo Provincial de Manitoba – Visitas Exploratórias – Como Aplicar (parte 2)

Muitos pensam que só existe duas maneiras de se imigrar legalmente pro Canada: FSW (Federal Skilled Worker) e pelo Quebec (QSW). Acontece que surgiram outras maneiras de se imigrar para o Canada: o Canadian Experience Class (CEC) e o MPNP (Processo Provincial de Manitoba) na modalidade Visitas Exploratórias. E é sobre como aplicar pro MPNP que iremos falar hoje. (atualizado com as pequenas mudanças feitas em abril de 2013)

processo provincial de manitoba - visita exploratórias

Aplicar pelo MPNP tem vantagens sim, de fato. Uma delas: você está aplicando diretamente com o governo de Manitoba e não com o demorado Governo Federal do Canada. E a outra vantagem: grande parte do processo pode ser feito online. Isso mesmo: nada de dossiês imensos indo daqui pra lá.

É importante saber à priori que esse processo tem uma capacidade máxima (limite). Agora mesmo já não é possível aplicar por ele em 2012. O motivo? Simples: todos tem de ser entrevistados em Manitoba por um oficial do governo após a visita exploratória. (Se não leu a primeira parte leia para entender melhor, só clicar aqui: Primeira Parte Processo de Manitoba). Então é claro que o Governo não tem oficiais o suficiente para entrevistar milhares de pessoas. De fato o MPNP está atraindo cada vez mais imigrantes e bate recordes de novos imigrantes a cada ano. Porém 2013 vem aí e vão recomeçar a aceitar aplicações no começo do ano então a hora de se preparar é essa!

Essa alta procura fazendo até encerrar as vagas de 2012 só prova uma coisa: é um processo sério, organizado e que está sendo aproveitado por muitos gringos e poucos brasileiros! Motivo? Creio que as pessoas só caiam em blogs do Processo do Quebec ou do Processo Federal e acabem achando que só existe essas duas únicas maneiras de imigrar pro Canada. Sorte que existe o Site Imigrar para abordar TODAS as possíveis formas de imigrar para o Canada. Repito o que já disse: se hoje eu fosse começar a pensar em imigração MINHA PRIMEIRA OPÇÃO SERIA O MPNP!

Vamos lá. Como proceder:

Entre em contato com o Escritório do MPNP por e-mail: mpnpexploratoryvisit@gov.mb.ca bem antes da data que planeja fazer sua visita comunicando seu interesse em fazer uma visita exploratória e em provar que você passa em todos os requerimentos. E mande o resultado do IELTS e seu resumé (currículo).

No e-mail que você mandará deve colocar um resumo detalhado da sua educação (formação: quanto tempo, qual diploma, etc) e experiência profissional (quantos anos, quais cargos, empresas, etc) bem como cópias (digitais mesmo) de todos os documentos que você puder mandar para dar sustância ao que você disse (a lista certinha dos documentos que você deve mandar está no site que passarei o link no final do post). Se você já mandar um IELTS de 5.0 (o que não é uma nota muito difícil de se alcançar) você já passa no quesito língua!

O MPNP vai entrar em contato com você já com uma das seguintes respostas:

  • Você não foi aceito, infelizmente.
  • Requerimento de mais informações/documentos para verificar se você realmente atinge os requisitos ou;
  • Você foi aceito preliminarmente isso quer dizer que o MPNP está preparado para considerar uma entrevista durante a sua visita exploratória.
A dinâmica é: manda e-mail avisando que está interessado com os dados e cópias digitais da documentação. Se aceito marca a visita em até 2 meses antes de viajar. Tem de combinar a época mais ou menos (o mês) que você irá. E tem de esperar a confirmação deles de que nesse mês dará certo pra eles também. Não adianta entrar no avião e ir lá fazer tudo sem o consentimento deles, rs.
Durante a visita você deve:
  • Explorar oportunidades no seu campo de trabalho e se encontrar com empregadores (não precisa arrumar um emprego e sim apenas conversar com “prováveis empregadores” para saber sobre sua área, etc.) Perguntar pra eles qual o potencial de empregabilidade que você teria em Manitoba;
  • Explorar a habitação, educação e o estilo de vida da comunidade onde você gostaria de se estabelecer, incluindo possíveis centros de serviços de empregos e centros de ajuda de instalação (tipo se encontrar com “ONGs” que façam esse serviço).

Na entrevista (que vai estar marcada antes de você lá chegar) você terá que estar preparado para falar sobre o que você fez durante sua visita e seus planos de ter uma imigração de sucesso em Manitoba dando ao oficial informações sobre:

  • A comunidade em que você gostaria de morar, os lugares que visitou e quais os serviços que você ficou sabendo existir e o que aprendeu deles;
  • As ocupação que você e sua esposa (se for casado) tem intenção de se empregar. os contatos que fizeram, o potencial que descobriram ter de oportunidades de empregabilidade e o feedback que receberam dos empregadores sobre seu potencial. Repito: ao contrário de todos os outros processos provinciais no de Manitoba você não precisa TER UMA OFERTA DE EMPREGO.
  • E pra finalizar: por que você acredita ser um forte candidato para aplicar pelo MPNP, ou seja, por que eles devem escolhê-lo.

Você deve levar toda a documentação que puder para a entrevista (originais): sobre sua educação e empregos. Incluindo cartas de referências dos empregadores se possível. E também documentos que tiver conseguido na visita exploratória. Você pode por exemplo em uma entrevista com um empregador de Manitoba pedir uma carta dizendo que se você morasse lá ele lhe contrataria. Não custa nada para ele lhe dar essa carta e para você durante a entrevista lhe daria ótimos pontos e impressões com os oficias.

Após a entrevista você receberá uma notificação dizendo se você foi aceito ou não a aplicar pro MPNP. Essa notificação demora até 4 semanas (quase nada perto dos astronômicos tempos do Quebec e Federal).  Depois dessa notificação, PRONTO! O resto é um pouco de burocracia porém o tempo do MPNP é bem menor que o do federal e o do Quebec e além do mais você poderá trabalhar enquanto espera o visto de Residente Permanente. Não precisará nem mesmo de uma LMO (documento trabalhoso e oneroso que uma empresa precisa apresentar para o Governo do Canada antes de contratar um imigrante.)

A decisão é única e exclusiva do Governo de Manitoba. Então se ele achar que você pretende conseguir o visto de RP por Manitoba para assim que puder fugir para outra província então seu processo será negado. Alguns motivos que poderão fazer eles negarem seu processo:

  • Você não providenciou detalhes suficientes e/ou documentação de credibilidade;
  • Você falhou em demonstrar que tem experiência de trabalho suficiente para ter sucesso em se empregar em Manitoba;
  • Você não tem capacidade suficiente de falar inglês;
  • Você falhou em demonstrar sua habilidade de que irá realmente se estabelecer em Manitoba;
  • Você falhou em alcançar os critérios de elegibilidade suficientes (estão na primeira parte dessa série, se não os tiver nem perca tempo aplicando).
  • Você falhou em provar que tem dinheiro suficiente para se sustentar nos primeiros meses de imigração;
  • Você falhou em demonstrar que tem um plano bem organizado de imigração.

Começando sua aplicação: O principal é reunir a documentação exigida para mandar um e-mail para passar na primeira etapa.

(Atenção! Até a virada do ano eles não estão aceitando aplicações! Conforme eu já tinha dito antes!)

Sei que muitos dirão: “Esse processo inclui uma viagem para o Canada, é caro!” Bem, posso dizer que só o que gastei (e ainda gasto) para aprender francês daria pra ter ido e voltado pro Canada umas quatro vezes. Pense nisso. Inglês é bem mais fácil. E a nota de corte do MPNP é somente 5.0 do IELTS!

Observação: apesar desse processo ser nitidamente menos complicado do que o Processo de Imigração Federal e o do Québec por exemplo, não quer dizer que todas as pessoas serão aceitas. Isto quem decide são eles ao analisar seu perfil. Porém como não custa nenhum centavo mesmo por que a correspondência é toda feita por email então vale à pena tentar para quem preenche os requisitos.

(Vá para a terceira parte dessa série)

[bannermenor]

O link oficial: http://www.immigratemanitoba.com/how-to-immigrate/apply/exploratory-visits/

Veja também

32 Responses to 2- Processo Provincial de Manitoba – Visitas Exploratórias – Como Aplicar (parte 2)

  1. Olá Rafael , esse processo só pode através do inglês, o francês eles não aceitam? Cláudia Souza .

  2. Aceitam sim. É o TEF. Porém acho difícil fazer a visita exploratória usando o francês ao invés do inglês. No caso você teria que se estabelecer e basear sua visita em uma comunidade francófona de Manitoba. Se existir alguma.

  3. Olá Rafael, como vai? Voltei novamente para agradecer pelas informações e deixar uma atualização. Estava eu querendo economizar os R$ 440,00 do IELTS e viajar para fazer a entrevista e conhecer a província, quando ao navegar pelo site da imigração me deparei com esta informação http://www.immigratemanitoba.com/how-to-immigrate/mpnp-resources/pnp-language-requirements/ onde informa que é obrigatório o envio do resultado do IELTS 5 ou superior e 4 ou superior para Lower-skilled. Você sabe se é possível ser aprovado sem a necessidade de viajar para a entrevista ou ser obrigado a viajar, mas poder ficar por lá (sem a necessidade de voltar) após a entrevista? Eu gostaria de partir definitivamente sem a necessidade de fazer essas viagens longas e cansativas num período relativamente curto de tempo. Ps: Seu site tem ficado cada dia melhor!

  4. Realmente parece que o teste é obrigatório agora. Antes quando eu apliquei não era. Você poderia provar durante a entrevista com o oficial. Daí ele que decidia seu nível de inglês. Aliás essa informação ainda está no site deles. Vou mandar um email para eles para tirar a dúvida. Quanto a não precisar viajar isso é impossível pois a viagem exploratória é inclusive o nome da categoria de imigração. A entrevista com o oficial é imprescindível. Se durante a visits você receber uma oferta de emprego então não precisará mais voltar. É difícil mas não impossível, depende mais da sua área de atuação e currículo. No Canadian Experience você não precisa nunca mais voltar porém é mais caro.
    Att,
    Rafael Alencar

  5. Você sempre responde super rápido os comentários feitos por aqui :)
    Acabei de tentar aplicar online para o processo de Manitoba, mas eu não atendi a um critério e não pude dar prosseguimento ao processo online. Recebi uma mensagem informando que eu deveria seguir com o processo por correio :( O único critério que eu não atendi foi o seguinte
    “1. I have a connection to Manitoba through a close relative who has been living in Manitoba as a permanent resident for at least one year and who will endorse the Settlement Plan that I will prepare as part of my MPNP application.”
    Assim fica difícil, infelizmente eu não conheço ninguém que mora em Manitoba, muito menos tenho alguém próximo vivendo lá… Você sabe se há alguma alternativa a essa questão? Você conseguiu aplicar online ou sabe se é possível aplicar por e-mail?
    Obrigado (por todos que visitam esse site e não agradecem rs)!

  6. Eu recebo os avisos de novos comentários pelo celular, rs. E apesar de eu não ganhar nada com o site levo ele bem a sério. Quero que um dia seja um dos maiores e melhores sites de imigração do Brasil! Agora voltando ao tema: pelo visitas exploratórias não precisa de parentes. O que pode estar acontecendo é que o processo de 2012 já lotou. (editado): Deixe tudo preparado para aplicar na virada do ano. Reúna a documentação e tudo mais. Daí na virada do ano você manda o e-mail. Leia a parte 3 que está saindo hoje: 22/11/2012.
    Att,
    Rafael Alencar

  7. Conforme prometi eu entrei no sistema do Ministério de Imigração de Manitoba. Me espantei ao saber que meu login continua ativo no site, rs. Realmente não dá pra aplicar antes da virada o ano, o que vou fazer é um post com toda a documentação que precisa para vocês irem swe adiantando…

  8. Olá Rafael.
    Soube do seu blog hoje através do blog da Lídia – Québecquando?.
    Gostei das informações.
    Eu já tentei o do Québec e não tive sucesso.
    Por isso vou aplicar para Manitoba, mas ao contrário do Joaquim, eu já terminei de preencher todos os formulários, inclusive o Settlement Plan, em momento algum fui informado que 2012 não aceitariam mais, onde posso confirmar essa informação?
    Agora só está faltando algumas traduções e já poderei enviar.
    Se Deus quiser, até abril devo fazer a viagem exploratória.
    Abraço

  9. Rafael, realmente essa coisa de dizer que tem algum parente ou pessoa próxima em Manitoba é “duka”, to pra fazer o IELTS pro Quebec e to estudando esse aqui seriamente, sua ajuda é de grande valia.

  10. Na primeira página do seu formulário você marcou “yes” na terceira pergunta: “1. I have a connection to Manitoba through a close relative who has been living in Manitoba as a permanent resident for at least one year and who will endorse the Settlement Plan that I will prepare as part of my MPNP application.”
    Traduzindo e resumindo: “Eu tenho um parente em Manitoba que vai endorsar meu pedido de imigração”. Só é possível passar da primeira página e preencher o formulário se você responder “Yes” para essa pergunta. Acontece que quando você responde YES para essa pergunta você cai no processo de “apadrinhamento” onde um parente seu que mora lá vai lhe “apadrinhar”. Por isso eu repito: “Não mande o seu processo pois ele vai ser negado de cara pois está na categoria errada!” Simplesmente pelo motivo de que você não irá mandar nenhum documento provando que tem parentes lá. Você deve antes de preencher esse documento mandar um e-mail. Leia o novo artigo que estará sendo publicado em alguns minutos!
    Att,
    Rafael – Site Imigrar

  11. Estou ficando de olho em Manitoba depois das mudanças recentes e futuras no processo de Quebec (ate mesmo o federal). O problema é que esse processo exige muito dinheiro de cara. Taxas, viagem, dinheiro pra se manter etc. Como o de Quebec é demorado, pelo menos da tempo de juntar para pagar a próxima taxa rsss

    Alem dessas ‘viagens exploratorias’ vi no site a opção de ir pela Missão de recrutamento (http://www.immigratemanitoba.com/how-to-immigrate/strategic-initiatives/recruitment-missions/) que soa mt como as missões de Quebec pra entrevista, mas é um processo diferente, Parece ainda mais simples que a viagem. A questão é saber quando passarão por aqui…

    Sem contar que essas formas são as que eles chamam de strategic initiatives (http://www.immigratemanitoba.com/how-to-immigrate/eligibility/) ainda é possivel imigrar se formando num faculdade lá, trabalhando ou tendo ‘laços’ (familia) lá.

    Olha, estou adorando o site e fiquei preocupada quando vi ele fora do ar mais cedo. Se souber mais de Manitoba, por favor, fale sobre!!!

    =)

  12. Oi! Realmente me deu uma dor de cabeça muito grande essa “queda” do site. Simplesmente recebi agora pouco um e-mail da UolHost mandando eu falar com um setor que já tinha me mandado anteriormente falar com o setor que mandou o e-mail por último! kkkk É rir para não chorar. Bem, pelo menos não hospedo mais com eles.
    Em relação à Manitoba: realmente é um processo meio cara por conta da viagem porém como disse no artigo achei (e acho) bem mais caro aprender francês, rs. As missões de recrutamento eu já sabia porém parece que só foram para a China. Se um dia vierem por aqui claro que o Imigrar vai dar bastante atenção à isso!
    Você está corretíssima: o Strategic Initiatives é um grupo de onde fazem parte algumas opções: como as visitas exploratórias e missões. Na verdade eu não citei isso e nem as outras formas de imigrar pra Manitoba para não complicar e também por ser muito raro alguém ter trabalhado ou ter família lá. Porém devo admitir que recebi um e-mail de um leitor do site que na verdade tem uma irmã morando em Winnipeg. Muito bom para ele. Vai ser bem fácil conseguir imigrar!
    Em qualquer província praticamente é possível imigrar se se formar em uma faculdade na província. Ainda irei fazer um artigo com um resumo de todos os processos de imigração provinciais. Isso mesmo: TODOS, kkk. Até a Ilha do Príncipe Eduardo será contemplada, rs!

  13. olá, parabéns pelo site, é ótimo!!!
    Sobre Manitoba, eu posso dizer que estou encantado, to gostando muito de Winnipeg,
    Como eu acabei de fazer 20 anos, imigrar vai ser um pouquinho complicado ainda, haha
    Acho q a melhor forma será com college ou university (ai meu bolso) haha
    Vou ficar aguardando o seu post sobre imigrar pela provincia se estudar, pois só conheço de Manitoba e Québec,

    Estarei aguardando!!
    Abraço

  14. Até o final da semana falo sobre os processos de imigração das outras províncias. Com 20 anos você pode se planejar bem. Uma ótima forma de imigrar com certeza é fazendo um college ou university.
    Att,
    Rafael

  15. Olá Rafael!

    Tudo bem? Olha eu te perturbando aqui novamente. Estou com uma dúvida que gostaria de saber se você consegue me responder. A segunda fase desse programa é a espera da residência permanente, a fila para receber essa autorização/visto é a mesma dos processos do Quebec de entrevista? Seria a mesma do processo federal comum que o pessoal faz? Como as pessoas poderiam trabalhar sem CSQ?

    Obrigado mais uma vez,

    Adriano

  16. Adriano: Olá. Eu penso que não é a mesma fila pois no site de Manitoba eles dizem que com a carta de aceitação da província seu processo é prioritário. Então ele é mais rápido que a maioria dos processos do Québec. Dentro do processo do Québec existem profissões prioritárias também, como enfermagem, que faz você esperar bem menos durante a etapa federal (que acho ser o caso dos selecionados por Manitoba).
    CSQ é um documento emitido pelo Governo do Québec. Não se aplica à Manitoba… Não entendi bem o que quis perguntar com isso.
    Att,
    Rafael

  17. é que pelo que sei no Quebec a pessoa tem o CSQ para trabalhar antes mesmo do visto de residente, já Manitoba não sei como poderia trabalhar sem o visto permanente, conseguiu me entender? hahah

  18. Adriano: Depende do que você está pensando. Para imigrar pelo processo de imigração do Québec você precisa obrigatoriamente de um CSQ. Para trabalhar no Québec você não precisa obrigatoriamente de um CSQ. Pode ser um CAQ ou mesmo o visto de residente permanente (este te dá o direito a trabalhar em qualquer lugar do Canadá, inclusive no Québec). A questão é que o residente permanente que tem o CSQ tem alguns benefícios (francização, cursos do MICC, etc) que quem não tem CSQ e apenas o RP não terá.
    Em Manitoba você poderá trabalhar com uma carta de suporte da Província de Manitoba que lhe permitirá conseguir um visto temporário de trabalho com prioridade. Em média de 1 mês a 2 meses você estará com o visto na mão.
    Att,
    Rafael

  19. Olá Rafael,

    Uma dúvida. Quando você fala em mandar toda a documentação (digital mesmo) para dar sustança a sua experiência, esta documentação é a original ou precisa ser traduzida para inglês? Se precisar ser traduzida, é necessário que seja com um tradutor juramentado?

  20. Ricardo: No primeiro momento não precisa ser tradução juramentada. Mas na Visita terá que ser.
    Att,
    Rafael

  21. Fala Rafael.
    Parabéns pelo site e as excelentes matérias publicadas aqui.
    Fiquei com duas dúvidas: 1. Onde você encontrou a informação que se pode trabalhar em Manitoba após receber a Carta de Aceitação (ou nomeação) e que ela serve como suporte para concessão do visto temporário de trabalho?
    2. Com essa Carta de Aceitação (ou nomeação) poderia estudar lá pagando o mesmo preço dos estudantes canadenses ou residentes permanentes, ou seja, metade do preço?
    Se tiver como responder, ficarei enormemente agradecido.

  22. Simao: Olá. Obrigado pelos elogios.
    A dúvida número 1 está no site oficial de Manitoba. Você poderá trabalhar porém não é instantâneo, é claro. Existirá alguns meses entre receber a Nomeação e o visto de trabalho temporário (e sim, tem que arrumar um emprego para isso). Um leitor do site está justamente nesse processo. Vamos ver quanto tempo ele vai levar para receber o visto temporário de trabalho. Ele foi nomeado em julho e prometeram o visto para setembro. Ele já está inclusive morando em Manitoba, aguardando o visto.
    A número 2 eu não sei a resposta 100% mas creio que não. Seria o mesmo caso que vivo aqui no Québec. Fui nomeado mas ainda não sou RP então não pago como RP.
    Att,
    Rafaeç

  23. Rafael você está de Parabens primeira vez que vejo um blog tao detalhado, você esta ajudando muita gente sem pedir nada em troca ,que voce alcance seus objetivos ai,estou me preparando para ir tbm Abraço Felicidades ps:espero que nunca tire o blog do ar :/

  24. Rafael boa tarde. eu estava me preparando para o processo do Quebec. Estou estudando frances na UFMG e sozinha online. Tá ajudando. Gostei muito de saber que Manitoba tem essa facilidade. Só tenho uma pergunta que é sobre os documentos que devemos mandar por email. Eles tem que estar traduzidos, com tradutor juramentado? Ou o diploma original, em portugues, pode ser? Estou fazendo o IELTS, mas tenho o TOEFL (80%), será que seria valido enquanto nao tenho a minha nota do IELTS?
    Abraços

  25. Daniela: Tem que ser o IELTS. Este programa encontra-se paralisado por enquanto. Não foi cancelado mas está pausado. Tem que ser traduzido mas não precisa ser juramentado.
    Att,
    Rafael

  26. Rafael, boa tarde. Adoro seu site. Eu e meu esposo estamos aplicando, e tentando imigrar para Manitoba. Mandei toda a documentação para Morden, mas ainda não tive retorno. Estamos estudando outras formas de imigrar. Eu tenho algumas dúvidas:
    – eu e minha família adoramos viajar e pelo menos uma vez por ano viajamos para o exterior, e no fim deste ano vamos conhecer Toronto e Quebec. Será uma viagem de 20 dias. Isto poderá trazer algum problema?
    – com relação a imigração de Manitoba, eu tenho que estudar uma cidade, fazer um documento falando de tudo o que há na cidade, tudo o que chama a nossa atenção e enviar para eles, solicitar a visita exploratória, além dos documentos anexados, e o resultado do IELTS, é isto mesmo? Meu IELTS está marcado somente para Julho.
    – os documentos, diplomas e carteira de trabalho, devem ser traduzidos neste momento?
    Obrigada,
    Daniela

  27. Daniela: A viagem não trará problema. Você só vai falar da cidade e de tudo que viu nela quando for convocado para a Visita Exploratória, durante a entrevista com o oficial e não antes. Tudo que for mandado tem que ser em inglês, eles não entendem português.
    Att,
    Rafael

  28. Boa noite, tudo bem?
    Pretendo fazer College em Manitoba devido a facilidade imigratória. Ainda estou bastante desconfiado se realmente o processo imigratório de trabalhar 6 meses full time com Job Offer para qualquer profissão e sem o Labor Market funciona de verdade. Estou achando extremamente muito fácil para ser verdade. Gostaria de saber se isso procede.

Deixe o seu comentário